quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 369/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 63/?

 – “«Pai, aqueles que Tu me deste quero que estejam comigo, onde Eu estiver, para que eles contemplem a glória que me deste, pois Me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não Te reconheceu mas Eu reconheci-Te. Estes também reconheceram que Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu Nome e vou continuar a fazê-lo, para que eles se amem como Tu Me amas e o meu amor esteja neles.»” (Jo 17,24-26)

– Não parece haver dúvidas de que “aqueles que Tu me deste” são apenas os discípulos que ali estavam a ouvi-Lo rezar ao Pai, depois de Judas ter saído. (Jo 13,31) A oração foi longa… Repetitiva não poucas vezes… Enigmática, quase sempre, para as nossas mentes humanas…

Já dissemos que não entendemos que glória é que o Pai deu ao Filho por O ter amado antes da criação do mundo. Este “antes da criação do mundo” volta-nos a colocar Jesus como fazendo parte da eternidade que só a Deus pertence. O que é certo é que não passa de mais uma afirmação de Jesus sem provas! E não nos esqueçamos que esta criação do mundo nos reporta ao relato bíblico da criação, todos nós sabendo que não merece qualquer credibilidade, por ser pura efabulação fruto da fantasia dos judeus da época.

Aliás, parece que as únicas provas que Jesus apresenta para nos convencer da sua descendência divina, são as suas obras ou os seus milagres cuja veracidade, como já provámos, é altamente duvidosa. Não sabemos se poderia fazer outra coisa. O que é certo é que não fez. “Mandou-nos” acreditar nele!…

É: os milagres, além de pouca credibilidade, põem-nos perante outras realidades de outros profetas antes de Cristo, que também os realizaram a fazer Fé na Bíblia do Antigo Testamento. Que fazemos então com esses supostos testemunhos do poder de Deus?

– A afirmação “Eu reconheci-Te.” que outros referem como “Eu conheço-Te.” nada de novo nos traz. E aquele amor com que o Pai O amou ou ama querendo que também os discípulos se amem de igual modo, estando Ele neles, é belíssimo… Nós é que não entendemos em que dimensão tal amor se processará…

Mas… depois de tantas palavras bonitas de Jesus, quem é que ainda não se convenceu de que há realmente um Deus-Pai, que está num Céu e que existe um outro mundo onde há uma vida eterna feliz para os eleitos do Pai? Quem? – Senão, teremos de dizer que estamos no rol dos incrédulos. E que se não acreditamos, ficamos, de certeza, fora do… sistema! Acreditando, tudo nos é possível… e até talvez a eternidade nos sorria!

Sem comentários:

Enviar um comentário