quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 362/?

 À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 56/?

 – “«Daqui a pouco, não Me vereis mais; porém, mais um pouco e tornareis a ver-Me.» Alguns discípulos comentaram: «O que é que Ele quer dizer com isto? (…) E ainda com ‘Eu vou para o Pai’? Não compreendemos o que Ele quer dizer.» Jesus percebeu (…) e disse: «(…) Garanto-vos que ides gemer e lamentar-vos enquanto o mundo vai alegrar-se. Ficareis angustiados mas a vossa angústia transformar-se-á em alegria. Quando a mulher está para dar à luz, sente angústia porque chegou a sua hora. Mas quando a criança nasce, já nem se lembra da aflição porque fica alegre por ter dado um novo ser ao mundo. Agora também vós estais angustiados. Mas quando tornardes a ver-Me, ficareis alegres e essa alegria ninguém vo-la tirará. Nesse dia, não Me fareis perguntas. Garanto-vos: se pedirdes alguma coisa a meu Pai em meu nome, Ele vo-la concederá. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa.»” (Jo 16,16-24)

– Eis um texto paradigmático por ser tão intrigante e… confuso e… desconexo. Primeiro, os discípulos não perceberam o que Jesus tinha dito e o próprio Jesus apercebendo-se disso, em vez de explicar-se melhor, perde-se em considerações ainda mais confusas, revelando uma falta de bom senso totalmente inexplicável.

Depois, volta a falar em “mundo”. Que mundo era este? Os judeus que se lhe opunham, a começar pelos sumos-sacerdotes? Não sabemos.

Com o “Daqui a pouco não Me vereis mais, porém mais um pouco e tornareis a ver-Me”, parece que Jesus queria falar da sua paixão e morte e… ressurreição. Mas porque não falou claramente de modo a esclarecer os discípulos e a nós de todas as dúvidas? Obviamente, a comparação com a mãe que dá à luz é bonita mas não é nada esclarecedora, porque descontextualizada.

– Também não entendemos porque é que naquele dia de alegria de o tornarem a ver, os discípulos já não Lhe fariam perguntas. Acaso teriam compreendido tudo? Ou o Espírito da Verdade (que não sabemos bem o que é!) já lhes estava interpretando as palavras-enigma de Jesus? E se tal aconteceu, não precisamos nós que o mesmo Espírito nos venha iluminar e depressa que o tempo nos leva rápida e inexoravelmente para a “vida” sem retorno?…

– Novamente! Novamente o pedido ao Pai totalmente eficaz se for feito em nome de Jesus!… E se tentássemos? E se fizéssemos aqui um destes pedidos que Jesus nos diz tão insistentemente para fazermos?

Fá-lo-emos no próximo texto. Então, até lá e comecemos já a deliciar-nos com as alegrias do Natal, esse evento também tão belo e cheio de significado mas extraordinariamente enigmático, misturando o divino com as emoções humanas do nascimento para a VIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário