domingo, 7 de novembro de 2021

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 328/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 23/?

 – Perante a incompreensão por parte dos que o ouviam - “O que Ele diz é difícil de aceitar. Quem pode continuar a ouvir tais coisas?” (Jo 6,60) - Jesus ainda esboçou uma explicação: “Escandalizais-vos com as minhas palavras? Que direis então se virdes o Filho do Homem voltar para o lugar de onde veio? O que dá a vida é o Espírito; a carne não serve para nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas entre vós, há alguns que ainda não acreditam. (…) É por isso que Eu disse: ‘Ninguém pode vir a Mim se isso não lhe é concedido pelo Pai.’” (Jo 6,61-65)

– Perceberam melhor? – Nós, não! Os do seu tempo, também não: “A partir desse momento, muitos discípulos voltaram atrás e já não andavam com Jesus. Então Jesus disse aos doze: «Vós também vos quereis ir embora?» Simão Pedro respondeu: «A quem havemos de seguir, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna. Agora nós acreditamos que Tu és o Messias, o Enviado de Deus. Jesus disse-lhes: «Não sois vós os doze que Eu escolhi? Apesar disso, um de vós é o demónio.» Jesus falava de Judas (…) que O iria atraiçoar.” (Jo 6,60-71)

– É estranho: Jesus parece não se importar com a debandada dos discípulos… Então não vinha Ele para salvar tudo o que estava perdido?… Como é que agora os afasta com o enigma das suas palavras que nem nós, dois mil anos após tantas exegeses, não compreendemos, e não Se importa nem altera a sua forma de falar? Sendo Deus, não sabia que, falando assim, não convencia ninguém, mas afastava toda a gente?… Ficou apenas com os doze, afirmando que um deles era o demónio! Nem mais nem menos: o diabo! Como? Como escolheu o “diabo” para os doze? Há tanto de incongruência nestas afirmações postas por João na boca de Cristo que a nossa já fraca Fé fica ainda mais abalada, definhando… definhando…

– No entanto, apetece-nos gritar como Pedro: «Para quem havemos de ir, Senhor, se só Tu tens palavras de vida eterna?»

– Também não entendemos é como Pedro, depois de ouvir tudo quanto Jesus disse e do qual certamente pouco ou nada percebeu, deduz que Jesus é realmente o Messias, o Enviado de Deus!…

Enfim, como a temática parece cada vez mais difícil, e inadmissível o fracasso de Jesus, ao ver partir os que o acompanhavam, por não o entenderem, voltaríamos a perguntar: Estaria o velho João com a cabeça suficientemente clara e saudável para dar fiel testemunho de tudo quanto coloca na boca de Jesus? Ou foi um dos últimos milagres deste Novo Testamento, a sua clarividência para narrar fielmente difíceis conversas, supostamente tidas por Jesus mais de cinquenta anos antes?…

Sem comentários:

Enviar um comentário