segunda-feira, 25 de outubro de 2010

“A caminho da Pátria Celeste”


Esta uma frase que cala fundo no coração dos crentes. “A vida é uma passagem para a outra margem.”... E este é um problema a que os racionalistas têm dificuldade em dar resposta: a Fé a propiciar aos crentes uma muito maior capacidade de encarar e aceitar as agruras da vida, facto que se nota mais prementemente nos doentes terminais. Nos seus olhos, já sem brilho, parece ainda ler-se: “E agora?!” O crente dir-lhe-á sem hesitar: “Estás mais perto da entrada na Pátria Celeste!” E ele sorri! E conforta-se! E até é capaz de dizer adeus à vida com um sorriso nos lábios! Ou, enfrentando a morte, de dizer: “Bendita, ó morte, que me libertas deste corpo que me impede de ver Deus face a face, com os seus anjos e santos, no Céu!...”
Ora os racionalistas nada têm para oferecer, em tal hora, a quem nela se encontra. Que consolo encontrará o doente saber que, como os seus dias chegaram ao fim, se vai integrar na Harmonia Universal, encontrando-se com o Deus preconizado pela Ciência e pelo Conhecimento, sem Céu, sem vida eterna, sem... Deus realmente existente como Ser? E que lhe importa que isso seja realmente a Verdade? Não é muito mais aliciante, reconfortante, excitante a outra versão, mesmo que seja a versão da fantasia dos criadores das religiões e de Deus nelas? Lembram-se do conforto dado pelo inigualável Jesus Cristo ao bom ladrão, ambos morrendo na cruz: “Hoje estarás comigo no paraíso!”?
Cremos que a conclusão só pode ser uma: quem se sente confortável com a sua Fé, não a deve perder, discutindo ideias racionalistas, pois é realmente melhor acreditar em alguma coisa do que não acreditar em coisa nenhuma! Os outros, agarrem-se à sua Verdade e, estoicamente, também com um sorriso nos lábios, digam adeus à vida porque outros estão na calha para dela se apoderarem como nós o fizemos, usando as moléculas de matéria que sempre estarão disponíveis para novas vidas, pelos séculos dos séculos, enquanto houver Terra e Sol que lhe dê calor para que, nela, a vida sempre continue...

Sem comentários:

Enviar um comentário