quinta-feira, 1 de junho de 2023

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 378/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 72/?

 – O que é certo é que Jesus aí está ressuscitado dos mortos!… - assim o fazem crer as igrejas cristãs aos seus fiéis. Continuando a cumprir as… Escrituras ou… as próprias palavras do mesmo Jesus!

Mas também o que é certo é que não apareceu, ressuscitado, a multidões como nós teríamos feito, para darmos credibilidade urbi et orbi à nossa RESSURREIÇÃO… Ora, se ele não deu credibilidade à sua ressurreição, como e porquê deveremos acreditar nela?!

De qualquer modo, assim foi feita a História que temos e à qual já não podemos fugir e que não podemos alterar, nem o próprio Deus… O que está feito, está feito!… Mas podemos/devemos ir à procura da “verdadeira” Verdade, para não sermos enganados, sejam ou não boas as intenções dos que nos enganam ou tentam enganar!

Como consequência, aí temos um Jesus, consciente ou não do que “Lhe” aconteceria no futuro, nestes dois mil anos após a sua paixão, morte e suposta ressurreição, um Jesus super-star de cinema, pregado nas cruzes das inúmeras igrejas no mundo inteiro, promotor de guerras políticas e religiosas, no seio dos seus próprios crentes, pintado nas duas faces de Deus e Homem, na Terra e no Céu, motor de uma civilização dita de grandes valores, cantado por músicos com as mais belas músicas já alguma vez construídas e inspiradas aos génios musicais da Terra… desde o belo e suave canto gregoriano, aos conjuntos musicais em missas com os kyries, glorias, credos, sanctus, agnus Dei, aos requiems, aos alleluias, aos recitativos e admiráveis corais, em obras sobre a paixão…

… Não falando em representações - pinturas ou estatuária - do Céu e do Inferno, dos Anjos e dos Demónios, dos santos de todos os tempos e lugares e sobretudo da… Virgem Maria que, se durante a vida de Jesus, pouca atenção mereceu da parte dele, não nos dando os evangelhos “boas” notícias a tal respeito, o povo, os crentes, os cristãos todos colmataram tal lacuna de Jesus, dando a Maria um lugar, no coração dos fiéis e nas igrejas muitas vezes parecendo bem mais importante do que é dado ao próprio Jesus que continua quase sempre ali crucificado, doloroso, amachucado, castigado, embora vítima inocente e condenado sem culpa alguma…

Maria aparece em apoteose em anunciação do anjo, grávida de Jesus, parturiente, mãe ali no presépio… Ah, o presépio, como faz as delícias, como fez as delícias dos nossos sonhos de criança!… Que músicas, que festas, que beijinhos naquele pezinho frio da imagem do Menino, tirado da manjedoira, aquecido pelo bafo da vaca e do jumento, aclamado por anjos e pastores, adorado pelos reis Magos, estando discretamente presente o bom do S. José!…

(Continuaremos a falar de José e Maria, no próximo texto)

1 comentário:

  1. Jesus também não aparece, ressuscitado, a sua mãe, Maria. Claro que era muito mais importante, para cumprir a sua suposta missão de salvar a humanidade, prometendo-lhe a vida eterna no Céu ou no Inferno, que aparecesse às várias gentes que o conheceram como homem e pregador, mas aparecer a sua mãe só lhe ficaria bem, como filho exemplar...
    Enfim, é preciso ter muita fé emocional para acreditar em tudo o que a religião cristã e seus arautos (que dela e com ela vivem!) dizem ser verdade ou a VERDADE!

    ResponderEliminar