terça-feira, 14 de agosto de 2018

Um outro pensamento para férias


O Homem, o Universo, Deus

O que já sabemos:
1 - O Homem – cada um de nós –  é um pequeno ponto na Terra, um entre os milhares de milhões de seres vivos, animais e plantas, que a povoam, pertencendo ao Tempo.
2 – A Terra é um pequeno ponto, embora planeta médio, no sistema solar, cujo diâmetro atinge os milhares de milhões de quilómetros.
3 – O Sol é um pequeno ponto, embora uma estrela de dimensão média, no conjunto dos mais de duzentos mil milhões de estrelas que compõem a galáxia Via Láctea.
4 – A Via Láctea é um pequeno ponto no Espaço sideral, uma entre milhares de milhões de outras, umas já conhecidas, outras – quantas?! – ainda não alcançadas pelos nossos telescópios.
5 – Este universo conhecido, onde as distâncias entre astros se medem em anos-luz de distância – algumas já conhecidas, em milhares de milhões! – terá tido o seu início há cerca de 15 mil milhões de anos, no Big Bang – uma enorme explosão da matéria existente – e continua, desde então, em expansão, afastando-se estrelas e galáxias umas das outras, tendo-se dado também origem ao Tempo, naquele preciso momento.

Ora, dentro deste “muito” que sabemos, ignoramos completamente coisas fundamentais como:
1 – O que havia antes do Big Bang?
2 – Em que tipo de espaço estava a matéria que deu origem a este Universo?
3 -  Esse espaço é finito ou infinito, como sugere o cientista, recentemente desaparecido, no seu livro “A teoria de Tudo”, Stephen Hawking?
4 – Após não haver mais possibilidade de expansão, voltará a matéria a contrair-se, num tremendo Big Crunch, originando, depois, um novo Big Bang, sendo este o modelo, afinal, da realidade que nos assiste, desde sempre e para sempre, num eterno retorno do mesmo ao mesmo através do diverso?
5 – Sendo o espaço infinito, haverá, nele, apenas um Universo ou serão milhares de milhões?

Então, no meio destas certezas e incertezas científicas, o que fazemos ao conceito de Deus, ser que é definido, pela sua própria natureza, como eterno e infinito?
– Considerando o Espaço infinito, espaço onde a saga do Big Crunch e Big Bang da matéria se desenrola eternamente, só poderemos concluir que DEUS NÃO É MAIS DO QUE O TUDO EXISTENTE, TUDO SENDO PARTÍCULAS DELE, DO ÁTOMO, ÀS ESTRELAS, ÀS GALÁXIAS, AO PRÓPRIO UNIVERSO. O Homem – cada um de nós! – também, obviamente.

Ser partículas de Deus…, é lindo, não é?!

1 comentário:

  1. Evocando Lavoisier, poderíamos dizer que, no Espaço infinito, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, desde sempre e para sempre. Nós somos - fomos! - apenas uns meros espectadores deste grandioso espectáculo, espectáculo que parece sempre igual, olhando o firmamento estrelado, mas que, na verdade, está em contínua transformação. Fantástico! Lindo!

    ResponderEliminar