sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 232/?



À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. MATEUS – 28/?

– Também não nos parece que tenha qualquer lógica, no contexto da salvação e do alcançar o Reino de Deus, o desabafo de Cristo: “Qualquer profeta é respeitado em toda a parte, menos na sua terra e no meio da sua família.” (Mt 13,57). Se tal é, às vezes, verdade, em contextos de “terra-terra”, nunca o deveria/poderia ser em contexto de terra-céu…
– Mas há outro problema: “As pessoas ficavam admiradas e diziam: «De onde vêm esta sabedoria e estes milagres? Este homem não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não se chama Maria e os seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram connosco? Então, de onde vem tudo isto?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. (…) E Jesus não fez ali muitos milagres por causa da falta de fé deles.” (Mt 13,54-58)
– Não! Não se entende que os seus O não tenham recebido nem tenham acreditado nos seus milagres! Não é admissível tal “derrota” divina – facto que já referimos noutros raciocínios.
E novamente, referências ao pai carpinteiro, aos irmãos e irmãs… que só a fé na não totalmente clara palavra de Mateus (Mt 1,18-25) nos leva a concluir que eram parentes ou familiares e não realmente irmãos no sangue e filhos de tal pai.
Mas permitam-nos, ao menos por uma vez, deixar o nosso exacerbado racionalismo de analista crítico para nos deliciarmos com esta encantadora “realidade” de uma Virgem que dá à luz por obra e graça do Divino Espírito Santo! Poderíamos perguntar, parafraseando Jesus Cristo: “O que é mais fácil: dar de comer a dez mil com cinco pães e dois peixes ou fazer encarnar o Verbo Divino no seio de uma Virgem?” E assim, toda a poesia que Maria representa, representou e representará para o mundo cristão permanecerá pelos séculos dos séculos… talvez sem fim, Ámen!…
Só nos resta perguntar, criticamente curiosos: “Quem contou a Mateus os “factos” que narra em 1,18-25, sobre a origem de Jesus nascido de Maria Virgem?”
– Cortam a cabeça a João Baptista, por uma jura que parece de brincadeira… (Mt 14,1-12) A vida de uma pessoa pela jura a uma mulher!… Enfim, hoje fazem-se coisas semelhantes ou… piores!

Sem comentários:

Enviar um comentário