quarta-feira, 18 de junho de 2014

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo testamento (AT) - 24/?




À procura da VERDADE no livro do Êxodo - 8

 
- “Quem tiver relações sexuais com algum animal, será réu de morte.”

- Sem comentários!… De qualquer modo, condenar à morte alguém que
teve um tal deslize não deixa de ser pena desadequada ao acto. Javé
deveria ter pensado nisso…

- “A minha ira inflamar-se-á e far-vos-ei perecer à espada: as vossas
mulheres ficarão viúvas e os vossos filhos ficarão órfãos.”

- Os homens! Aqui, só eles são os visados pela ira divina! E porque
não as mulheres?!!!

- “Trabalharás durante seis dias e descansarás no sétimo dia, para
que o teu boi e o teu jumento descansem (…)”; “Três vezes no ano,
celebrarás uma festa em minha honra.”

- Foi há três mil anos. Se fosse agora, que diria Javé? Certamente,
aumentaria para dois os dias de descanso e de três para treze os dias
de festa!!!

- “O meu anjo irá à tua frente e introduzir-te-á na terra dos (…) cananeus (…)
e Eu acabarei com eles. (…) Destrói os seus deuses e quebra os seus
monumentos sagrados. Servi a Javé (…) Enviarei diante de ti o meu terror (…)
e farei com que todos os teus inimigos fujam de ti (…).”; “Eles viram o Deus
de Israel (…), contemplaram a Deus e depois comeram e beberam.” (Ex 23-24)

- Que Javé é este que rouba a terra aos cananeus para a dar aos Israelitas,
que manda destruir templos sagrados, que envia o seu terror e… que se
deixa contemplar, antes de uma boa comezaina e talvez de gostosa bebedeira?
Com que rosto? Como O viram aqueles notáveis do povo? Mais: porque se
mostra e se deixa ver Javé, aqui e, depois, em Ex 33,20-23, diz a Moisés: “Mas
tu não poderás ver o meu rosto porque ninguém pode vê-lo e continuar com
vida. (…) Depois, (…) ver-me-ás pelas costas. Mas não poderás ver a minha face.”?
Mesmo assim, que costas de Javé teria Moisés visto? Que figura? Cabelos à
moda humana? Braços e pernas em movimento?

- “Diz aos filhos de Israel que Me ofereçam um tributo; aceitareis (...): ouro,
prata e bronze; púrpura (…), linho (…) peles (…), couro (…) madeira (…), azeite (…)
aromas (…), pedras de ónix (…) Construir-Me-ás um santuário e habitarei entre
eles.” (Ex 25,2-8)

- Que Javé é este que obriga a tal tributo? Como eram ambiciosos, ignobilmente
vivendo às custas do povo, aqueles sacerdotes! E não se contentavam com
pouco nem com um qualquer pouco! Queriam o melhor! É que a Deus - a eles,
sacerdotes gulosos, realmente! - só se oferece o melhor…

Conclusões: 1 – É mais uma vez óbvio que os autores do Êxodo punham na boca
de Javé as leis/normas às quais queriam que o povo obedecesse. Vindas de
Deus/Javé – o terrível! – quem ousaria desobedecer-lhes? 2 – Se naquele
“ver a Deus” se trata de linguagem figurada ou simbólica, perguntaremos até à
exaustão, onde e quando é que a Bíblia é real e não metafórica, é verdade
literal ou figurativa. Ora Deus, inspirando autores a escreverem em seu nome,
não pode andar a brincar a figuras de retórica literária… Assim, este escrito,
supostamente de origem divina, não tem qualquer credibilidade como tal.


Sem comentários:

Enviar um comentário