domingo, 4 de agosto de 2019

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 228/?


À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. MATEUS – 24/?

– “Raça de cobras venenosas! (…) Geração má e adúltera!” (Mt 12, 34 e 39) - chama Jesus aos fariseus e doutores da Lei.
É preciso coragem, não é? Mas o que é certo é que isso valeu-Lhe a morte! E – frustração das frustrações! - não os convenceu nem… os converteu!
– “No dia do julgamento, todos devem prestar contas de cada palavra inútil que tiverem dito. (…) Serás justificado ou condenado pelas tuas próprias palavras.” (Mt 12,36-37)
– Que julgamento será este? - voltamos a perguntar, porque é realmente intrigante. Acaso Jesus o explicou claramente? Não se limitou também a afirmá-lo assim sem mais? E nós, o que é que fazemos? Acreditamos também assim sem mais ou questionamos e… duvidamos, embora não saibamos o que fazer com as nossas dúvidas?
Haverá mesmo dia do juízo? Onde? Quando? Como? Com que corpo? Com que alma? Depois, a salvação ou condenação só pelas palavras não se entende e contradiz o próprio Cristo, em, por exemplo, Mt 5,28. É que há as obras…  E há as boas e as más intenções… há os desejos, os pensamentos, os sonhos…
É! Se eu cobiçar a mulher do próximo, mesmo sem dizer palavra… Ou se eu me comover até às lágrimas com o sofrimento alheio e ajudar anonimamente… como aliás aconselha Cristo em Mt 6… Nitidamente, parece ter havido aqui uma falha na inspiração divina de Mateus! Ou “as palavras” têm aqui outro significado, sem que possamos descortiná-lo.

– Para os doutores da Lei e os fariseus, não chegavam ainda todos os inúmeros milagres já realizados por Cristo: “Mestre, queríamos ver-Te fazer um milagre.” (Mt 12,38)
E a resposta foi… evasiva. Jesus chama-lhes “geração má e adúltera” e acrescenta: “Só lhes será dado o sinal de Jonas. Assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra.” (Mt 12,40)
No A.T. também há várias histórias de milagres. Um deles é o de Jonas que, lançado ao mar, é engolido por um peixe muito grande que, depois, o coloca na areia, por ordem de Javé, ao fim de três dias e três noites no seu ventre. (Jn 2)
A referência ao que mais tarde vai acontecer a Jesus parece evidente. Se bem que Jesus morre às três horas de sexta-feira, é sepultado nesse dia e é dado como ressuscitado no domingo de manhãzinha. Contas feitas, são apenas duas noites e três dias muito mal contados…
Santo Deus, muitos milagres se faziam naqueles tempos!… Porque é que agora não há notícia de nenhum? Não precisávamos bem deles para nos “convertermos”?
Fica a pergunta para os mais exigentes nestas críticas bíblicas…

Sem comentários:

Enviar um comentário