sexta-feira, 1 de maio de 2020

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 264/?


À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. MATEUS – 60/?

– Não sabemos se os textos apocalípticos que se seguem saíram todos da boca de Jesus ou se, à boa maneira do A.T., foram colocados pelo evangelista na sua boca. É que o estilo é o mesmo de antigamente… É o Dia de Javé! O Dia do Senhor! O Dia do Juízo ou Julgamento Final! O Dia do Filho do Homem! O Dia da Ira!…Então, oiçamos:
 – “Não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído. (…) «Quando vai acontecer isso e qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?» (…) «Cuidado (…) porque muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Messias. (…) Ouvireis falar de guerras (…) mas ainda não é o fim. (…) Haverá fome e terramotos (…). Então irão matar-vos. Sereis odiados (…). Vão surgir muitos falsos profetas. (…) A maldade espalhar-se-á tanto que o amor de muitos resfriará. Mas quem perseverar até ao fim, será salvo. E esta Boa Notícia sobre o Reino será anunciada pelo mundo inteiro, como um testemunho para todas as nações. Então, chegará o fim. (…) Quem estiver no terraço, não desça (…). Quem estiver no campo, não volte (…). Infelizes as mulheres grávidas (…). Rezai para que a vossa fuga não se dê no inverno nem num dia de sábado. Pois nessa hora haverá uma grande tribulação (…). Mas esses dias serão abreviados por causa dos eleitos. (…) Vão aparecer falsos Messias e falsos profetas que farão grandes sinais e prodígios a ponto de enganar até mesmo os eleitos. (…) Estou a dizer-vos isto antes que aconteça (…). (Mt 24,2-25)
– Realmente, o Templo foi destruído no ano 70. Mas quantas vezes o não fora já destruído e saqueado e de novo reconstruído com o dinheiro do povo e o… óbolo da viúva comprometida com a Lei sacerdotal, e tudo em nome de… Deus?!
Depois,… que profecias! Que presságios catastróficos! Que tragédias! Que desgraças à escala planetária!
Mas, afinal, de que fim fala Jesus Cristo? Ainda se falasse do fim inexorável de cada um que morre? Ou do fim da Terra anunciado pela Ciência para daqui a uns cinco mil milhões de anos? Não: é de um fim da Humanidade e… para breve! O que, obviamente, não aconteceu.
E a Boa Nova do Reino - que continuamos sem saber muito bem o que é ou como se constrói na Terra, visando o Céu! - quando é que essa Boa Nova se espalhará pelo mundo inteiro? Ou em todo o Universo, onde houver seres racionais que sintam como nós, a necessidade de um Céu ou de uma eternidade?… (É que, pela lei das probabilidades, haverá muitas "Terras" nesse imenso Universo, com milhares de milhões de estrelas semelhantes ao nosso Sol, em milhares de milhões de galáxias semelhantes à nossa Via Láctea e, nelas, terão aparecido humanos semelhantes aos da nossa Terra, minúsculo pontinho perdido na ponta da Galáxia...) Constata-se que, após dois mil anos, a chamada Boa Nova de Jesus, apelidado de Filho de Deus e, ao mesmo tempo, Seu mensageiro, não se espalhou por toda a Terra e que, por onde se espalhou, muitos já deixaram de acreditar nela por tudo o que de incongruente ele contém - como temos vindo a constatar. Assim, somos levados a admitir que será mais um fracasso do Deus-Pai de JC… É que nem foi o fim da Humanidade nem o anúncio do Reino de Deus se espalhou por toda a Terra. Como acreditar, então, na veracidade destes textos? Ou admitimos a sua não veracidade ou admitimos o total engano do… Filho de Deus! Não sei qual das premissas os crentes escolherão…


1 comentário:

  1. Estado de emergência ou de Calamidade? - Não importa. Isto é época de viver com um vírus virulento e altamente contagiante. Mas... época de viver, de sair à rua, de ir trabalhar (quem ainda tem trabalho!), sejam novos sejam velhos. É que só temos esta vida, caramba! Temos é que utilizar todos os cuidados possíveis. Se, mesmo assim, ele nos "caçar", talvez nos curemos ou talvez seja o fim. Mas será um fim glorioso porque fomos à luta, fomos à... VIDA!

    ResponderEliminar