terça-feira, 15 de julho de 2014

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo Testamento (AT) - 28/?




 


À procura da VERDADE no livro do Êxodo - 12

 
- “Vou enviar à tua frente o meu anjo para expulsar os cananeus (…) Ide para
essa terra onde corre leite e mel. Mas Eu não irei convosco porque sois um
povo de cabeça dura, porque vos exterminaria no meio do caminho.”
(Ex 33,2-3)

- Mais uma vez a injustiça divina: tira aos cananeus para dar aos israelitas!
Nos homens, tal injustiça não se admite mas compreende-se, pela sua ganância
e malvadez. Em Deus…

- E como entender o “povo de cabeça dura” e o “vos exterminaria no
caminho”? Aliás, como entenderão os judeus de hoje tais palavras do "antigo"
Javé?

 
- “Javé falava com Moisés face a face, como um homem fala com o amigo.”
(Ex 33,11) “Javé replicou a Moisés: «Eu vou conceder o que Me pedes porque
 gozas do meu favor e te trato com intimidade.» Moisés pediu a Javé:
«Mostra-me a Tua glória.» Javé respondeu: «Farei passar diante de ti todo
o meu esplendor e pronunciarei diante de ti o meu nome Javé. Terei piedade
de quem Eu quiser ter piedade e terei compaixão de quem Eu quiser ter
compaixão. Mas tu não poderás ver o meu rosto porque ninguém pode vê-lo
e continuar com vida. Eis aqui um lugar junto a Mim: fica em cima da rocha.
Quando a minha glória passar, colocar-te-ei na fenda da rocha e cobrir-te-ei
com a palma da mão e ver-Me-ás pelas costas. Mas não poderás ver a minha
face.” (Ex 33,17-23)

- É um dos trechos mais interessantes e mais ambíguos da Bíblia. É que se
tenta entrar na intimidade de Deus. Mas… como é que o narrador/escritor diz
antes que Deus falava com Moisés, face a face e, depois, põe na boca de
Javé a impossibilidade de tal acontecer? Mais: que forma tinha a mão de Javé,
que forma tinham as suas costas? Aqui, o autor, certamente sentindo-se baralhado,
já não conseguiu ser mais concreto. Aliás, que poderia ele dizer de Deus? Como
poderia descrevê-Lo se Deus não tem forma, forma humana ou outra qualquer?
Perplexo, incapaz, não querendo atribuir-lhe explícita forma humana, teve de optar
pelo deixar ver apenas as costas e a mão - o que já é comprometedor - e o resto,
que cada um O imaginasse a seu modo. Bizarro, estranho, inacreditável para um
escritor dito inspirado pelo mesmo Javé, Javé que, de tão humanizado, pouco ou
nada lhe resta de divino…

- Muitas outras ambiguidades perturbam a nossa mente questionadora. Mas,
referimos apenas mais esta: “Não te prostres diante de outro deus porque Javé
chama-Se Ciumento: Ele é um Deus ciumento.” (Ex 34,14) É mais uma característica
tipicamente humana atribuída ao… supostamente “todo-poderoso”.

O Livro do Êxodo termina com as ordens dadas por Javé a Moisés em relação ao
santuário, tudo repetindo enfadonhamente, tristemente… E perguntamo-nos:
afinal, que VERDADE encontrámos no Êxodo? Que Deus nos restou deste Deus tão
próximo e tão longe de Moisés e… de nós? Realmente - que pena! – restou-nos
um Deus muito mais Homem do que Deus!...

Sem comentários:

Enviar um comentário