quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 365/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 59/?

 – “«Até agora, falei-vos por comparações. Vai chegar o tempo em que não vos falarei por comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai. Então, pedireis em meu nome e não será necessário que peça por vós ao Pai, pois o próprio Pai vos ama, porque Me amastes e acreditastes que saí de junto de Deus. Eu saí de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai.» Os discípulos disseram: «Agora falas claramente e sem comparações. Agora sabemos que sabes todas as coisas e que é inútil alguém fazer-Te perguntas. Agora sim, acreditamos que saíste de junto de Deus.» Respondeu-lhes Jesus: «Agora acreditais em Mim? Pois bem, aproxima-se a hora em que vos dispersareis, cada um para seu lado e Me deixareis sozinho. Mas Eu não estou só, pois o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais a minha paz. Neste mundo, tereis aflições, mas tende coragem! Eu venci o mundo!»” (Jo 16,25-33)

– Incongruente, este Jesus de João! Porque não falou sempre claramente do Pai? Para quê as comparações se não eram para esclarecer difíceis conceitos?

E novamente, a certeza de que o que pedirmos ao Pai, nos será concedido, porque acreditámos… Bem, nós já pedimos… Agora só nos resta esperar…

Por outro lado, não entendemos! Como é que os discípulos podem dizer que agora sabem? Houve acaso algum esclarecimento da parte de Jesus? Então, o que os leva a acreditar agora que Ele saiu de junto de Deus? Cremos sinceramente que João, não sabendo explicar o seu incongruente, confuso e inexplicável Jesus, dá o facto por adquirido por parte dos apóstolos, mas sem qualquer fundamento ou prova.

É o caso do “Agora, é inútil fazer-Te perguntas”… Porquê? Alguma vez Jesus respondeu claramente às muitas perguntas que os discípulos Lhe fizeram? Onde? Quando? – NUNCA!!! Então, como é que João pode dizer do seu Jesus tal coisa?

– O próprio Jesus não acredita que eles acreditem nele, com total firmeza ou… certeza! E refugia-Se na sua solidão que não é solidão por estar, nas palavras que João colocou na sua boca, com quem sempre esteve: o Pai! Embora, mais uma afirmação sem qualquer fundamento.

– Enfim, incutir coragem aos discípulos que vão ser maltratados por causa do seu nome, revela afeição e amor. Mas o que significa realmente a afirmação: “Eu venci o mundo!”? Como? Deixando-Se matar? Morrendo numa cruz? Ressuscitando dos mortos? Deixando-nos uma mensagem de… amor?

E o que é o “mundo” para Jesus? As pessoas, a humanidade? E não era a sua missão vir salvar a humanidade do pecado e dar-lhe a promessa da vida eterna no Céu, se fossem bons na Terra? Então, que lógica tem a frase “Eu venci o mundo”?!

Mas aquela mensagem de fraternidade universal e de amor ao próximo, no “Ama o próximo como a ti mesmo”, ninguém lha poderá tirar.

E isso merece um grande aplauso!

Sem comentários:

Enviar um comentário