quinta-feira, 28 de abril de 2022

“Novíssima” teoria da REALIDADE ABSOLUTA e OBJECTIVA ou teoria do… TUDO

 

O que a Ciência nos ensinou até ao momento

 Do que sabemos acerca do Universo, onde o Homem veio a aparecer, por evolução das espécies, na saga da VIDA, há apenas uns escassos milésimos de segundo, se considerarmos o Tempo Universal, poderemos concluir com bastante grau de certeza, que:

1 – O ESPAÇO é infinito. Logo, é eterno. É que é impossível ser concebido como algo que tenha princípio e fim ou que tenha começado algum dia, no Tempo.

2 – Se o Espaço é infinito, o Universo de que nos apercebemos poderá não estar sozinho na infinitude do Espaço. Depois, quantos universos houve antes dele? Quantos haverá ao mesmo tempo que ele? Quantos mais se seguirão por toda a eternidade? – Obviamente, perguntas sem resposta…

3 – Este Universo – do qual conhecemos uma pequeníssima parte, a parte visível, que dizem ser apenas cerca de 5%, sendo nos outros 95% invisível por ser constituído de matéria “escura”, isto é, não visível – terá tido início, no Big Bang, há cerca de 14 mil milhões de anos; logo, como qualquer “ser” que começa, terá forçosamente de ter um fim, enquanto o “ser” que agora é.

4 – Como a matéria visível que constitui o Universo é tão colossal que não há qualquer hipótese de o seu volume ser percepcionado por uma mente humana – basta atentar nos milhares de milhões de milhões de biliões de estrelas cuja luz de muitas os telescópios conseguem alcançar e até medir – muito menos se conseguirá percepcionar o volume da restante matéria, a escura invisível, deduzindo-se apenas que é quase incomensurável. Embora, como mensurável, tenha de ter uma medida, não sendo, portanto, infinita!

5 – Como se constata que tudo está em movimento, estando toda a matéria energizada, em potência ou em acto, NADA SE PERDENDO MAS TUDO SE TRANSFORMANDO – movimento mais visível e palpável na evolução dos seres vivos, mas existindo também na matéria inanimada, do átomo ao Universo – deduz-se que o movimento, a matéria e a energia que a enforma serão eternos, actuando, no entanto, sobre entidades finitas mensuráveis, em perpétuo movimento, desde sempre e para sempre. Tudo o que existiu, existe ou existirá fará parte desta engrenagem, ora integrando-se, como entidade própria, ora dela saindo, por ter acabado o seu tempo de energia, mas nada se perdendo, simplesmente se transformando.

 Esta parece-nos ser a REALIDADE, REALIDADE de que fazemos parte e de cuja existência tivemos a sorte e o privilégio de nos aperceber. Não parece que haja qualquer outro ser vivo capaz dessa percepção, por limitados nas suas capacidades de abstracção. Isto, para já; pois, como tudo continua evoluindo, não se sabe como será constituído o mundo dos seres vivos, por exemplo, daqui a mil milhões de anos…

No entanto, para cada um de nós, essa percepção, infelizmente, não se prolongará por muito tempo, pois curtíssimo é o nosso tempo de VIDA!

Mas, pouco ou muito, resta-nos saboreá-lo todos os dias, sempre com um enorme sorriso de FELICIDADE por existirmos e por fazermos parte de tanta Beleza e de tanto… MISTÉRIO!

Há, finalmente, que colocar uma questão: Onde se situa a ideia de Deus nesta REALIDADE? Será ELE a própria REALIDADE ou o TUDO ONDE TUDO SE INTEGRA?


2 comentários:

  1. Quando o Homem se consciencializar desta REALIDADE e do quanto de determinismo ela implica, inserindo-se nela como peça do Tempo, será levado a construir sociedades muito mais justas e sem guerras, dominando as ambições desmedidas que leva os indivíduos e os povos à perdição e ao sofrimento. Ao mesmo tempo, saberá conectar-se com a Natureza, preservando por todos os meios o ambiente em que vive na Terra que lhe deu o ser, começando por controlar o aumento da própria espécie que, neste momento, já é infestante…

    O caminho para a aprendizagem das Ciências astro-físicas deveria começar cedo na Escola e prolongar-se pela vida fora.

    ResponderEliminar
  2. O Grande Desconhecido atrai a atenção do Homem. Infelizmente, de poucos homens, quase todos estando preocupados com o seu trivial dia-a-dia, com as suas guerrinhas e as suas vidinhas caseiras, não tendo tempo para o ESSENCIAL. Que pena! É que a sociedade só evoluirá quando a maior parte dos Homens se preocupar, primeiro, com o ESSENCIAL, e só depois com o resto... Até lá, continuaremos a assistir a tristes comportamentos que até os próprios selvagens teriam vergonha de ter!

    ResponderEliminar