sexta-feira, 7 de abril de 2023

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 374/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 68/?

 – Narra-se agora o episódio mais chocantemente realista pós-ressurreição: Tomé que não acredita. É João o único a narrá-lo explicitamente, tendo Lucas aflorado a questão ao referir: “«Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-Me e vede: um espírito não tem carne e ossos, como podeis ver que Eu tenho.» (…) E como eles ainda não acreditassem (…) Jesus disse: «Tendes aí alguma coisa para comer?» Eles ofereceram-Lhe um pedaço de peixe grelhado. Jesus, tomando o peixe, comeu-o diante deles.” (Lc 24,39-43)

– Vamos então ouvir: “Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja convosco.» Depois disse a Tomé: «Chega aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e mete-a no meu lado. Não sejas incrédulo mas crente.» Tomé respondeu a Jesus: «Meu Senhor e meu Deus!» Jesus disse: «Acreditaste porque viste. Felizes os que acreditam sem terem visto.»” (Jo 20,26-29)

– O mistério começa em Lucas e continua-se aqui em João: Se Jesus entra com as portas fechadas é porque não tinha corpo de carne e osso… a não ser por mais um milagre… Se come e bebe é porque tem um corpo igualzinho a qualquer um de nós com boca, dentes e… estômago!… Se diz a Tomé para meter o dedo e a mão nos buracos das mãos e do lado é porque tinha língua e boca para falar e um corpo, o corpo que havia sido crucificado… Se…

– Claro que não poderemos excluir a realidade de mais um milagre! O problema é que não entendemos como é que os apóstolos e o próprio Tomé se deixaram convencer… Pois se era milagre de um corpo que era espírito mas parecia e se fazia passar por corpo, por efeito do milagre, porque é que Tomé não perguntou, por exemplo: “Afinal, Jesus, és corpo ou és espirito? Essas mãos e esse peito trespassados são carne ou são a ilusão da carne pelo efeito do milagre que em mim surte efeito?” E tantas outras perguntas que nós faríamos se lá estivéssemos, pois não deixaríamos “fugir” Jesus sem responder a todas as nossas dúvidas! E seria longa a conversa que teríamos com Ele, pois Lhe colocaríamos pelo menos todas as inúmeras perguntas que fomos fazendo ao longo destas linhas que já se vão alongando, fazendo-nos bocejar e fazendo desesperar quem as ler, por repetitivas algumas, mas sobretudo por não darem nenhuma saída para a nossa ardente sede de eternidade…

– Eternidade, mas uma eternidade certa, com as certezas da razão e não simplesmente da… Fé! Fé que pode ser tudo para alguns mas que é realmente nada para quase toda a gente, sobretudo gente que pensa!…

Sem comentários:

Enviar um comentário