sábado, 2 de janeiro de 2016

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo Testamento (AT) - 82/?

À procura da VERDADE 
nos LIVROS SAPIENCIAIS e POÉTICOS
  
O livro de JOB 5/6

- Aparece então um outro contraponente que “ficou indignado com Job 
porque este pretendia ter razão contra Deus.” (Job 32,2), argumentando: 
“ (…) Eu digo que tu não tens razão porque Deus é maior que o Homem.” 
(Job 33,12) “Deus fala ora de um modo ora de outro, mas as pessoas 
não prestam atenção. Ele fala em sonhos. (…) Às vezes, Deus também 
corrige o Homem com o sofrimento. (…) Longe de Deus praticar o mal, 
longe do Todo-poderoso praticar a injustiça! Deus paga ao Homem 
conforme as suas obras, (…) não age de modo injusto, (…), nunca viola 
o direito. (…) Quem é inimigo do direito conseguiria governar? 
(…) Deus não é parcial a favor dos poderosos nem favorece o rico contra 
o pobre. (…) Job não sabe o que diz. (…) Ao pecado, junta a revolta, 
(…) semeia a dúvida entre nós e multiplica os seus protestos contra 
Deus.” (Job 33 e 34). E repete o que outros já disseram: “Se pecares, que 
mal fazes a Deus? Se és justo, o que é que Lhe estás a dar?” (Job 35) E 
envaidece-se: “Os meus argumentos não são falsos; tens diante de ti um 
sábio consumado.” (Job 36,4) E termina, repetindo: “Deus é poderoso e 
não despreza o coração sincero. Ele não deixa viver o ímpio e faz justiça 
aos pobres. Não afasta os seus olhos dos justos (…)” (Job 36,5-6)
- Aqui, Job talvez cansado de argumentar, nada disse, embora certamente 
lhe apetecesse gritar: «Comigo, Deus faz exactamente o contrário do 
que dizes!»? Na realidade, todos sabemos que os mais corruptos e 
criminosos deste mundo são os que, em princípio, vivem mais 
faustosamente e sem quaisquer problemas de subsistência.
- Então, perante o inusitado silêncio de Job, o outro acrescenta: 
“Deus, porém, salva o pobre através da aflição e abre-lhe os ouvidos por 
meio do sofrimento.” (Job 36,15). É, obviamente, uma afirmação de 
total nonsens! Não é exactamente isto que Job reprova em Deus? Não 
é contra o sofrimento que todo o Homem luta, lutando sempre pela 
sobrevivência e por uma vida feliz no corpo e na alma, afastando a morte 
até não a poder vencer mais, pela velhice inexorável?
- Mas diz mais: “Não te voltes para a injustiça porque foi por causa dela 
que foste provado através da aflição. Vê como Deus é sublime. (…) Quem 
é que Lhe ensina o caminho ou pode acusá-Lo de injustiça?” 
(Job 36,21-23). Ora, acusá-Lo de comprovada injustiça é o que Job tem 
estado a fazer desde o início das suas lamentações…
- Job tanto invectivou Javé que Este lhe respondeu, “do meio da 
tempestade” (para criar um maravilhoso distante e… temeroso!), em desafio: 
“Se és homem, prepara-te; vou interrogar-te e tu responder-Me-ás.” 
(Job 38,1-3) E Javé começa, altivo, Todo-poderoso: “Onde é que estavas 
quando Eu lancei os fundamentos da Terra? (…) Sabes quem (…) ? Quem (…)? 
Quem (…)? Alguma vez na tua vida, deste ordens ao amanhecer (…)? 
Acaso deste ordens à Terra (…)? Já desceste às fontes do mar (…)? 
Já examinaste (…)? Já entraste (…)? Quem (…)? Quem (…)? És tu que (…)? 
És tu que (…)? Conheces (…)? És capaz de (…)? Porventura a tua voz (…)? 
Quem pôs (…)? Quem está (…)? És tu que (…)? Sabes quando (…)? Quem 
solta (…)? (Job 38-39)
- E muitas mais perguntas o Criador faz a Job, concluindo de forma 
sarcástica: “O adversário vai querer continuar a discutir com o 
Todo-poderoso? Quem critica a Deus irá responder?” (Job 40,2) Perante 
tamanha avalanche de invectivas de Javé, Job suspira: “Sinto-me arrasado. 
Que posso eu replicar?!” (Job 40,4)
- Mesmo assim, Javé não desiste, insistindo: “Se és homem, prepara-te: vou 
interrogar-te e responder-Me-ás. Atreves-te a anular a Minha justiça e a 
condenar-Me para te justificares a ti mesmo? Tens um braço semelhante 
ao braço de Deus? A tua voz (…)? Então, reveste-te de majestade (…) 
Espalha o ardor da tua ira (…) Humilha com o teu olhar arrogante e esmaga 
os injustos (…) Enterra-os (…) amarra-os (…)”. E termina, ironizando: 
“Então, também Eu te louvarei (…)” (Job 40,7-14)
- É, pelo menos, triste para um Deus ironizar assim com um justo como 
era Job!… Depois, este Deus - “inventado”, claro, pelo autor! - dá uma 
ideia de Si mesmo tão, tão, tão mesquinha! Que ideia fará realmente, como 
autor clarividente que parece ser, do Deus da História dos seus antepassados? 
Não é este afrontar de Deus a Job um caricaturar o Deus bélico, irado, o Deus 
forte e guerreiro, o Deus dos Exércitos, o Todo-poderoso que a todos 
vence e ordena chacinas e mortandades? Não pretende exactamente 
o ridículo?

- Fica a pergunta. Uma acha mais para a fogueira da nossa condenação, 
condenação da religião judaica e do seu Javé sanguinolento, irado, 
ciumento, bem como da religião cristã cujos autores e fundadores 
deturparam, perversamente e a seu belo prazer, a mensagem de Jesus, 
para atingirem os seus objectivos de domínio dos povos e das consciências. 
E nasceu o mito de Deus ter vindo à Terra, encarnando em Jesus, com 
todo aquele cerimonial inventado pelo evangelista Lucas, tornando Jesus 
FILHO REAL DE DEUS, um deus que – vá-se lá saber porquê! – já não 
era o sanguinolento Javé que, portanto, acabava ali de… morrer!

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