segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Natal: O Menino Jesus existiu? (1/3)

    «É linda de encantar a história do Menino Jesus! E lindos são os presépios com a Senhora e o seu Menino, o S. José de barbas e bengala florida por ter sido o “escolhido” olhando embevecido a cena, os anjos esvoaçando por cima da gruta transformada em sala de acolhimento, a manjedoura servindo de berço ao Menino, os pastores apressando-se a chegar, as ovelhinhas balindo nos arredores verdejantes, os animais do estábulo aquecendo com o seu bafo o frio enregelado que entorpece o caminhar das gentes, a estrela encimando o todo, já se lobrigando ao longe os magos que a seguiram para encontrarem o Salvador da Humanidade! Lindas são ainda as melodias que autores inspirados, comovidos pelo bucólico da cena, ao longo de séculos, compuseram, e também versículos, canções de exuberante alegria e de louvor ao Divino que se dignou descer dos Céus e vir até à Terra para salvar o desterrado Homem, encarnando em modesta criança: “Cantem, cantem os anjos a Deus um hino / Cantem, cantem os Homens ao Deus Menino.”, “Adeste fideles, laeti triumphantes / Venite in Bethlehem. / Natum videte Regem Angelorum.”, “Douce nuit, Sainte nuit!”; e são melodias que, em épocas de Natal, se ouvem por toda a parte, se cantam em todo o Mundo, coros e orquestras primando por lhes darem a alma e a voz. Tudo muito bonito, tudo – melodias, presépios, histórias, poemas – a fazer as delícias dos Natais da nossa infância; mas... tudo poesia!»
Este é o início do meu livro inédito “Quem me chamou Jesus Cristo?”. Realmente, durante estes dois milénios que o Natal leva de história, todas as artes, mormente a música, a pintura e a escultura, foram buscar inspiração a tão comovente e tão poético “acontecimento”. Pois quem não se comove e inclina perante um Deus que, descendo dos Céus, se faz menino e nasce despojado de tudo menos dos afectos de alguns humanos e animais?
No entanto, talvez chocando-nos a alma, outras perspectivas se levantam sobre os acontecimentos que remontam a estes dois milénios...

3 comentários:

  1. Meu amigo. foi muito bom conhecê-lo este ano.
    Espero nos possamos voltar a encontrar em 2011.
    Tudo de bom para si e sua família.
    Boas Festas
    Beijo/Irene

    ResponderEliminar
  2. Também foi muito bom para mim ter entrado no seu mundo de magia... Parabéns mais uma vez pelo seu blog que vou seguindo com regularidade. Espero continuarmos a ver-nos em 2011: a crise não afectará relações destas...
    Retribuo as Boas Festas. Apesar de tudo, o espírito do Natal - seja ou não o Natal fantasia - move muitas boas vontades que, de outro modo, ficariam insensíveis a tantos dramas humanos.
    Um beijo
    Francisco

    ResponderEliminar
  3. Olá Francisco

    Desmistificar o maior mito urbano da humanidade....ou perto....

    Deve ser interessante quando as evidências o dizem!!!
    Mas dificil desfazer!!!
    Todos precisam acreditar em algo!!!
    Eu acredito nos outros....
    No Francisco e nos seus estudos demonstrativos!!!

    E!!! Ainda mais em mim!!!

    1 beijo Lídia

    ResponderEliminar