terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo Testamento (AT) - 85/?

À procura da VERDADE 
nos LIVROS SAPIENCIAIS e POÉTICOS
  
O livro dos SALMOS 2/6

- “Javé examina o justo e o injusto. (…) Fará chover sobre os injustos,
brasas e enxofre (…) e os corações rectos contemplarão a sua face.” 
(Sl 11,5-7) Será? Este era o dilema de Job.
- “Javé, até quando me esquecerás? (…) Até quando o meu inimigo vai 
triunfar?” (Sl 13,2-3) É Job sempre presente!
- “Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer. Mas (…) eles vão 
tremer de medo porque Deus está com os justos.” (Sl 14,3 e 5) Hum! 
Job disse exactamente o contrário…
- “(…) Poderá hospedar-se na Tua tenda (…) quem despreza o injusto e 
honra os que temem Javé.” (Sl 15, 1 e 4) Estamos perante uma religião 
baseada no medo, num Deus que atemoriza.
- “Javé, Tu és o meu bem! Os deuses e senhores da Terra não me 
satisfazem.” (Sl 16,2) Não seria bem assim: sabemos pela própria Bíblia 
que os israelitas eram propensos a adorar ídolos. Influências certamente 
das religiões antigas egípcias, mesopotâmicas e caldaicas.
- “Tu és a minha força! Eu invoquei Javé e fui salvo dos meus inimigos! (…) 
Persegui (…) os meus inimigos (…) derrotei-os (…) caíram debaixo dos 
meus pés!” (Sl 18,1 e 4 e 38-39) Trata-se de David que agradece a Javé a 
vitória. Uma oração de guerreiro vencedor. Compreensível, embora sem 
nada de divino.
- “Que Javé realize todos os teus pedidos!” (Sl 20,6) É bem humano tal 
desejo. Mas… é o que todos desejamos sinceramente, ou talvez não, aos 
amigos: “Bom ano!”, “Feliz aniversário!”, “Oxalá tenhas sorte!”…
- “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”(Sl 22,2) - começa este 
belo salmo de lamentações, salmo que será o grito de desespero que Jesus 
lançou a seu Pai, do alto da cruz onde agonizava. (Mt 27,46) Poderemos 
fazer duas perguntas, talvez hereges mas… bem sentidas por perturbantes: 
“Que sentiste, ó Cristo, naquela hora de sofrimento atroz, pés e mãos 
rasgados pelos pregos, em relação a teu Pai que Te fez passar por tamanha 
humilhação?” “E Tu, Pai, como foste capaz de deixar morrer numa cruz o 
Teu filho muito amado?” Mais herege ainda: “Haverá alguma prova 
credível de que Jesus era filho de Deus, Deus a quem chamava Pai?”
- “(…) Entre si repartem as minhas vestes e sorteiam a minha túnica.” 
(Sl 22,19) Assim fizeram os soldados, após terem crucificado Jesus, 
cumprindo – ou talvez não! – o salmo profético! (Jo 19, 23-24) Mas o 
salmista termina louvando a Javé: “Javé far-me-á viver para Ele, a minha 
descendência (…) contará a sua justiça (…)” (Sl 22,31) Será?
- “Javé é o meu pastor, nada me falta.” (Sl 23,1) Bonito, poético, bucólico! 
Mas… a realidade da vida é bem diferente!
- “É Javé o herói valoroso! É Javé o herói das guerras!” (Sl 24,8) “Vê os 
meus inimigos que se multiplicam (…) Guarda-me a vida!” (Sl 25,19) 
“Que um exército acampe contra mim (…) pois Ele oculta-me na sua tenda. 
(…) Não me entregues à vontade dos meus adversários. (…).” (Sl 27,3-12) 
Na realidade, e no campo de batalha, se a táctica não for de vitória, a derrota 
será certa! De nada valerá a força de Javé!
- “Javé, meu Deus, eu gritei por Ti e Tu me curaste. (…) Por isso o meu 
ser canta para Ti. (…) Eu Te louvarei para sempre.” (Sl 30,3-13) 
Agradecimento! Louvor! Será que Javé precisa de louvor ou somos nós 
que precisamos de O louvar porque sem Ele não nos entendemos? E foi 
Javé que curou? Que provas?
- “Os injustos sofrem muitos tormentos mas o amor envolve quem confia 
em Javé.” (Sl 32,10) “Que a Terra inteira tema a Javé. Que o temam todos 
os habitantes do mundo. (…) Javé cuida daqueles que O temem.” 
(Sl 33 8-18) “Vou bendizer a Javé em todo o tempo (…) Provai e vede como 
Javé é bom (…) Teme a Javé (…) pois nada falta aos que O temem.” 
(Sl 34,2-10) Sempre o temor de Javé! Porquê tanto temor, meu Deus?!
- Tirando as referências a Javé, o salmo 37 dá bons conselhos: “Não te irrites 
(…), não tenhas inveja (…), confia em Javé (…), pratica o bem (…), vive 
tranquilo (…), coloca em Javé o teu prazer (…) entrega o teu caminho a 
Javé (…), deixa a ira, abandona o furor: só farias o mal.” (Sl 37,1-34)

- “(...) Todo o homem não passa de um vazio, todo o homem é apenas 
aparência. O homem vai e vem como sombra e labuta por um nada: amontoa 
e não sabe quem vai recolher.” (Sl 39,6-14) Bem realista, não é? Veremos o 
mesmo pensamento no Eclesiastes 9. 

Sem comentários:

Enviar um comentário