sábado, 4 de dezembro de 2021

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 332/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 27/?

 – Ainda mais palavras enigmáticas que levam os judeus ao desespero do não entendimento, querendo apedrejá-Lo: “Então, pegaram em pedras para Lhas atirar.” (Jo 8,59):

“Se obedecerdes ao que Eu ensino, (…) conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (…) Quem comete o pecado é escravo do pecado. (…) Eu sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-Me porque não aceitais o que Eu digo. Eu falo do que o Pai Me mostrou; vós também deveis fazer o que ouvistes ao vosso pai Abraão. (…) Se sois filhos de Abraão, procedei como ele. Tudo quanto Eu faço é dizer-vos a verdade que ouvi junto de Deus. Vós, no entanto, quereis matar-Me e Abraão não faria semelhante coisa. (…) Se Deus fosse vosso Pai, amar-Me-íeis porque Eu saí de Deus e fui enviado por Ele. Não vim pela minha própria vontade mas foi Ele que me enviou. Por que é que não compreendeis o que Eu digo? É porque não sois capazes de aceitar a minha doutrina. O vosso pai é o Diabo e quereis realizar o que lhe agrada. Desde o começo, ele foi assassino e nunca esteve com a verdade, porque nele não existe verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que é dele, porque ele é mentiroso e pai da mentira. Eu falo a verdade e por isso não acreditais em Mim. Quem de vós pode acusar-Me de pecado? Se digo a verdade, porque não acreditais em Mim? Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus. Vós porém não ouvis porque não sois de Deus. (…) Eu honro o meu Pai e vós desonrais-Me. Eu não procuro a minha glória. Existe alguém que a procura e julga. Eu garanto-vos: quem obedecer à minha palavra, nunca mais há-de morrer. (…) Se Me glorifico a Mim mesmo, a minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é o meu Pai, aquele que dizeis ser o vosso Pai. Vós não O conheceis, mas Eu conheço-O. Se dissesse que não O conheço, seria mentiroso como vós. Mas Eu conheço-O e faço o que Ele diz. Abraão, vosso pai, alegrou-se porque viu o dia da minha vinda. Viu e encheu-se de alegria. (…) Garanto-vos: antes que Abraão existisse, Eu já era aquele que sou.” (Jo 8,31-58

– Mais uma vez nos alongámos… As palavras são difíceis… Quem as entenderá? Foi aqui, e por isso, que os judeus pegaram em pedras para lhas atirar. Aliás, Jesus insulta-os e vangloria-se (embora diga a seguir que não procura a sua glória…) de ser o detentor da Verdade (Verdade que nunca explicou bem o que era…), de ter vindo do Pai, nada explicando como é isso de vir de Deus. Depois, diz que o Pai dos judeus é Abraão para, mais abaixo, dizer que o seu pai é o Diabo. Nem mais! E todos sabemos que o Diabo é uma figura mitológica que nada tem a ver com a Verdade ou a realidade, embora esteja conectado com o Mal, sendo, portanto, o oposto de Deus.

– Mas vamos por partes. Começa por dizer que “Se obedecerdes ao que Eu ensino, (…) conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Grande frase, não há dúvida. Problema é saber onde está a Verdade e o que é a Verdade. E isso Jesus fica-se por palavras que em nada são convincentes. Pois, como é que a verdade liberta, não sabendo nós qual é realmente a verdade deste Jesus Cristo?

Nem o que é realmente o pecado… embora saibamos o que é ser escravo de um vício…

E o que é que realmente Jesus nos mostra que Lhe tenha sido mostrado pelo Pai?

E que verdade é que Jesus nos diz que tenha ouvido junto de Deus?

 (A análise crítica continua no próximo texto)

Sem comentários:

Enviar um comentário