sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 234/?


À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. MATEUS – 30/?

– Outro milagre: Jesus e Pedro caminham sobre as águas! Aqui, parece que Jesus se quis “divertir” um pouco, usando o seu poder e pondo à prova Pedro que, duvidando, bem se ia afundando!…: “Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?»” (Mt 14,31)
– Obviamente que Jesus também poderia divertir-Se. Afinal, era também homem que, a não se divertir, morreria de tristeza… Divertir-se com milagres é que já não sabemos se foi lá assim muito divino… Mas podemos aquilatar de quantos encontros-desencontros não traria a Jesus Cristo o “facto” de ser Deus e homem ao mesmo tempo… Seria?!
O milagre, naquele tempo, parecia ser tão “natural” que Pedro não se coíbe de pedir: “Senhor, se és Tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.” (Mt 14,28)
Mas a impressão com que ficamos é de que há milagres absolutamente nada justificáveis. É o caso do referido e logo outro: “E o vento parou. Os que estavam na barca ajoelharam-se diante de Jesus, dizendo: «De facto, Tu és o Filho de Deus.»” (Mt 14,32-33) E nós, que dizemos? Aqueles viram e… acreditaram. Nós também quiséramos acreditar, mas… não conseguimos! E não conseguimos porque este Mateus não pára de nos surpreender – e de se desacreditar! - com tanta narrativa milagreira: “Todos os que Lhe tocavam ficavam curados.” (Mt 14,36)
– Muitos doentes havia por aquelas paragens, santo Deus!… Então, voltamos a perguntar: “Como é possível, ao verem tantos milagres, não seguirem Jesus Cristo?” Pelo menos, os inúmeros doentes curados… Ao menos esses teriam acreditado nele e escolhido a porta estreita para entrarem no Céu de Deus Pai!… Acaso escolheram? Quem no-lo poderá revelar? E onde estavam eles “na hora em que O entregaram à morte”?
– “Esvaziastes a palavra de Deus com a vossa tradição. Hipócritas!” (Mt 15,6-7) “Não vos preocupeis com eles. São cegos guiando cegos.” (Mt 15,14)
– Porque se permite Jesus guerrear com os fariseus e doutores da Lei, apelando à desobediência, em vez de usar do poder da sua palavra para os convencer da sua mensagem de VIDA ETERNA NO CÉU?
E cita Isaías, chamando-lhe profeta: “Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim.” acrescentando: “É do coração que vêm as más intenções: crimes, adultério, imoralidade, roubos, falsos testemunhos, calúnias.” (Mt 15,8 e 19)
– Isto tudo porque os fariseus acusavam os discípulos de Jesus de não lavarem as mãos antes de comer… (Mt 15,2), facto realmente sem qualquer significado perante o pecado que leva a alma ao… inferno!
Referir que realmente não é no coração mas no cérebro que está a fonte de todos os nossos pensamentos e sensações, é pouco relevante. Se tal dissesse Jesus, quem do seu tempo O compreenderia?… Aqui, Jesus falou o terra-a-terra necessário para se fazer entender.
Pena que o não tenha feito noutras ocasiões bem mais importantes, fundamentais e essenciais, aquelas que nos deixam tantas interrogações sem resposta…

Sem comentários:

Enviar um comentário