domingo, 18 de fevereiro de 2024

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 365/?

 

À procura da Verdade nas Cartas de Paulo

 Primeira Carta aos Coríntios - 3

 – “Então vós não sabeis que os cristãos é que vão julgar o mundo? (…) Não sabeis que nós haveremos de julgar os anjos?... Quanto mais as coisas da vida quotidiana.” (6, 2-3)

– Onde é que Paulo terá ido buscar esta inspiração para dizer tal “barbaridade”? – Só para, mais uma vez, afirmar a supremacia dos cristãos em relação ao resto do mundo. Presunção não lhe falta! Embora a realidade seja bem diferente: nem haverá julgamento, nem há anjos. O conceito de julgamento foi inventado pelas Escrituras, referido por Jesus, consolidado pelos primeiros crentes e pregadores que o utilizaram para criarem os medos do inferno e levarem as pessoas para os conventos: era o temor do Juízo Final presidido por Cristo às portas do Paraíso, sob o olhar justiceiro de Deus!...

Nada disto faz qualquer sentido. Nada disto tem o mínimo de fundamento. Tudo inventado por cabeças pensadoras, para darem resposta à inevitável morte e ao inevitável desaparecimento do ser humano, acenando-lhe com a eternidade num Céu inexistente, com um Deus inexistente, um Cristo inexistente, anjos inexistentes… Uma formulação totalmente conceptual sem qualquer base na realidade nua e crua: o Homem nasce do NADA e integra-se no NADA, tendo-se alimentado na Terra que lhe permitiu viver um certo tempo, o tempo determinado pelo ADN. NADA MAIS! O resto é exploração da “razão” emocional humana que realmente não é razão PORQUE NÃO RACIOCINA. Acredita, tem fé, mas não questiona. Aliás, quando começa a questionar, deixa de ser emocional e torna-se racional, levando à perca de fé.

1 comentário:

  1. Como devem ter reparado, falta o texto 2 sobre esta Carta. É que fui vítima de phishing, e o texto escrito para publicação foi-me encriptado. Certamente algum fundamentalista que não gosta de saborear a VERDADE da religião e da VIDA... Espero publicá-lo na próxima semana, depois de falar com técnico informático.

    ResponderEliminar