quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 360/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 54/?

 – “«Disse-vos tudo isto para que não tenhais medo. Expulsar-vos-ão das sinagogas. E vai chegar o tempo em que alguém, ao matar-vos, pensará prestar um serviço a Deus. Eles farão isso porque não conhecem nem o Pai nem a Mim. Disse-vos tudo isto para que quando chegar a hora, vos lembreis do que Eu disse.»” (Jo 16,1-4)

– Alguém entenderá - perdoem-nos mais esta pergunta repetida - porque é que sendo a mensagem de Jesus Cristo uma mensagem de paz e de amor, leva a matar quem a prega e… ensina? E a matar em nome de Deus ou prestando um serviço a Deus?… Realmente, sobretudo no início, muitos foram os cristãos mártires. Mas, depois, foi o inverso: a Igreja mandou matar muitos dos seus opositores tal e qual como fazem hoje os muçulmanos, chamando infiéis a abater a todos os que não querem seguir o seu Maomé.

– “«Não vos disse tudo isto logo no princípio porque estava convosco. Digo-vo-lo agora, que vou para aquele que Me enviou. Então, nenhum de vós Me pergunta para onde é que Eu vou? Mas porque vos disse estas coisas, a tristeza encheu o vosso coração. A verdade é que é melhor para vós que Eu vá pois, se Eu não for, o Espírito não virá a vós. Mas se Eu for, enviar-vo-Lo-ei.»” (Jo 16,4-7)

– Até Jesus estranha que não Lhe perguntem para onde é que Ele vai!… Não acabara de afirmar que ia para aquele que O enviou, portanto, para o Pai? Afinal, acreditava ou não que os discípulos tinham entendido tudo quanto dissera acerca do Pai e… do Céu?…

A tristeza é natural para quem ainda não sabia bem o que andava ali a fazer na companhia de Jesus… Qual deles já não teria pensado num reino qualquer de Jesus Cristo, mas ali, escorraçando os romanos, tendo eles um dos lugares nesse reino?

Não cremos é que tenham entendido porque é que Jesus tinha de ir para o Pai para que o Espírito lhes fosse enviado…

Nem certamente - tal como nós - para que era necessário mais um… Espírito! Não bastaria um… Jesus já tão cheio de palavras enigmáticas, tendo eles que, a cada passo, perguntar o seu significado, obtendo respostas menos claras ainda do que as palavras que originaram tais dúvidas?!…

Mais uma vez nos parece que não é Jesus que fala mas o velho João. Senão, teremos de admitir que Jesus, com o aproximar da morte, estava cada vez mais perturbado, escondendo-se atrás de palavras-mistério sobre a vinda de um Espírito também misterioso… Desse modo, os discípulos ficavam sem a possibilidade de lhe fazerem mais perguntas incómodas.

Não há dúvida: este Jesus de João, além de pouco ter a ver com o Jesus histórico apresentado nos outros três evangelhos, ditos sinópticos, revela-se uma criatura frágil e confusa, repetindo-se sem qualquer hipótese de ser entendido.

Sem comentários:

Enviar um comentário