domingo, 18 de outubro de 2020

A VIDA, milagre divino ou resultado imparável da evolução da matéria “inerte” energizada?

 


 Da origem da VIDA

Tendo o assunto já aqui sido abordado apenas na óptica evolucionista, vejamos, hoje, a opinião dos criacionistas.

Poríamos de parte, linearmente, os criacionistas radicais de índole religiosa, já que seguem um Credo, o Bíblico, segundo o qual um Deus Criador criou o Universo e, nele, a Terra e, nesta, a VIDA, com espécies animais e vegetais, tal como existem hoje. Pura mitologia!

Mas, dada a sua complexidade, há os que atribuem a criação dum primitivo ADN a uma ENTIDADE INTELIGENTE, UMA MENTE SUPREMA, tendo-o criado num só momento do Tempo, embora tenha evoluído, depois, para as diversas formas de vida (ADN ou ARN) que hoje existem na Terra, (e só na Terra!) expressas em animais, fungos e plantas.

Esta visão criacionista, embora não bíblica, não responde a várias questões incontornáveis ou fundamentais cujas respostas são determinantes para se poderem fazer escolhas:

1 – Se este Universo observável – e, por isso, objecto da Ciência – começou no Big Bang, não sabemos o que havia antes do Big Bang, fenómeno que se situa há c. de 15 mil milhões de anos e que explica o facto constatado pela Ciência de o Universo estar em expansão.

2 – Se está em expansão, também ignoramos até onde irá e o que acontecerá depois. É que, sendo o Universo matéria energizada, não se poderá expandir indefinidamente. E de certeza que, no ponto de não-retorno, já não haverá lugar para o sistema solar e, nele, a Terra e, nesta, a VIDA.

3 – Se não antes, pelos dados actuais da Ciência, a Terra irá acabar dentro de 4 a 5 mil milhões de anos, com a morte do Sol, acabando-se a Vida nela existente. Seria uma visão muito redutora admitir que essa MENTE SUPREMA só tivesse querido vida neste Planeta e a prazo. Depois, dizer “quis” é atribuir-lhe um querer, uma vontade, ou seja, é humanizá-la, descredibilizando-a como ENTIDADE DIVINA!

4 – Pela lei das probabilidades, dada a dimensão nem sequer imaginável pelo nosso intelecto, do Universo, com milhares de milhões de galáxias, cada uma com milhares de milhões de estrelas, estrelas que conterão o seu sistema solar, haverá muitos planetas dessas estrelas onde se materializem as condições que originaram a VIDA na Terra. A Terra – pesem embora as suas condições óptimas para o surgimento da Vida, de localização, movimento e temperatura, em todo este colossal Universo, não pode ser única! Tal exclusividade seria premissa impossível – e sem sentido matemático! – de acreditar.

5 – O ADN criado náo é estático mas evolutivo. As espécies evoluem dentro da própria espécie, adaptando-se ao meio, ou, não desaparecendo pela acção predadora dos elementos ou de outros seres vivos infestantes, evoluem para outras espécies, reproduzindo-se sempre, obedecendo ao misterioso instinto vital de conservação. A toupeira, por exemplo, sendo um rato, ao “decidir” viver debaixo da terra, perdeu os olhos e desenvolveu o olfato, o ouvido e o tacto para procurar alimento e parceiro com que acasalar.

Mais:

Tentando “casar” o criacionismo com o evolucionismo, admitindo a tal Mente Suprema, Criadora de tudo o existente, eterna e infinita, potenciando, em toda a matéria e energia que compõem o Universo – ou os pluriversos – condições para que neles surgisse a VIDA – a dinâmica dos elementos, dadas tais condições, não poderia resultar senão em vida! Na Terra ou em qualquer parte do Universo!

No entanto, é preciso:

1 – Definir MENTE CRIADORA. (Sobre o assunto, veja-se o texto aqui publicado em 04/08: “Divertimento intelectual para férias”).

2 – Aceitar que essa Mente Suprema Criadora, Suprema Inteligência, não iria criar um ADN para acabar, assim, com o fim anunciado da Terra, sem continuidade em outros pontos do Universo, ou nos pluriversos, dado que este, estando em expansão, irá forçosamente desintegrar-se.

3 – Admitir que o ADN criado foi um ADN evolutivo e não estático ou ali acabado no acto da sua criação.

4 – Realizar como matematicamente absurda e ter por nula a afirmação criacionista de que a Vida só surgiu uma vez no Universo e… apenas na Terra.

5 – Considerar que, dada a complexidade do ADN e sabendo-se racionalmente que não pode haver um efeito sem uma causa, isso poderia levar-nos a uma MENTE CRIADORA, resolvendo-se a dificuldade de saber quem depositou no ADN a força incontrolável e imparável para se replicar e reproduzir, facto que observamos em todos os seres vivos (mesmo os “meio-vivos” como os vírus), animais, fungos e plantas, revelando possuir algo de imaterial, espiritual, se quisermos. Mas o cérebro é também pura matéria energizada. E produz “antimatéria”, como ideias, pensamentos, emoções, cálculos, deduções, etc., estando nele sediada a própria consciência que o ser humano tem de si, do seu princípio e do seu fim, mais do que em qualquer outro animal, animal que também tem cérebro, mais ou menos complexo.

 

Na visão evolucionista, a hipótese mais comumente aceite para se chegar ao ADN, é a que se baseia na evolução e interacção dos elementos químicos que constituem tanto os seres vivos como os não vivos, tanto a matéria activa e energizada como a matéria inerte.

Os elementos químicos – carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio, fósforo e enxofre – denominados colectivamente “elementos biogénicos” (geradores de vida), estão entre os mais abundantes do Universo.

Então, num tempo remoto, mas já tendo a Terra cerca de 1,5 mil milhões de anos de existência, dadas as condições ideais de humidade e de temperatura, aqueles elementos químicos (átomos), bombardeados por descargas eléctricas abundantes àquela data, reagiram – ou foram reagindo entre si – formando-se moléculas cada vez mais complexas, até chegarem a desdobrar-se, num movimento imparável, como imparável é o desencadear de novas vidas, originando-se muitos e diversos ADN dos primeiros seres vivos, começando logicamente pelos microscópicos e unicelulares, transformando-se depois, caminhando “alegremente”, em cerca de 3 mil milhões de anos, até aos gigantes dinossauros, extintos há mais de 65 milhões e, finalmente (por agora!) até ao ser inteligente que é o Homem, com um cérebro (que é pura matéria orgânica) capaz de raciocínios abstratos e de ter consciência.

É impossível a alguém, com a abertura de espírito de cientista, acreditar numa tese puramente criacionista.

Aliás, como se constata que, nos átomos e moléculas dos elementos, existem forças de vária ordem, umas fortes outras fracas, cujo poder total desconhecemos, e como tudo está em evolução e em movimento, nada se perdendo, tudo se transformando – nós, cada um de nós, também, integrados que estamos nesta fantástica engrenagem! – a probabilidade de a VIDA ter aparecido nesse primitivo complexo contexto químico parece inquestionável.

 


 

17 comentários:


  1. A VIDA! Como é fácil ao Homem destruir uma vida! De animal ou de planta! Aquele, matando-o, esta, cortando-a! Seja mosquito, formiga ou elefante ou baleia! Mas logo se reproduzem, na força imparável da Natureza para que aquele ADN não se acabe, uma vez começado, mas se aperfeiçoe ou se transforme, transformação ou aperfeiçoamento que pode levar milhares ou milhões de anos! E quanto mais pequenos, mais vitalidade revelam: formigas e mosquitos reproduzem-se aos milhares ou milhões, num complexo e misterioso, mas real, strugle for life (luta pela vida). Pese embora o desaparecimento de muitas espécies que provavelmente não voltarão a aparecer…

    ResponderEliminar
  2. Nota final:
    O Homem, nós, cada um de nós, embora fazendo parte desta cadeia imparável de ADN, pertencemos ao Tempo, somos uma partícula a viver a prazo, podendo apenas deixar o nosso selo nos nossos descendentes ou nas ideias que fomos explanando ao longo dos anos que nos foram dados viver e já inscritos no nosso ADN.

    Ah, como, então, devemos aproveitar a VIDA, esta dádiva que GRATUITAMENTE recebemos da Natureza das Coisas!

    ResponderEliminar
  3. " Só sei que nada sei"

    É preciso afirmar que passados dois mil e tal anos sobre a pronunciação desta frase por Sócrates, e apesar dos dois últimos séculos de estonteante avanço da Ciência humana (note-se bem: humana) e da tecnologia que aquela permitiu, em 2020 estamos exactamente naquele tempo da antiga Grécia no que diz respeito às questões existenciais últimas: à Origem do Universo aparente, à origem da vida, e à nossa razão de existência. A Ciência humana do século XXI não tem qualquer explicação materialista para estas principais questões. Tudo o que se disser em contrário é especulação e delírio à luz do conhecimento científico mais actual que irei aqui expor.

    O que a Ciência apenas conseguiu dar-nos até agora, foi óptimas pistas para a reconsideração da hipótese ( não confundir com teoria) da existência de uma Mente que nos transcende infinitamente ( continua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira coisa que é necessário assimilar e compreender é que só uma MENTE consegue criar INFORMAÇÃO. Este facto é de qualquer ponto de vista INDISPUTÁVEL.

      E a compreensão deste facto é indispensável para perceber a a presentação que farei a seguir (continua)

      Eliminar
    2. DA ORIGEM DO UNIVERSO

      A ciência estabelecida tem 2 afirmações essenciais:

      - O Universo teve um início, o "Big Bang" há cerca de 14,8 mil milhões de anos; E desde aí está em expansão. E nele tudo evolui, a matéria e Energia que apenas apresenta propriedades, desorganizando-se sujeita à Entropia geral da 2ª Lei da termodinâmica, e a Vida, Informação e comportamento, organizando-se (!)

      - O Universo está afinado. O que é que isto quer dizer? Significa que as Leis que o regem, descobertas pela Física fundamental contêm constantes que se apresentassem valores ligeiramente diferentes, teriam construído um Universo diferente onde a Vida não poderia existir. Por exemplo se o valor da Gravidade tivesse um valor ligeiramente diferente daquele que tem não haveria Estrelas nem Planetas. Se a massa do protão, fosse diferente a matéria apresentaria propriedades que não construiriam esta realidade de onde emergimos.

      As duas premissas anteriores determinam racionalmente o seguinte:

      - Se algo que não existia, passou a existir, de modo tão afinado que "funciona como um relógio", tal facto implica propósito. E denota INFORMAÇAÔ. Não há na nossa realidade concreta informação que surja do acaso.

      - Se houve um início, houve uma causa. Se há uma causa, há propósito. Se há causa e propósito e há INFORMAÇÂO há um AGENTE inteligente.

      (continua)

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. DA VIDA, SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

      Ao contrário do que a pseudociência pop faz crer à multidão (revistas, artigos pseudo científicos, TVs, Escola) ninguém sabe como a Vida (INFORMAÇÃO E COMPORTAMENTO) emergiu a partir dos elementos da tabela periódica que existem na Terra ( que apenas apresentam PROPRIEDADES) .

      Nos livros de ciências naturais dos actuais programas educativos, ainda figura a hipótese da origem da vida dos anos 1950, de uma sopa primordial de aminoácidos (Moléculas complexas e blocos base da vida que ocorrem naturalmente na natureza por organização espontânea dos elementos- Carbono, azoto, etc) que de alguma forma se teria organizado por acaso (?) para originar a primeira forma de Vida.

      A mais actual e séria (!) ciência diz sobre a Vida que observamos o seguinte:

      - Toda a Forma de Vida actualmente conhecida, evoluiu e se diversificou a partir de uma única forma inicial e original, supostamente unicelular. Este facto FOI determinado pela análise do ADN.

      - Esta forma de vida original auto replicável apenas terá surgido uma ÚNICA vez em 5 mil milhões de anos, o tempo de existência da Terra. Determinou-se que tal terá ocorrido há +/- 3,5 mil milhões de anos.

      -Toda a vida conhecida é criada por um PROGRAMA (código) denominado ADN/ARN, que dirige e comanda todo o processo de construção celular, crescimento e reprodução (replicação) individual.

      - A degradação no tempo (entropia material), desta Informação(programação) codificada no ADN determina o envelhecimento e a morte individual.

      - O ADN é INFORMAÇÂO (!).

      Temos aqui a primeira Aparente contradição! Se só uma MENTE consegue originar/criar INFORMAÇÂO, como é que o ACASO, mesmo oferecendo-lhe uns milhares de milhões de anos conseguiu criar informação? E não é uma Informação qualquer... O ADN como código e INFORMAÇÂO, conseguiu evoluir, replicando-se e melhorando, ao ponto de criar a nossa consciência que é na sua essência, IMATERIAL. Que me permite estar a escrever isto utilizando dois processos IMATERIAIS: a Lógica e a Razão. Tudo operando sobre um substrato material, um Cérebro e um computador.

      (continua)

      Eliminar
    5. DA VIDA, SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO (continuação)

      Neste ponto vamos socorrer-nos de um exemplo para se perceber a impossibilidade de o acaso gerar a INFORMAÇÂO de que estamos a falar:

      Consideremos um saco de 5kg de massinhas de letras ( analogia para aminoácidos), e consideremos um tampo de uma mesa de 2 metros quadrados (meio ambiente). Quanto vezes seria necessário despejar o saco em cima da mesa para que a simples palavra " Vida " aparecesse por acaso perfeitamente alinhada e destacada de toda a confusão? E podemos ampliar o exemplo para 5 toneladas de letrinhas e um campo de futebol. Mesmo que acontecesse, neste caso a informação (palavra "Vida") que só existe e tem significado para uma agente inteligente (Mente), ficava lá até ao fim dos tempos.

      Mesmo considerando que as iterações combinatórias entre aminoácidos (os "pontinhos" que formam as letras ou instruções do código ADN) numa sopa primordial, não seguem as leis do anterior exemplo pela dinâmica química que os anima, se considerarmos a probabilidade da geração de um troço de ADN por acaso capaz de se replicar e evoluir, ela é "infinitamente" inferior a 1 sobre o número de átomos (estimativa) existentes no Universo observável! 1/10 elevado a 77!

      Na verdade, considerando o tempo de que falamos. para efeitos práticos tal probabilidade é ZERO. Já que o primeiro efeito da dinâmica química do ambiente envolvente, seria a degradação imediata desta combinação e estrutura que surgisse por acaso. É a conclusão a que chegaram os cientistas mais credíveis actuais.



      Quanto mais a ciência olha, para o funcionamento interno de uma célula ( basta o mais simples organismo unicelular p. Ex.), maiores dificuldades (impossibilidades) se levantam para a explicação e entendimento de como tal COMPLEXIDADE pode ter surgido e evoluído.

      (continua)

      Eliminar
    6. DA VIDA, SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO (continuação)

      Para EXPLICAR a questão, evitando entrar na explicação científica e matemática detalhada, podemos usar duas comparações (analogias imperfeitas) baseadas num artefacto do nosso dia a dia: o Computador que toda a gente usa e o seu Software e APP ( desde o telemóvel até ao sistema informático da empresa):

      1- Considerando agora o Universo, focando apenas este seu cantinho, a Terra, que possui todas as condições materiais exactas de sustentação de vida que esta possui, como sendo o hardware de um Computador, e a Vida o software ( código e INFORMAÇÂO) que ele processa, podemos inferir o seguinte:

      - Um computador ( matéria) por si só, sem software (INFORMAÇÂO) não gera produto, ou seja a Informação e comportamento - O "output"; nem que este computador exista por uma eternidade. Se não carregarmos o software ou o retirarmos, o hardware é incapaz por si só de gerar software.

      - O software -APP, não existe por aí ao acaso na nossa realidade espaço-tempo. É criado e escrito por Mentes, que são IMATERIAIS! O código é em si imaterial.

      - Também não existem por aí computadores feitos ao acaso. Só Mentes o conseguem desenhar e construir a partir da matéria disponível.

      2- Existem simulações de evolução que operam em computadores. Estas simulações baseiam-se num PROGRAMA de software inicial, parametrizado nos seus algoritmos e estruturas de dados iniciais, que SÃO capazes de p. ex. colocar um boneco animado a aprender a andar. Eles funcionam por ciclos de tentativa-erro. À medida que os ciclos correm no tempo, observa-se aprendizagem e a própria autónoma criação de código novo (software) sem intervenção do engenheiro do software!

      MAS ALGUÉM INTELIGENTE (MENTE) TEVE DE CONSTRUIR E DAR EXISTÊNCIA AO COMPUTADOR E DESENHAR O SOFTWARE INICIAL!

      O exposto implica:

      - Que a Criação/Evolução da vida foi GUIADA desde o seu início e depende de informação endógena do código ADN.

      - Não se conhecem ainda os mecanismos materiais e imateriais precisos que suportam a anterior asserção. Admite-se que só a aplicação da mecânica quântica à Biologia molecular e a descodificação total do ADN/ARN poderão dar novas pistas ou fazer luz sobre o ENIGMA.

      - Existe uma MENTE E UM PROCESSO INTELIGENTE por detrás do UNIVERSO e da VIDA.

      (continuação)

      Eliminar
    7. TEORIA DA EVOLUÇÃO (DARWIN)

      No seu enunciado Darwin reconhece que não sabe qual a origem da Vida.

      A sua teoria assenta na alegada selecção natural dos indivíduos que em relação à geração anterior apresentem alterações (mutações) que os favoreçam no meio natural, em relação aos outros indivíduos da mesma população e espécie. Diz-se evolução "cega" por selecção natural, operando sobre mutações aleatórias do ADN.

      Esta teoria que perdura até hoje de forma dominante, foi pela primeira vez cientificamente posta em causa em finais da década de 1960, numa conferência de cientistas do MIT, no dealbar da era da computação. A razão é simples, aplicando o cálculo de probabilidades ao tempo total desde o aparecimento da primeira forma de vida, às populações totais das diversas espécies, ao facto de que a grande maioria das mutações do ADN são regressivas ou catastróficas para o indivíduo em causa, feitas as contas, conclui-se que apesar de falarmos de números muito elevados, a diversidade da vida que observamos simplesmente não pode ter sido criado ou evoluído por este mecanismo. Mas esta é só uma das dificuldades.

      De facto há outras impossibilidades mais difíceis de explicar ao leigo. Mas vamos tentar explicar um exemplo, simplificando: p. ex. A Larva de uma borboleta ao eclodir do ovo, já possui duas espécies de células: as que vão operar a vida da lagarta, e as que vão operar na fase da Pupa, e Borboleta. As primeiras são desactivadas e destruídas quando as segundas são activadas. É simplesmente impossível, pelo mecanismo de evolução de Darwin criar uma borboleta porque tal não pode ser construído por mutações progressivas. Mas este é só um pequeno exemplo.

      Ou seja, mesmo aceitando que a diversidade da Vida que observamos foi construída pela evolução, HÁ OBRIGATORIAMENTE MECANISMOS OPERANTES sobre o ADN, exógenos e endógenos QUE DESCONHECEMOS TOTALMENTE que guiaram a evolução.

      Depois há ainda todo o tipo de comportamentos das espécies, que em si nada têm a ver com a adaptação ao meio ou sobrevivência dos mais fortes. Quando uma família de elefantes visita as ossadas de um membro familiar falecido para lhe prestar "homenagem", ou uma ave do paraíso executa bailados inimagináveis para fazer a corte, estamos numa dimensão que nada tem a ver com sobrevivência dos melhor adaptados.

      A questão vista por três cientistas notáveis: https://www.youtube.com/watch?v=noj4phMT9OE

      ( continua)

      Eliminar
    8. DISCUSSÃO ( Do Universo, da Origem da vida, da Mente e do Criador)


      Pelo anteriormente exposto deduzimos que na nossa Dimensão espaço-tempo, existe:
      - MATÉRIA. partículas que se organizam nos elementos da tabela periódica, sujeitas aos 4 campos conhecidos: Força fraca, Força forte, força da Gravidade e Força Electromagnética. Estes campos determinam as PROPRIEDADES físicas e químicas da Matéria e os seus estados energéticos (quânticos).
      - O IMATERIAL. A nossa essência, que opera sobre o substrato material: uma prodigiosa máquina designada cérebro. A nossa Mente é imaterial, todos os seus processos de raciocínio, lógica e razão, os dados (INFORMAÇÂO), os códigos, tudo isto é Imaterial. A Lua, Marte, o SOL são espaços desprovidos de essência Imaterial. Apresentam apenas as características da Matéria. A lua e Marte etc, são um agregado de elementos unidos pela força da Gravidade. O Sol é um gerador nuclear gigantesco, que transforma Hidrogénio em Hélio libertando energia sob a forma de radiação. É esta radiação que sustenta a Vida na Terra!
      Se a humanidade, deixasse de existir na Terra, toda a sua informação (história, cultura, símbolos, dados, teorias) gravada em qualquer que fosse o substrato material, deixaria de existir ao fim de alguns milhões de Anos. A Matéria não grava nem regista o IMATERIAL. Mas mesmo que fosse possível gravar de forma duradoura esta INFORMAÇÂO, só uma Mente poderia tentar descodificar e entender o seu significado.
      O Absurdo da actual Civilização, é que a sua cultura e Ciência (!) dominante assume-se e diz-se materialista, quando a sua ESSÊNCIA é Imaterial.
      Porquê? O substrato material - corpo e cérebro- que permite a operação desta Essência foi ele próprio organizado e construído por Informação imaterial: O CÓDIGO ADN! Que ninguém sabe neste início do Séc. XXI, como e porquê, surgiu uma única vez na Terra em 5 mil milhões de anos. TERRA esta, que possui como Planeta cerca de 100 condições exactas para permitir a sustentação e sobrevivência da Vida que conhecemos! Desde a localização certa na Galáxia, à distância certa do Sol, Sol que é uma uma estrela CERTA para a Vida. Depois há o período de rotação exacto para a Vida. Se o período de rotação da Terra fossem 74 horas em vez de 24, nada de Vida existia. Se o Núcleo da Terra não tivesse a exacta composição de ferro que tem, não existia o campo magnético protector que temos. Se não houvesse a exacta quantidade de água no planeta para o Climatizar na média de 15ºC, a temperatura média seria várias dezenas de ºC negativa, e a Vida não existia. E poderia encher aqui este espaço com o resto das condições que a Terra tem para a Vida, mas este Astrofísico resume e explica que feitas as contas às probabilidades, estamos na prática sozinhos no Universo observável, tal a raridade do Planeta Terra. https://www.youtube.com/watch?v=vn3YpOWCrc4

      ( Continua)

      Eliminar
    9. DISCUSSÃO ( Do Universo, da Origem da vida, da Mente e do Criador) (cont.)


      Tudo o que tenho vindo a expor, FUNDAMENTADO NO CONHECIMENTO CIENTÍFICO MAIS CREDÍVEL E ACTUAL, ARRASA a cultura e pseudociência pop da geração Star Trek do Carl Sagan e afins, que meteu globalmente, na cabeça das massas pelo menos, três terríveis equívocos:
      - " Matéria é apenas o que há, o que sempre houve, e o que somente sempre haverá" Esta frase célebre de Carl Sagan é simplesmente mentira e na data em que a proferiu já se sabia que era mentira, Porquê? Porque já se sabia do Big Bang e de um início ( "criação") do Universo! Ninguém sabe o que existia antes! E porque é que passou a existir.
      - Carl Sagan nem sequer teve a noção da enormidade que proferiu. De facto o que faz girar e dá existência ao nosso "Mundo" é a nossa Mente IMATERIAL! Apesar de usarmos o substrato material, é o IMATERIAL que dá existência à nossa dimensão consciente!
      - "O Universo fervilha com planetas iguais à Terra, onde existirá Vida". Outra asserção de puro delírio, que domina a geração pop Star Trek. Os eventuais planetas iguais à terra são astronomicamente raros, e ninguém sabe sequer como a vida (ADN) emergiu da matéria inanimada na Terra. Este Cientista químico, o Líder Mundial em síntese molecular orgânica explica: https://www.youtube.com/watch?v=r4sP1E1Jd_Y&t=46s

      (Continua)

      Eliminar
    10. A origem da Vida (CONCLUSÂO)

      "Neste momento o que se pode dizer em absoluto, é que somos iniciados confusos, com figuras mentais muito erradas, de tal modo que a última realidade, mantém-se muito longe do nosso alcance"

      Por isso temos de nos agarrar às proposições verdadeiras que a nossa mente e realidade espaço tempo conseguem estabelecer. E avançar por passos. Não adianta nesta fase questionar muito sobre o propósito da criação e existência do Universo que serve apenas de cenário para a nossa realidade terrena. De facto para a actual verdadeira ciência a VIDA é magia! Como foi explicado. Só vida gera vida. Informação gera informação. A matéria foi desenhada quanticamente para lhe dar suporte mas é só isso.


      De facto o materialismo científico e filosófico dos últimos cento e tal anos, que tentou substituir o Criador ou Mente suprema pela tabela períódica dos elementos formou uma legião de educadores e prosélitas delirantes, desde Carl Sagan a todos os agentes da geração Star Trek, que fizeram eclipsar, mesmo em muitas das mentes mais despertas a intuição e o senso comum. Esta onda da história da evolução da humanidade está a chegar ao início do seu fim. A Física Fundamental bateu na parede em meados do século passado, assim como a Biologia e a Química. O avanço e afinação da tecnologia, visto num telemóvel ou na designada "inteligência artificial" está baseado na ciência do século XIX e primeira metade do século XX. Assim como tudo o que nos deslumbra em termos de tecnologia. Por isso a Academia materialista em estertor, mas com um braço armado poderosíssimo, os Media e as novas tecnologias de informação, mantêm a pressão com uma estratégia do "fazer crer". Designadamente que se sabe como a vida começou, que os Multiversos ( hipótese absurda) justificam o "acidente" da vida na Terra etc, etc. Porquê? Basicamente porque a irracionalidade de querer fazer do homem Deus é o princípio desta FÉ e culto! O Materialismo conduziu-nos ao delírio da omniciência materialista científica. As massas deslumbradas com a tecnologia actual acreditam. Esquecem-se que o que faz funcionar um carro são os elementos base que existiam há cento e vinte anos: um motor a combustão ou eléctrico e quatro rodas. Esquecem-se que o Concorde já não voa e que a última vez que o homem pisou a Lua foi em 1972.

      De facto chegamos ao fim de um patamar na evolução do conhecimento humano. Teremos agora de reintroduzir o IMATERIAL, como peça do motor do conhecimento e aceitar que ele é o motor da nossa história. De facto o Imaterial é a nossa essência. Como disse um dos pilares e fundadores da actual Ciência Isaac Newton: o Livro de Deus é a Natureza, que teremos de continuar a decifrar. Não devemos usar a lógica para menosprezar o sentido ou significado da nossa existência mas para avançar no conhecimento que nos permite afirmar que se há evolução ela é guiada desde o seu início e o DNA é a única realidade que desafia a 2ª Lei da Termodinâmica. Ainda não sabemos exactamente como. Assumir que isto é um acidente cósmico é a negação da razão.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o longuíssimo e sábio e fundamentado comentário. E, na minha mente, perpassa o pensamento do filósofo grego: "Só sei que nada sei." Mas será que a matéria inerte é mesmo inerte e incapaz de gerar vida? Aceitar a existência de uma MENTE INTELIEGENTE SUPREMA é convidativo porque responde ao problema/mistério do início da VIDA, mas deixa tantas questões em aberto! Enfim, humildemente reconheçamos as nossas incapacidades para dar resposta aos magnos mistérios da origem do UNIVERSO e, nele, a VIDA!
    Pessoalmente, agradeço a colaboração. Os textos/comentários merecem ser divulgados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Francisco Domingues. Muito obrigado pela apreciação. Então se me permite farei a divulgação na minha página "Revolução das Rosas". Este pequeno ensaio será também utilizado para alargar o âmbito do Livro " o Código Celestial" que terá edição pública em 2021 ou 2022. Abraço

      Eliminar
  6. Errata: onde se lê " Mesmo considerando que as iterações combinatórias entre aminoácidos ", deve ler-se " Mesmo considerando que as iterações combinatórias entre bases"

    ResponderEliminar