quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 361/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 55/?

 – “«Quando o Espírito vier, Ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o justo e quem é o condenado. Pecadores são aqueles que não acreditaram em Mim; o justo sou Eu, mas não Me vereis mais porque vou para o Pai; o condenado é o príncipe deste mundo que já foi condenado.»” (Jo 16,8-11)

Entenderam?

Mesmo que tivéssemos entendido, não vemos para que servem tais afirmações ou em que é que ajudam à clarificação das nossas ideias e das ideias dos que O ouviram, ninguém sabendo de que Espírito Jesus está falando, nem que de que mundo, nem de que pecado, nem de que condenação… Depois, dizendo que “Pecadores são aqueles que não acreditaram em Mim”, sendo portanto condenados, porta-se como os muçulmanos de hoje: se não acreditas em Alá és infiel! - o que não abona nada em seu favor e da mensagem que quereria transmitir.

– E o enigma continua… “«Ainda tenho muitas coisas para vos dizer mas agora não teríeis capacidades para as ouvir. Quando vier o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade. Ele não falará em seu nome mas dirá o que escutou e anunciar-vos-á o que ainda vai acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória porque vai receber daquilo que é meu e vo-lo interpretará. Tudo o que pertence ao Pai também é meu. Por isso é que Eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu e vo-lo interpretará.»” (Jo 16,12-17)

Perceberam? Acaso, os discípulos perceberam? – Nós não percebemos e não acreditamos que os discípulos tivessem percebido. Não há dúvida de que estamos nós, estariam eles necessitados de um Espírito de Verdade que nos e lhes explicasse tantas palavras enigmáticas…

E volta Jesus a interferir com o Pai para complicar as coisas…

Parece impossível! Porque é que Jesus, reconhecendo que os discípulos já não tinham capacidades para ouvir mais coisas, não simplifica não explica com clareza o que queria dizer? Assim, remetendo as explicações para o tal Espírito que ninguém nem os discípulos entendem, manifesta uma total incapacidade de transmitir a sua mensagem, o que leva a duvidar da sua divindade e do seu poder de comunicar... 

Ah, como se apouca, melhor, como João apouca - querendo talvez fazer o contrário - o "seu" Jesus Cristo, ao inventar a necessidade de um Espírito que procede do mesmo Pai donde certamente procedia o Filho, para interpretar as palavras desse mesmo Filho, quando estava ali Ele em pessoa para as interpretar! Temos, com toda a pena na alma, de admitir que não teria a capacidade para tal.

– Bem, admitir, não podemos admitir, pois era Deus com o Pai… Mas que não entendemos o porquê, é bem real!

– Enfim - e repetindo-nos - o que é realmente a… Verdade? Esta também será a pergunta que Pilatos fará a Jesus! (Jo 18,38) Mas é mais uma pergunta a que Jesus não soube, não pôde ou... não quis dar resposta! Com muita pena nossa que bem  gostaríamos de saber onde está a Verdade ou qual é a Verdade do nosso Fim último.

Mas talvez seja mais justo e mais verdadeiro dizer que não foi o Jesus real mas o Jesus inventado por João que não soube responder, sendo João a pôr na sua boca o que ele próprio ia fantasiando, não sabendo responder às perguntas que ele se ia fazendo a si próprio…

 

Sem comentários:

Enviar um comentário