domingo, 2 de setembro de 2018

Despedindo-nos das férias..., um derradeiro pensamento



Da vida e da morte
Tivemos o enorme privilégio – sem que tivéssemos feito qualquer coisa para o merecer! – de ter vindo participar nesta maravilhosa quão misteriosa saga/festa que é a VIDA.
Mas, ao nascer, tudo sendo incertezas, tínhamos uma certeza absoluta: pertencendo ao Tempo e tendo aparecido num dado momento do Tempo, em um outro mais à frente – cedo ou tarde! – iríamos forçosamente desaparecer.
Ora, perante tal certeza, certeza de que tivemos plena consciência ao chegar à idade da razão, não há crença que nos valha! Esse é o caminho – caminho que todos os dias facilmente constatamos – de qualquer ser que teve o mesmo privilégio que nós, seja a libélula que dura um dia, seja a oliveira que chega a viver milénios.
Daí que só tenhamos uma alternativa: tirar da VIDA o melhor partido que pudermos ou soubermos, nos comedidos prazeres do corpo, nos muitos prazeres da alma.
Não repito nenhuma receita para a felicidade. Mas ela passa, de certeza, pela família e amigos, pelos felizes encontros, pelos projectos a que nos propusemos ou, dia a dia, nos propomos e a plena realização deles com o nosso esforço e trabalho.
E depois? – Depois, seremos apenas memória e viveremos enquanto alguém se lembrar de nós! O nosso futuro real é a integração no donde viemos, a Terra, átomos e moléculas fazendo parte dos inúmeros seres vivos, ou apenas de elementos que existirão enquanto a Terra for Terra, nestes mais 4.5 mil milhões de anos que tem de vida.
Aliás, morrer é como se, tendo adormecido num último sono, alguém possante, sem qualquer receio de cairmos, nos pegasse em seus braços e nos atirasse pela janela, desfazendo-nos nós, naquele preciso momento, nos átomos e moléculas que irão integrar os tais outros seres vivos ou elementos. É que fazemos parte da matéria universal energizada, matéria sempre se movendo quer à velocidade da Luz, quer ao ritmo quase imperceptível mas inexorável da transformação das montanhas em planícies, ou das mudanças que ditam o nosso próprio envelhecimento... 
Perante tão crua quão bela realidade, realidade da qual nos apercebemos porque tivemos o privilégio de ter vindo à vida numa forma de ser inteligente, resta-nos o SORRISO. O SORRISO SEMPRE, mesmo perante um qualquer fim…
E, se é humano verter lágrimas de alegria no nascimento de alguém e de tristeza na partida, ficando-nos apenas a memória…, além do sorriso, temos de chegar às gargalhadas, pois a mesma Vida continua e os que partem não quereriam, certamente, que os ainda viventes por mais algum tempo, ficassem para aí tristes a pensar na morte. Vida é alegria que se perpetua nos genes deixados em filhos e netos que têm a sua vida para viver e viver em plenitude. Vamos, pois, ao canto e à dança, vamos ao RISO franco e fraterno, vamos à grande alegria de ainda estarmos vivos! 
Viva a VIDA!

Sem comentários:

Enviar um comentário