sábado, 15 de janeiro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 337/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos – 337/?

Evangelho segundo S. JOÃO – 32/?

 – “Os judeus perguntaram-Lhe: «Até quando nos irás deixar em dúvida? Se Tu és o Messias, diz-no-lo claramente.» Jesus respondeu: «Eu já vo-lo disse, mas não acreditastes em Mim. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim; vós, porém, não quereis acreditar porque não sois minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu conheço-as e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e elas não morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. Meu Pai é que mas entregou, e ninguém é mais forte do que Ele. Por isso, ninguém pode arrancá-las das mãos de meu Pai. O Pai e Eu somos um só.» Os judeus pegaram outra vez em pedras para O apedrejar. Então Jesus disse: «Por ordem de meu Pai, tenho feito muitas coisas boas na vossa presença. Por qual delas Me quereis apedrejar?» Os judeus responderam: «Não queremos apedrejar-Te por boas obras, mas por blasfémia: Tu és apenas um homem e fazes-Te passar por Deus.» Jesus disse: «Não é na vossa Lei que está escrito: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Ninguém pode anular a Escritura. Ora, a Lei chama deuses às pessoas a quem foi dirigida a palavra de Deus. O Pai consagrou-Me e enviou-Me ao mundo. Porque Me acusais de blasfémia por Eu dizer que sou Filho de Deus? Se não faço as obras do meu Pai, não precisais de acreditar em Mim. Mas se as faço, mesmo que não queirais acreditar em Mim, acreditai pelo menos nas minhas obras. Assim conhecereis que o Pai está presente em Mim e Eu no Pai.» Eles tentaram outra vez prender Jesus mas Ele escapou-Se das suas mãos.” (Jo 10,24-39)

– Analisando este longo texto, a primeira pergunta é óbvia: “Porque é que os argumentos de Jesus não convenceram os judeus de que ele era o Messias? Porque não foram claros? Afinal, o que é que faltou? A boa vontade dos judeus em se renderem à evidência de que as obras de Jesus eram as obras do Filho de Deus ou a pouca força dessas obras para O revelarem como tal? E nós? Acaso as obras de Jesus, descritas nos evangelhos, são realmente convincentes de que só o Filho de Deus seria capaz de as realizar? E será o Filho de Deus o mesmo que Aquele que está com Deus?”

– Para tentar provar que é Deus, Jesus apela para a tal frase das Escrituras: “Vós sois deuses.” Mas alguém entende o que esta frase significa? E será convincente a explicação de Jesus que a Escritura chama deuses às pessoas a quem foi dirigida a palavra de Deus? – Não! Não nos parece… Também não pareceu aos judeus que logo ali O queriam apedrejar por… blasfémia! Insensatos! Em vez de pedras, deveriam ter ido mais longe nas suas perguntas. Irem até ao âmago em que Jesus tivesse que dizer tudo aquilo que precisamos de saber:

– “Se é Filho de Deus, porque não é capaz de falar mais claramente para que todos O consigam entender… Que relações são aquelas de um Filho ser Deus com o Pai e o Filho ter que andar a cumprir a vontade de um Pai que tem de ser forçosamente, pela sua essência divina, exactamente igual à do Filho, podendo Ele dizer perfeitamente: «Eu cumpro a minha vontade que o mesmo é dizer cumpro a vontade do Pai que Me enviou, pois Ele sou Eu e Eu sou Ele.»…” Como, aliás, dirá a seguir: “Eu e o Pai somos um: o Pai está em Mim e Eu estou no Pai.”…

E ainda: “Que obras são as suas que provam ser Ele filho de Deus, se também Moisés e todos os profetas fizeram “milagres”, e não poucos nem pequenos, e não foram considerados, nem se arrogaram para si o serem Filhos de Deus, mas alguém a quem Deus se revelava e com os quais “falava” e aos quais dava poderes "sobrenaturais"…

Enfim, o que é ser sua ovelha e ouvir a sua voz para com certeza “não morrermos e termos a vida eterna”… Uma vida eterna, onde, como e quando…

Pois essa é a nossa grande dúvida, a nossa incessante busca, a verdade que procuramos, já que, sem ela, nada nos restará depois que esta - a certa! - se termine…

Enfim, perguntaríamos onde é realmente o Céu, onde está aquele Pai de que tanto fala mas que não nos consegue mostrar, o que é muito estranho. Estranho que, sendo Deus, diga apenas: “Quem Me vê a Mim, vê o Pai.” (Jo 12,45), não entendendo nós como é que aquela figura de homem poderia ser a figura de Deus-Pai, pois, se não tinha a figura de homem e era apenas o espírito, como é que é impossível a Deus conseguir fazer com que o Homem - nós! - vejamos Deus face a face, pelo menos com os “olhos” da alma…

(As perguntas continuam.)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário