sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 331/?

 À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 26/?

 – As palavras-enigma-mistério… continuam: “«Eu vou-Me embora. Vós haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Para onde Eu vou, vós não podeis ir. (…) Vós sois cá de baixo. Eu venho lá de cima. Vós sois deste mundo, mas Eu não sou deste mundo. É por isso que Eu digo que vós ireis morrer nos vossos pecados.» Então, as autoridades dos judeus perguntaram-Lhe: «Quem és Tu, afinal?» Respondeu-lhes Jesus: «O que estou a dizer desde o princípio. Eu poderia dizer muitas coisas a vosso respeito e condenar-vos. Mas aquele que Me enviou é verdadeiro e Eu digo ao mundo as coisas que Lhe ouvi.» (…) Quando levantardes o Filho do Homem, então sabereis quem Eu sou e que não faço nada por Mim mesmo, pois digo apenas aquilo que o Pai Me ensinou. Aquele que Me enviou está comigo. Ele não Me deixou sozinho porque faço sempre o que Lhe agrada.»” (Jo 8,21-29)

– Perante tais palavras, as perguntas saltam-nos da mente, em catadupa, como angústias descontroladas!… Pois, quando O havemos de procurar? Porque morreremos no nosso pecado? Que pecado? O de não acreditarmos nele por incapacidade de entendimento dos seus argumentos-sofismas?

Que somos cá de baixo, já nós sabemos. Mas… o que é vir lá de cima? Linguagem popular para indicar o Céu ou desconhecia Jesus que o “lá em cima” não existe realmente, pois tudo é apenas espaço interplanetário?

Onde será realmente o Seu mundo, já que não é deste? Como podemos acreditar em tal mundo se apenas sabemos que existe pelas suas afirmações sem provas?

E compreenderam a resposta de Jesus à pergunta “Quem és Tu?”? – Não! Embora, desde o princípio, esteja sugerindo que é o Filho de Deus-Pai. Aliás, esquiva-se à pergunta, remetendo a resposta para mais tarde: “Quando levantardes o Filho do Homem…”. Obviamente, uma não-resposta, o que já aconteceu em outras ocasiões em que se exigiu que se definisse claramente. E uma não-resposta é de todo inadmissível num Jesus dito o Salvador da Humanidade.

Também não entendemos como pode ser o seu testemunho verdadeiro, apesar de todos os seus argumentos do Pai que O enviou e que dá testemunho dele…

E novamente a total dependência do… Pai: “digo as coisas que Lhe ouvi.” Com que ouvidos? Com que olhos Jesus viu ou… vê o Pai? Que coisas Lhe diz o Pai? Quem é realmente o Pai? Onde está o Pai? Lá em cima, quando o “lá em cima” não existe?

Sempre o mesmo mistério divino de Pai e Filho que ora parecem ser Um ora Dois, obedecendo o Filho cegamente ao Pai, o que metafisicamente não é possível aceitar…

E se é mistério, como exigir-nos que o entendamos? Como?…

Por outro lado, que “teve” Deus-Pai que ensinar ao Deus-Filho? É tão estranho! Tão incongruente! Tão negador da sua suposta essência divina!…

E há pelo menos uma situação em que o Deus-Pai O abandonou, segundo as suas próprias palavras: “Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?!” (Mt 27,46) Então, não fazia Jesus a vontade de Deus-Pai, aquilo que Lhe agradava: morrer na cruz, não sabemos se para cumprir as Escrituras se… para salvar a humanidade, redimindo-a do pecado, também não sabendo nós o que realmente é o pecado, nem o que é redimir?…

Nem o que é realmente a salvação… Uma salvação sem dúvida tardia em relação ao Homem existente há cerca de quatro milhões de anos na Terra…

– Dirão os crentes: Mas temos os milagres!… Os milagres provam que Cristo é divino. Por isso as suas palavras merecem toda a credibilidade… E, então, se não entendemos, temos de procurar entender…

Ora, de milagres, já falámos demasiadamente, tentando provar a sua total falta de credibilidade… No entanto, apesar de estarmos lidando com um Jesus enigmático, continuamos com a boa vontade de o entender!

Sem comentários:

Enviar um comentário