quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 335/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. JOÃO – 30/?

 – Perante a cura do cego, Jesus não perde a oportunidade para “alfinetar” alguns fariseus que ainda por ali ficaram. Depois de ter obtido a confissão do cego curado de que acreditava no Filho do Homem, diz: “Eu vim a este mundo para julgar: os que são cegos hão-de ver e os que vêem hão-de ficar cegos. (…) Se fôsseis cegos, não teríeis culpa do mal que fazeis. Mas como afirmais que vedes, continuais a ter culpa.” (Jo 9,6-41)

– Só não sabemos qual a dimensão e o número dos que são cegos e irão ver e dos que vêem e irão ficar cegos… É um bonito “jogo” de palavras, mas nós ficamos nitidamente “fora da jogada”!… E é pena! Muita pena que Jesus, que vinha salvar a humanidade, faça tais jogos, sem qualquer clarificação de ideias!…

– Mas… mais um milagre! Cego de nascença que começa a ver… É! Por muito que não consigamos acreditar em Jesus Cristo – embora o quiséssemos veementemente! – estes milagres deixam-nos sem… armas para O “atacar”, dizer-Lhe que nos deixou em total confusão, que as suas palavras de vida eterna não conseguem dar-nos certezas de que tal vida exista…, pois, quando chega o momento da VERDADE, do fazer a ponte entre a Terra e o Céu, entre o humano e o divino, entre o Filho e o Pai… tudo fica envolto no mistério, ou… nas palavras!

No entanto, continuamos na séria dúvida da veracidade de tal facto. É que é muito difícil acreditar que a grande maioria dos judeus que presenciaram o suposto facto não tenham acreditado em Jesus e não tenham tentado entendê-lo.

– Jesus compara-se com o pastor: “Eu sou a porta por onde entram as ovelhas. Todos os que vieram antes de Mim, são ladrões e salteadores mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Quem entra por Mim será salvo. (…) Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. (…) Conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me, assim como o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Tenho de as conduzir também. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai ama-Me porque estou disposto a sacrificar a minha vida para a receber de novo. Ninguém Me tira a vida. Eu dou-a livremente. Tenho poder de a dar e de tornar a tomá-la. Este é o mandamento que recebi de meu Pai.” (Jo 10.7-18)

– A comparação do pastor até é de fácil entendimento. Já não compreendemos é quem são realmente os ladrões e salteadores, como é que entramos por aquela porta, como é a vida que nos é oferecida em abundância, que vida dá Jesus pelas suas ovelhas e realmente quem são essas ovelhas… Acaso estaremos nós incluídos nelas?… Aliás, quando é que haverá um só rebanho? Com que ovelhas?

(A análise a este belo mas confuso texto continua.)

Sem comentários:

Enviar um comentário