quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 230/?



À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. MATEUS – 26/?

– O Reino dos Céus!… Agora, sim! Agora, Jesus vai explicar-no-lo, “claramente” por meio de parábolas e alegorias… Alegorias, parábolas e comparações certamente facilmente decifráveis, para serem por todos entendidas.
Então, compara-se o Reino dos Céus “ao homem que semeou boa semente no seu campo”, onde também nasceu joio; “ao grão de mostarda que é a mais pequena das sementes mas quando a planta cresce, é a maior das árvores”; “ao fermento que leveda toda a massa”; “ao tesouro escondido no campo” e compra-se o campo para se ficar com o tesouro; “à pérola de grande valor”, vendendo-se tudo para se poder comprar a pérola; “à rede que se lança ao mar e apanha toda a espécie de peixes”, ficando os pescadores só com os bons peixes! (Mt 13,18-48)
– Perceberam? Os discípulos também não: “Explica-nos o que significa a comparação do joio.” (Mt 13,36). E o que são as “pessoas que pertencem ao Reino de Deus”? E “as pessoas que pertencem a Satanás”? O que é realmente o “fim do mundo”? O que realmente quer dizer: “O Filho do Homem mandará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino (…) todos os que praticam o mal, para os lançarem na fornalha acesa. Ali haverá choro e ranger de dentes (…). Os justos de Deus brilharão como o Sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!” (Mt 13,38-43)?
– Ah quantas perguntas tal intervenção apocalíptica de Jesus nos levanta!… Que fornalha acesa e quem a acenderá ou acendeu para nela castigar os muitos milhões de seres humanos que já morreram? Quem terá olhos para chorar e dentes para ranger? Sobre quem reinará realmente o Pai? Que tipo de Reino? Que anjos? Se tudo isto é realmente o Fim Último do Homem, porque não fala Cristo claramente?…
E onde a justiça divina, se o Céu é só para os… que têm ouvidos para ouvir? Não é Deus que dá tais ouvidos? Porquê a uns dá e a outros não? Condena a uns e a outros salva? Não nos venham dizer que somos nós que não queremos ouvir, que somos nós que, pela nossa vida, rejeitamos a salvação! Não! Nós só queríamos era ter certezas e não enigmas que ninguém sabe desvendar!
É: tudo parece estar tão eivado de humano - como constatámos no A.T. - que a credibilidade divina se esfuma na penumbra do não-claro entendimento. Não se esperaria muito mais de um Deus que vestisse a condição humana? Não é Jesus Cristo este Divino-Humano, este Deus feito Homem, o Filho de Deus ou Filho do Homem, como Ele gosta de se denominar?
As parábolas não deixaram os discípulos indiferentes: “«Porque usas parábolas para falar com eles?» Jesus respondeu: «Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não. Pois a quem tem será dado ainda mais, será dado em abundância; mas àquele que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que uso parábolas para falar com eles: assim olham e não vêem, ouvem e não escutam nem compreendem. Deste modo se cumpre para eles a profecia de Isaías: «É certo que ouvireis, porém nada compreendereis. É certo que vereis mas nada percebereis. Porque o coração deste povo tornou-se insensível. São duros de ouvido e fecharam os olhos para não ver com os olhos e não ouvir com os ouvidos, não compreender com o coração e não se converter. Assim, não podem ser curados.» Vós porém, sois felizes, porque os vossos olhos vêem e os vossos ouvidos ouvem. Eu vos garanto: muitos profetas e justos desejaram ver o que estais a ver e não puderam ver; desejaram ouvir o que estais a ouvir e não puderam ouvir.»” (Mt 13,12-17)
– Quantas perguntas tal longo texto nos põe a bailar na mente e… no coração! Quantas! Como é possível afirmar que o Reino do Céu – Reino que afinal ninguém entendeu! - é só para alguns? Só “para… vós” - eles os discípulos? Como? Pior: como pode JC dizer que fala por parábolas para que, ouvindo, o povo não entenda? Como?!

1 comentário:

  1. Reino dos céus é um estado da mente. Entramos nele quando praticamos o amor que Cristo ensinou.

    ResponderEliminar