quinta-feira, 18 de maio de 2023

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 377/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 71/?

 (Continuamos a análise crítica do final do evangelho de João)

– Sempre o mesmo dilema-nonsense:

Não conseguimos falar de Deus sem ser à nossa maneira humana. Jesus também “caiu no erro” de nos apresentar um Deus-Pai tão humano ou humanizado a querer isto e aquilo, a ordenar isto e aquilo, a ter uma vontade que era necessário que Ele cumprisse, a ter Ele de obedecer, a ter alegrias e tristezas… que pouco nos restou do Deus-Deus que realmente não pode estar sujeito a estas “limitações” ou coisas próprias não de Deus mas do Homem!… E perguntaríamos, talvez repetindo-nos: “Porque é que Jesus não nos apresentou Deus realmente acima de qualquer prerrogativa humana? Porquê? Não no-Lo faria muito mais credível?”

– Seria! Seria um grande espectáculo! Seria a apoteose final da vinda do Filho de Deus à Terra, que bem merecia melhor do que umas quantas aparições a uns quantos discípulos só para os confirmar na Fé… e os enviar a pregar a Boa Nova: “«Assim como o Pai Me enviou assim Eu vos envio a Vós.»” (Jo 20,21)

E então, todos tendo visto o Cristo ressuscitado, fariseus, sumos-sacerdotes, todos os Pilatos daquele tempo, destes tempos, todas as multidões, toda a gente que houvera visto, seria um discípulo de Jesus que espalharia pelo mundo inteiro a sua mensagem de amor, sem recorrer ao martírio daqueles discípulos que, tendo sido os únicos - sem contar com as felizes Madalenas que tiveram o privilégio de serem as primeiras! - a verem Jesus ressuscitado, foram supostamente incumbidos de tal missão! (Pelo menos, eles assim o pensaram, coitados!)

É que eles foram mortos e sacrificados só por anunciarem um Cristo crucificado que morreu incompreendido por quase todos aqueles afinal para quem Ele dissera que o Pai O enviou… Como se alteraria a História! Como seria uma História muito mais fraternal, humana, sem sofrimento, perseguições, martírios absolutamente inúteis de tantos e tantas que foram sacrificados no tronco ou metidos em conventos!… Pois já que a paixão e morte de Jesus Cristo não pôde ser evitada para cumprir as Escrituras, ao menos evitar-se-iam as mortes e torturas a que foram sujeitos os seus discípulos!… Tanto sangue derramado inutilmente! Tanto, tanto, tanto!… Não só naquele tempo, mas em todos os tempos! Com e sem Igreja ou ainda mais com esta!

– Não sei! Não sei se aqueles não teriam de sofrer tais suplícios, exactamente para cumprirem outras Escrituras, agora não as inspiradas por Javé-Deus no A.T., mas as próprias palavras de Jesus, referindo-se aos discípulos: “Vou enviar-vos para o meio de lobos… O servo não é mais do que o seu patrão nem o discípulo maior que o seu mestre. Por isso sofrereis perseguições, sereis maltratados e mortos por causa do meu Nome.” (Mt 10,16-25)

– Oh, abomináveis Escrituras! Abomináveis palavras de Javé-Deus ou de… Jesus Cristo! - perdoem-nos também mais esta heresia!

Sem comentários:

Enviar um comentário