sexta-feira, 27 de maio de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 350/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos – 350/?

Evangelho segundo S. JOÃO – 44/?

 – «Meus filhos, vou ficar convosco só mais um pouco…» É ternurento aquele chamar de “meus filhos” ou “filhinhos”, noutras versões, aos discípulos. É o humano de Jesus a manifestar-Se em toda a sua plenitude, sabendo que os iria deixar e fazer sofrer…

Mas já não sabemos o que havemos de dizer! É que Jesus bem se esforça por nos explicar o que Ele é, o que é o Pai, o que veio fazer à Terra…

O que é certo é que continuamos sem entender… E os discípulos também não… Nem com as obras de Jesus que foram todos os seus inúmeros milagres!

– “«Não fiqueis perturbados. Acreditai em Deus e acreditai também em Mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, Eu ter-vo-lo-ia dito, porque vou preparar-vos um lugar. E quando Eu for e vos tiver preparado um lugar, voltarei e levar-vos-ei comigo, para que onde Eu estiver, vós estejais também. E para onde Eu vou, vós já conheceis o caminho.» Tomé disse a Jesus: «Senhor, não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» Jesus respondeu: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conheceis, conhecereis também Meu Pai. Desde agora O conheceis e já O vistes.» Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.» Jesus respondeu: «Há tanto tempo que estou no meio de vós e ainda não Me conheces, Filipe? Quem Me viu, viu o Pai. Como é que dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? Ele é que realiza as suas obras. Acreditai em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai nisto, ao menos pelas minhas obras. Eu vos garanto: quem acreditar em Mim fará as obras que Eu faço e fará ainda maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai. O que pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes qualquer coisa em meu nome, Eu o farei.»” (Jo 14,1-14)

– Realmente, que esforço, o de Jesus! E que pena a nossa de continuarmos sem nada entender! Acaso Tomé, acaso Filipe entenderam? – NÃO!... Acaso as obras de Jesus foram suficientes para eles, que as viram, acreditar? – NÃO!... Então, como poderão ser suficientes para nós, que as não vimos, acreditarmos? É que ninguém pode entender que vendo-se o Filho, se vê o Pai, assim como não se pode entender que o Pai está no Filho e o Filho está no Pai! Puro jogo de palavras…

Mas, comecemos pelo princípio desta explanação de Jesus. O que são realmente as muitas moradas na casa do Pai? Onde é a casa do Pai? Que lugar vai Jesus preparar para os discípulos? Então, diz-lhes que lhes vai preparar um lugar na casa do Pai e não lhes diz nem quando, nem como, nem onde… Aliás, contradiz-se com o que dissera anteriormente: “para onde Eu vou vós não podeis ir.” (Jo 13,33-35)

E como é que Jesus não percebeu que os discípulos ali presentes não só não entendiam o que Ele estava dizendo, como não acreditavam – por obviamente impossível – que quem o via via o Pai e que ele e o Pai eram um só? Como? Que inteligência divina era a sua se apenas consegue apelar para a Fé: “Acreditai em mim”, nada de perceptível conseguindo explicar?

(Continuação da análise no próximo texto)

Sem comentários:

Enviar um comentário