sábado, 11 de fevereiro de 2023

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 368/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 62/?

 – “«Agora, vou para junto de Ti. Entretanto, continuo a dizer estas coisas, neste mundo, para que eles possuam toda a minha alegria. Dei-lhes a tua palavra e o mundo odiou-os, porque não pertencem ao mundo, como também Eu não pertenço. Não Te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo como Eu também não sou. Consagra-os na verdade: a verdade é a tua palavra. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, assim Eu também os envio ao mundo. Eu ofereço a minha vida por eles para que eles Te sirvam pela verdade.»” (Jo 17,13-19)

– As palavras postas na boca de Jesus por João, até são interessantes… o seu sentido é que se nos escapa completamente!… Onde é que afinal Deus mora? Qual é a alegria de Jesus que Ele quer que os discípulos possuam? E, mais uma vez, que significado tem aqui a palavra “mundo”: a Terra? a sociedade corrupta e perversa? o próprio Mal? Quem é o Maligno? O que é a verdade da palavra de Deus? O que realmente significa a oferta de Jesus da sua vida para que eles sirvam o Pai pela verdade? Tantas perguntas a que Jesus não dá resposta! Tantas! Mais lhe valera estar calado…

É! Bonitas são as palavras! Mas nós não conseguimos passar além do bonito que as palavras são!… Qualquer analista imparcial diria que são uma grande confusão…

– “«Eu não Te peço só por estes mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por causa da tua palavra, para que todos sejam um como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti. E para que também eles estejam em Nós, a fim de que o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu mesmo lhes dei a glória que Tu Me deste, para que eles sejam um como Nós somos um. Eu neles e Tu em Mim, para que sejam perfeitos na unidade. E para que o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste como Me amaste a Mim.»” (Jo 17,20-23)

– Repararam? Repararam na confusão repetitiva de Ele estar no Pai e o Pai estar nele e ambos serem um, etc., etc.? Confusão repetitiva não só neste trecho como repetitivo do texto anterior?

E o que será estar em Deus, ser um com Ele, como Jesus diz ser um com o Pai? Isto dito em tão pouco espaço, por duas vezes!… Q

Depois, quem entenderá esta obsessão de Jesus para que o mundo acredite que foi o Pai que O enviou? Quem?… Se não consegue mostrar-nos o Pai, dizendo-nos que quem o vê a Ele vê o Pai? Este Jesus de João mostra-se realmente confuso e completamente incapaz de explicar o que afinal quereria dizer aos Homens, perdendo-se em considerações sem nexo e sem clareza.

Enfim, que glória deu Jesus aos que o Pai lhe deu? E o que é ser perfeito na unidade?

– Mais umas quantas perguntas sem qualquer resposta…

Sem comentários:

Enviar um comentário