sexta-feira, 30 de julho de 2021

Onde a verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 318/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 13/?

 – Se pensávamos que as palavras enigmáticas tinham acabado, enganámo-nos! Após narrar dois milagres, já narrados pelos outros evangelistas, o da multiplicação dos pães e o de Jesus ter caminhado por sobre as águas, João volta a surpreender-nos com as palavras de Jesus: “Vós procurais-Me porque comestes até ficardes satisfeitos e não por compreenderdes o significado dos meus milagres. Trabalhai não pelo alimento que se acaba, mas pelo alimento que dura para a vida eterna. Esse é o alimento que o Filho do Homem vos há-de dar porque Deus, o Pai, Lhe concedeu esse poder. (…) A vontade de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou. (…) Não foi Moisés que vos deu o pão que veio do Céu. Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão que vem do Céu, porque o pão de Deus é aquele que desce do Céu e que dá a vida ao mundo. (…) Eu sou o pão da vida. Quem vem a Mim, nunca mais terá fome e quem acredita em Mim, nunca mais terá sede. Eu já vos disse: vós vistes-Me e não acreditastes. Todos aqueles que o Pai me dá virão a Mim. E Eu nunca rejeitarei aquele que vem a Mim, pois Eu desci do Céu, não para fazer a minha própria vontade mas para fazer a vontade daquele que Me enviou. E a vontade daquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele Me deu, mas que Eu os conduza à vida eterna. Esta é a vontade de meu Pai: que todo o Homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. (…) Ninguém pode vir a Mim se o Pai que me enviou o não trouxer. E Eu lhe darei a vida eterna. (…) Todo aquele que escuta o Pai e recebe a sua instrução vem a Mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus. Eu vos garanto: aquele que acredita em Mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e no entanto morreram. Eis aqui o pão descido do Céu. Quem dele comer nunca morrerá. (…) Eu sou esse pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá para sempre. E o pão que Eu dou é o meu próprio corpo, oferecido para que todos tenham vida. (…) Eu vos garanto: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em Mim e Eu nele. E como o Pai, que vive, me enviou e Eu vivo por Ele, assim aquele que Me receber como alimento viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu. Não é como o pão que os vossos pais comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.” (Jo 6,26-58)

– Mais um longo texto! Por vezes repetitivo e, literariamente, pouco inspirado. Confuso e de difícil entendimento. Teríamos de ser Deus para o entender!… Afinal, são considerações de ordem teológica, feitas a partir do suposto milagre da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes alimentando cerca de cinco mil pessoas, considerações que só João fez, pondo-se no lugar de um Jesus falante: os outros evangelistas limitaram-se a narrar o suposto facto.

(Análise crítica no próximo texto)

Sem comentários:

Enviar um comentário