sábado, 12 de fevereiro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 341/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 35/?

 (Ainda em análise a morte e ressurreição de Lázaro)

– A obsessão de Jesus em que acreditemos que o Pai O enviou, provoca em nós mais uma angustiante pergunta: “Então, basta acreditar que o Pai O enviou para termos a vida eterna?" E voltaríamos ao rol de outras perguntas que já tantas vezes repetimos… Depois, não é só que O enviou é também que quem O vê a Ele, vê o Pai e que só faz a vontade daquele que O enviou, etc. etc.!

Também não sabemos como aceitar-entender este contínuo humanizar de Deus-Pai por parte de Jesus. Realmente, que ouvidos eram aqueles com que Deus-Pai sempre O ouvia?

E… o espectáculo! Quanto não daríamos para estar lá! Primeiro, a voz forte, altissonante, decidida de Jesus… Logo de seguida, o morto a sair pelo seu pé!… Com aquelas ligaduras todas, bem mais pareceria um fantasma caminhando!…

Temos vontade de perguntar: Que pensou toda aquela gente que tal facto presenciava? Teve receio ou ficou estupefacta perante o insólito de algo nunca visto, nunca tido como possível, totalmente inexplicável? Oiçamos:

– “Muitos acreditaram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito.” (Jo 11,45-46)

– A palavra "porém" leva a crer que os que foram ter com os fariseus quiseram denunciar Jesus, embora também pertencessem ao rol dos muitos que acreditaram. Não compreenderiam, certamente, eram as razões de tanto ódio a Jesus por parte daquelas autoridades judaicas. Nós também não. Mas também não compreendemos como é que tal milagre, mais uma vez, não tem uma eficácia total. Porquê apenas "muitos" e não todos? Se fosse hoje…

Mas hoje, infelizmente, não temos cá Jesus a fazer milagres. Por isso…

Nem Jesus nem nenhum dos seus discípulos… E cremos que ninguém entenderá o porquê de tantos milagres enquanto Jesus viveu e hoje, que tanto precisávamos deles para acreditarmos,… nada!

1 comentário:

  1. Polémicas religiosas à parte, falemos de coisas bem "melhores"! Eis seis dicas para ter uma VIDA SAUDÁVEL, ALEGRE E FELIZ:
    1 - Apanha sol e deleita-te nos Belos da Natureza
    2 - Arranja uma profissão ou hobby em que te sintas realizado
    3 - Faz exercício físico e, de seguida, dá repouso ao teu corpo
    4 - Tem uma alimentação saudável
    5 - Tenta fazer felizes os que te rodeiam.
    6 - Cultiva os amigos.
    BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar