sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 338/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 33/?

 (Continuamos com perguntas sobre o texto já referido em 31)

Gostaríamos que Jesus nos dissesse - já que deles fala - quem é realmente o Diabo, onde é e como é o seu inferno… E perguntar-lhe se sabia que o Céu não era lá em cima, nem o inferno lá em baixo, pois a Terra move-se no espaço e tudo se pode considerar o centro de tudo… E, se sabia, porque disse, incongruentemente: “Eu desci do Céu.”… (Jo 8,23)

– Ora, só quando Jesus tivesse respondido a todas estas perguntas e nos tivesse dado respostas absolutamente convincentes, é que pegaríamos não em pedras para o apedrejar, mas convidá-Lo-íamos para jantar connosco e estar sempre connosco até à consumação dos séculos… porque não tem lógica nenhuma O que Lhe aconteceu: morrer para redimir a humanidade, salvar a humanidade não se sabe bem de quê, não conseguindo salvar os próprios irmãos judeus que realmente também não souberam fazer-Lhe as perguntas adequadas mas logo estupidamente O quiseram apedrejar por blasfémia…

– Uma só coisa nos leva a “aceitar” tal inaceitável atitude: “Foi necessário que eles fossem o braço de Javé para que as Escrituras se cumprissem, matando-se o Messias Salvador…”

Claro que, se os judeus tivessem feito todas aquelas nossas perguntas e ficassem a saber tudo o que se passa no Céu, no Inferno, na Terra, na vida, na morte, com Deus-Pai, com Deus-Filho… a História teria sido toda escrita de outra forma.

– É! Temos vontade de amaldiçoar as Escrituras que tal determinaram, em cegueira dos judeus, em obediência de Jesus que nos foi tirado sem nada nos deixar de certo em relação ao Céu! Pois, que ocasião soberana desperdiçada, santo Deus! É por isso que se exige, é por isso que é absolutamente necessário que Jesus venha de novo à Terra… E não O deixaremos partir ou… fugir sem nos dar resposta a todas as nossas dúvidas, ficando a saber como ganhar o Céu e, nele, sermos felizes para sempre!

– Perguntaríamos enfim a Jesus como é que Ele queria que acreditássemos nas suas obras sem acreditar nele… E que, se para Ele era fácil compreender que estivesse no Pai e o Pai nele, para nós era mistério; deveria, por isso, ter-no-lo desvendado se queria que acreditássemos nele. É que - e repetindo-nos - parece querer dar-nos com uma mão e tirar-nos com a outra, não nos permitindo entender mas apenas aceitar, acreditando nas suas palavras.

E ainda: “Se acaso os judeus Lhe tivessem feito todas as perguntas que reputamos como nossas, acaso ele lhes teria respondido, e respondido de modo a que eles o entendessem e, finalmente, o aceitassem.”

– A pergunta fica. A resposta perde-se no mistério e no segredo dos deuses ou… de Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo!

Que também são mistério e não pequeno!…

Só mais uma “pequena” dúvida: “Se ninguém pode anular a Escritura - presume-se que nem Deus! - como pôde Jesus alterá-la, aqui e ali (lembremos, por exemplo, o sábado) ou… completá-la?” E já não falamos do enorme equívoco e da bizarra irracionalidade que é considerar as Escrituras como “palavra de Deus”… É que descredibilizam completamente o mesmo Deus, humanizando-o, tornando-o impossível na sua única possível definição: SER INFINITO E ETERNO, OMNIPOTENTE E OMNISCIENTE, O TODO ONDE TUDO SE INTEGRA, ESPAÇO E TEMPO, MATÉRIA E ENERGIA. E este não é de certeza o Deus das ditas sagradas Escrituras!

1 comentário:

  1. Para um crente, deve ser muito difícil acreditar/aceitar que Jesus, sendo Filho de Deus e Deus com Ele, tenha, na sua forma de homem, que ter fugido dos judeus, criaturas do mesmo Deus Criador... Um nonsense total!

    ResponderEliminar