quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 392/?

 

À procura da Verdade nas Cartas de Paulo 

 Carta aos Romanos - 5

 – “Ou não sabeis o que a Escritura diz na passagem em que Elias acusa Israel diante de Deus: «Senhor, mataram os teus profetas…» O que a voz divina lhe respondeu: «Reservei para mim sete mil homens…» (11,2-4)

– Ora mais uma vez temos Paulo a referir as Escrituras, com Deus a falar com o profeta Elias. Teremos que repetir que nem as Escrituras têm qualquer valor do ponto de vista histórico, nem Deus andava por ali a falar com este e mais aquele, renovando a noção de que Deus seria uma espécie de humanóide superior? Mais: não houve profetas nenhuns. Tudo o que afirmaram de acontecido foi elaborado após os factos terem ocorrido, ou era facilmente dedutível perante as circunstâncias… Tal como hoje: há por aí muitos profetas, profetas que, de vez em quando até acertam. Sobretudo os chamados profetas da desgraça…

– “Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis as suas decisões, e como são impenetráveis os seus caminhos! (…)” (11,33)

– Voltamos a um Deus humanizado. Muitas vezes um “humano superior” simpático, outras nem tanto, abusando da sua especificidade divina, mostrando o seu poder autocrático. Mas, como é Deus e os seus caminhos são impenetráveis…, valha-nos a Fé!

– “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. Desse modo, farás o outro corar de vergonha. Não te deixes vencer pelo mal mas vence o mal com o bem.” (12,20)

– Bons conselhos, não há dúvida. Mas digamos que não é nada fácil perdoar a um inimigo ou a alguém que nos fez mal. A vontade é de lhe desejar que arda nas profundezas dos infernos… (Embora o Inferno não exista!) Aliás, já Jesus dissera que fazer bem aos amigos não tem qualquer mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário