sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 339/?

 

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 33/?

 – A morte e ressurreição de Lázaro é explicitamente narrada apenas por João. E com pormenores que nos deixam envoltos em perplexidade… Lázaro tinha duas irmãs: Marta e Maria. “Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com perfume e que Lhe tinha enxugado os pés com os cabelos.” Lázaro adoeceu. “Então as irmãs mandaram a Jesus um recado que dizia: «Senhor, aquele a quem amas está doente.» Ouvindo o recado, Jesus disse: «Essa doença não é doença de morte mas sim para manifestar o poder de Deus e para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.» Jesus amava Marta, a sua irmã e Lázaro.” (Jo 11,1-5)

– Primeiras perguntas: Porque amaria Jesus estes três irmãos? Como era notório esse amor a ponto de o recado dizer “aquele a quem amas” e que como tal seja referenciado pelo evangelista? E como amaria Jesus: como homem ou como Deus?

A doença a existir para que se manifeste a glória do Filho do Homem e o poder de Deus… é mais um mistério que não entendemos.

E quem saberá entender o significado profundo das palavras: “Se alguém caminha de dia, não tropeça porque vê a luz deste mundo. Mas se alguém caminha de noite, tropeça porque nele não há luz.” (Jo 11,9-10)?

–“«Lázaro está morto e Eu alegro-Me por não ter estado lá, para que acrediteis.» (Jo 11,14-15)

– Compreende-se: é uma alegria simbólica não pela morte do amigo, mas porque sabia que, com aquele milagre, havia de convencer muitos de que era o Messias. No entanto, parece terem sido tão poucos os que ficaram convencidos! Vejamos:

–“Quando Jesus chegou, havia já quatro dias que Lázaro estava no túmulo. (…) Marta disse a Jesus: «Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não tinha morrido. Mas também sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.» Jesus disse: «Teu irmão vai ressuscitar.” Marta respondeu: «Eu sei que ele há-de ressuscitar para a vida, quando todos ressuscitarem no último dia.» E Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, mesmo que morra viverá. E todo aquele que vive e acredita em Mim nunca morrerá. Acreditas nisto?» Marta respondeu: «Sim, Senhor. Eu acredito que Tu és o Messias, o filho de Deus que havia de vir ao mundo.»

– A ressurreição! A ressurreição de todos para a vida eterna, no último dia! Jesus ser a ressurreição e a vida! Basta acreditar em Jesus para se ter essa ressurreição… para se ter a vida… para nunca se morrer!… Não é tudo isto que não entendemos? Não é tudo isto que Jesus não consegue explicar-nos?

Que nós não entendamos, vá lá, somos humanos, portanto limitados nas nossas capacidades de entendimento. Agora Jesus, Filho de Deus não conseguir explicar-nos de modo a compreendermos, é que é… inaceitável! Ou estarei a dizer alguma heresia? E aquele que me disser que é heresia, acaso compreenderá tudo isto sem ser pela fé na palavra de Jesus Cristo? Palavra que é tudo e… coisa nenhuma para a nossa razão que não entende?

Eu, se lá tivesse estado, também acreditaria como Marta nos poderes de Jesus. Não teria ela presenciado outros dos seus milagres? Aliás, de onde vinha aquele amor entre ela e Jesus? E eu também afirmaria, sem sombra de dúvidas, que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. Embora não tivesse percebido, como certamente ela também não percebeu, porque e como Jesus era a ressurreição e a vida… E depois de ressuscitar o meu irmão, colocar-Lhe ia todas aquelas perguntas de há pouco, naquela oportunidade perdida pelos Judeus quando Jesus Se afirmou ser Filho de Deus. E agora, certamente, não teríamos nós – não teriam os Homens! – de estar nesta angústia de não sabermos tudo o que não sabemos sobre… Deus e a nossa vida eterna com Ele!

1 comentário:

  1. Achamos muito estranho que tamanho milagre seja narrado apenas por João. Então, nem Mateus - o grande narrador de milagres, pondo Jesus a fazer, por exemplo, duas multiplicações de pães e de peixes para alimentar uma enorme multidão faminta - nem Mateus teve dele conhecimento?
    É tão estranho que somos levados a concluir que este foi inventado por João para dissertar sobre a teoria da ressurreição e afirmar Jesus como o Messias, o qual dará a ressurreição a quem acreditar nele. Diga-se que, literariamente, a narrativa inventiva é brilhante...

    ResponderEliminar