sábado, 2 de outubro de 2021

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 323/?

 À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 18/?

 – As palavras-enigma-mistério… continuam: “«Eu vou-Me embora. Vós haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Para onde Eu vou, vós não podeis ir. (…) Vós sois cá de baixo. Eu venho lá de cima. Vós sois deste mundo, mas Eu não sou deste mundo. É por isso que Eu digo que vós ireis morrer nos vossos pecados.» Então, as autoridades dos judeus perguntaram-Lhe: «Quem és Tu, afinal?» Respondeu-lhes Jesus: «O que estou a dizer desde o princípio. Eu poderia dizer muitas coisas a vosso respeito e condenar-vos. Mas aquele que Me enviou é verdadeiro e Eu digo ao mundo as coisas que Lhe ouvi.» (…) Quando levantardes o Filho do Homem, então sabereis quem Eu sou e que não faço nada por Mim mesmo, pois digo apenas aquilo que o Pai Me ensinou. Aquele que Me enviou está comigo. Ele não Me deixou sozinho porque faço sempre o que Lhe agrada.»” (Jo 8,21-29)

– Perante tais palavras, muitas delas repetidas, as perguntas saltam-nos da mente como angústias descontroladas!… Pois, quando O havemos de procurar? Porque morreremos no nosso pecado? Que pecado? O de não acreditarmos nele por incapacidade de entendimento dos seus argumentos-sofismas?

Que somos cá de baixo, já nós sabemos. Mas… o que é vir lá de cima? Linguagem popular para indicar o Céu ou desconhecia Jesus que o “lá em cima” simplesmente não existe, pois tudo é apenas espaço interplanetário?

Onde será realmente o Seu mundo, já que não é deste? Como podemos acreditar em tal mundo se apenas sabemos que existe pelas suas afirmações sem provas?

E compreenderam a resposta de Jesus à pergunta “Quem és Tu?”? – Sem dúvida! Desde o princípio, que está dizendo que é o Filho de Deus. Nós é que não entendemos como pode ser o seu testemunho verdadeiro, apesar de todos os seus esforços, de todas as explicações, de todos os seus argumentos do Pai que O enviou e que dá testemunho dele…

E novamente a total dependência do… Pai: “digo as coisas que Lhe ouvi.” Com que ouvidos? Com que olhos Jesus viu ou… vê o Pai? Que coisas Lhe diz o Pai? Afinal, quem é o Pai?

Sempre o mesmo mistério divino de Pai e Filho que ora parecem ser Um ora Dois, obedecendo o Filho cegamente ao Pai, o que ontologicamente não é possível aceitar…

E se é mistério… como exigir-nos que o entendamos? Como?…

Enfim, esta constante obsessão pela dupla Pai-Filho, tantas vezes repetida, leva-nos a descrer que tenha sido Jesus o seu autor mas o próprio João, confuso pela sua senilidade, a construir um Jesus utópico, confuso, misterioso e… ignorante, assentando toda a sua teoria no mistério, retirando-lhe assim qualquer credibilidade que quiséssemos ter nele.

– O milagre da cura do filho do funcionário romano “foi o segundo de Jesus”. (Jo 4,54) Esta precisão “segundo” deixa-nos sérias dúvidas… Não tinha já Nicodemos dito “Ninguém pode fazer os milagres que Tu fazes se Deus não estiver com Ele.”? (Jo 3,2) Então este “segundo” foi lapso histórico ou da memória do velho João…

– “E tanto ele como toda a sua família acreditaram em Jesus.” (Jo 4,53) Embora a facilidade de fazer milagres fosse muita, parece ter sido pouco frutífero uma só família acreditar por ter visto o filho do oficial ficar curado. Imaginemos que Jesus vinha cá de novo à Terra… Se tivesse de fazer um milagre em cada família para que toda a família acreditasse… Inconcebível, não?!…

Aliás, ao ouvir o pedido do oficial “Vem depressa comigo antes que o meu filho morra” Jesus queixou-se: “Vós só acreditais quando vedes prodígios e milagres.” Mas lá lhe fez a vontade: “Podes ir, que o teu filho está vivo.” E naquela mesma hora, o rapaz ficou curado.

É realmente espantosa esta capacidade de fazer milagres, mesmo à distância. Tão espantosa que duvidamos seriamente dela, considerando os milagres como “factos” arquitectados pelos evangelistas para divinizarem, junto dos novos adeptos da nova religião, o seu Jesus misterioso…

Não há dúvida de que, para o crente, o mistério e o milagre são os fundamentos da sua Fé

3 comentários:

  1. Sabemos que do NT só temos cópias do século III, tendo-se perdido todos os originais. Por estes anos, discutia-se a verdadeira natureza de Jesus e da sua ligação de Filho a Deus, havendo muitos que contestavam a teoria da Trindade, baseada em Mateus: "... baptizai-os em nome da Pai, do Filho e do Espírito Santo". Estes textos de João poderão eventualmente ter sido alterados do original para tentarem - obviamente sem o conseguir - definirem essa natureza.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Francisco, de Jesus acredito que foi pelo menos um grande homem, fez uma história moral global que dura há dois mil anos, e toda a gente do Ocidente continua a andar com ele na boca.

    Para distrair deixo uma canção dos "Cabeças no ar" com o título "Jesus no secundário" ;)

    https://www.youtube.com/watch?v=EDBTPeEPkNs

    ResponderEliminar
  3. Fez uma história moral global, dignificando a pessoa humana, apelando à igualdade e fraternidade universais. Infelizmente, os Homens, na sua globalidade, continuam a não ouvi-Lo!

    ResponderEliminar