quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quem me chamou Jesus Cristo? O Menino Jesus existiu? (41/?)

Quem me chamou Jesus Cristo? O Menino Jesus existiu? (41/?)

X
A verdade de mim
    Esta, a minha verdadeira vida pública. A “outra”, a narrada pelos evangelhos canónicos umas dezenas de anos depois da minha morte, toda a gente a conhece: os meus antepassados, o meu nascimento e meninice, e, silenciando totalmente a minha juventude, logo a minha idade adulta com o baptismo de João Baptista, as tentações no deserto, a escolha dos primeiros discípulos e todas as minhas pregações que se iniciaram na Galileia: o sermão da montanha, o Reino dos Céus, a reconciliação com o próximo, o arrancar um olho que leva à perdição, a não separação do casal, o evitar juramentos, o dar a face direita a quem vos bateu na esquerda, o amar os inimigos, o dar esmola, a oração de agradecimento, o jejum, a verdadeira riqueza, o Pai do Céu que se preocupa com os Seus filhos, o não julgar os outros, o caminho para a vida eterna, os falsos profetas, quem entra no Reino dos Céus, o cumprimento da Lei, o envio dos apóstolos a pregar a Boa Nova e a profecia dos sofrimentos que iriam padecer, a quem devemos temer, o Cristo motivo de divisão, a recompensa da vida eterna para o justo, a maldição sobre as cidades rebeldes, Deus a revelar-se aos humildes, a polémica do sábado, o encontro com o Diabo, a árvore e os seus frutos, o não querer receber a minha família, enfim, as parábolas do semeador, do trigo e do joio, do grão de mostarda, do fermento, do tesouro escondido, da pérola preciosa, da rede lançada ao mar...; depois, a minha rejeição em Nazaré, a luta contra antigas tradições, o que torna as pessoas impuras, a fé de uma estrangeira, a denúncia da maldade dos fariseus e saduceus, a minha transfiguração, a disputa sobre o imposto devido ao Templo, a alegria pela ovelha encontrada, o perdoar sempre, o divórcio, as crianças e o Reino de Deus, os ricos e esse mesmo Reino, a parábola dos trabalhadores da vinha, o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu para terem um bom lugar no Reino, a minha entrada triunfal em Jerusalém, a expulsão dos vendilhões do Templo, a parábola dos dois filhos, os planos dos fariseus para me apanharem em falso, a referência à ressurreição, o mandamento mais importante, a censura dos doutores da Lei e fariseus, o choro sobre Jerusalém, a profecia da destruição do Templo e do meu sofrimento e perseguição, o anúncio da vinda do Filho do Homem e do fim dos tempos seguido do Juízo Final, os planos para me matarem, a mulher que me derramou um frasco de alabastro sobre a cabeça, a última ceia, a minha oração no Getsémani, o beijo de Judas e a minha prisão, o meu julgamento, a morte de Judas enforcado na figueira, Pilatos e a minha condenação, a flagelação, a coroação de espinhos, o calvário, a crucifixão, a morte, a sepultura, a guarda do túmulo, a ressurreição, a ascensão aos céus; e, recheando tão cativante narrativa de acontecimentos e ensinamentos, os inúmeros milagres: cura de todo o tipo de doentes que me iam sendo apresentados, ressurreição de vários mortos, multiplicação de pães e peixes para alimentar multidões famintas, tempestades serenadas, água se transformando em vinho... e muitos outros, envolvendo cenas comoventes de pranto, humanidade e... fé.

4 comentários:

  1. Caríssimos leitores,
    Creio que haverá algumas dificuldades técnicas em fazerem comentários ao que por aqui vamos escrevendo. Vou tentar resolver o problema. Mas quem quiser comentar, envie-me o seu comentário para o meu mail - fr.dom@netcabo.pt - e eu o transferirei para aqui.
    As novas tecnologias que tantas coisas belas nos permitem também nos pregam partidas...

    ResponderEliminar
  2. Francisco D. Bom dia, vim lhe agradecer as palavras. E o prazer em conhece-lo é meu. Grata por sua presença. Com mais tempo voltarei para ler e comentar, achei interessante seus textos.
    Quanto as falhas na postagem dos comentários, creio que se voce retirar a opção de codigo de verificação, melhore.
    Tenha uma semana iluminada!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Luciene, por ter participado neste fórum de procura da Verdade "verdadeira" sobre as religiões em geral e a católica em particular. Terei muito prazer em vê-la por aqui.
      Retribuo abraço cordial cheio da maior simpatia.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar