quinta-feira, 17 de março de 2022

Da vida e seus mistérios

 

Terá a vida vindo da matéria inerte?

Da própria Terra ou do Espaço?

 Os seres vivos são matéria energizada, possuidores de um sopro vital, uns mais aperfeiçoados/complexos que outros, mas todos possuindo um ADN que os distingue de espécie para espécie, seja animal, planta ou fungo.

E são química em movimento. A sua constituição física é conhecida: fósforo cálcio, ferro, magnésio, água (H2O), oxigénio, etc. Basicamente, os componentes das estrelas.

Porém, muitos mistérios – mistérios que duvidamos que alguma vez sejamos capazes de desvendar – se colocam aos nossos cérebros pensantes quando falamos de… VIDA.

Eis uma dúzia deles:

1º - Como se originou a Vida? Da abundante matéria inerte, inerte mas energizada e com potencialidades de gerar vida, já que continha/contém os elementos que da vida fazem parte e que constituem os seres vivos, elementos cheios de energia pronta a ser utilizada para qualquer fim?

2º - Como se criaram os seres, primeiro unicelulares, depois, pluricelulares? Provieram de vírus, bactérias ou micróbios “feitos” na Terra ou vindos do Espaço com os meteoritos que estão sempre caindo sobre a Terra e que, segundo afirmações de estudiosos, vêm cheios deles, ou na cauda gelada de algum cometa que a tenha atingido? (A ideia de alguns cientistas de que a vida não foi gerada na Terra, mas veio do Espaço, não responde à pergunta-chave: se alguma vez da matéria inerte se pôde gerar vida, isto é, gerarem-se seres cujas células se replicam e se diferenciam.)

3º - Como se originaram e diversificaram as espécies vivas em três grandes categorias: animais, plantas e fungos?

4 º - Como, em cada espécie, apareceram tantas subespécies, com as mais diversas formas, cada uma adaptando-se ao habitat alimentar e climático onde se inseriu, criando bizarras formas de se perpetuar, transmitindo os seus genes de geração em geração, parecendo sempre aperfeiçoar-se, na luta pela sobrevivência, e criando também um instinto vital que a leva a tudo fazer na vida – curta vida, mesmo que, para algumas espécies vegetais, possa chegar aos dois ou três milénios – para que não se extinga como ser enquanto viva, e muito menos se extinga como espécie?

5º - Como se organizou a interdependência entre as espécies vivas, animais, plantas e fungos, parecendo haver um processo em que tudo se alimenta de tudo, tudo se reciclando, nada se perdendo, tudo voltando do mesmo ao mesmo através do diverso?

6º - Mistério dos mistérios: como e quando se construiu, em cada espécie, o fantástico ADN, esse código genético de informação, código que, uma vez aparecido, é transmitido de geração em geração, levando para o novo ser a mesma carga genética do progenitor, com todas as características de forma física e não-física, para as espécies mais evoluídas, estando o Homem no topo da transmissão da carga não física, ou seja, a intelectual e a emocional? (Se bem que todos os seres vivos têm o seu próprio tipo de inteligência, inteligência sem a qual não sobreviveriam.) E tudo transmitido através de duas partículas microscópicas, uma masculina outra feminina…

7º - Como, na estirpe de primatas da qual o Homem evoluiu, o ADN acrescentou às outras características, uma forma avançada de inteligência, uma consciência moral, um livre arbítrio? E porque os outros da mesma espécie se ficaram pelas limitações anteriores?

8º - Como nasceu, em cada espécie, a vontade irresistível e incontrolável de se reproduzir e de se propagar, mesmo que seja à custa de outras espécies de que se alimenta ou cujo espaço ocupa selvaticamente, tentando aniquilá-las, parecendo que a ânsia de viver/sobreviver se sobrepõe a qualquer outro valor (se é que de valor podemos falar quando se trata de espécies que não o Homem, o único a ter consciência moral)?

9º - Como o ADN de cada espécie e subespécie “decidiu” a forma e tamanho do seu corpo, não ultrapassando um certo limite? (E já tivemos os dinossauros com muitos metros de comprimento e vários de altura, há uns 200 milhões de anos, e ainda hoje temos, no mar, a baleia ou, na terra, o elefante que consomem por dia toneladas de alimentos, alimentos que são, por sua vez, também seres vivos…)

10º - E porquê este ou aquele limite, esta ou aquela forma e não outro limite ou outra qualquer forma? (Os cientistas explicam não a origem da forma mas, a partir do que observam, a sua adaptabilidade ao meio para fugir aos predadores e para se alimentar).

11º - Como e quando apareceram os processos de reprodução, processos que hoje nos parecem tão óbvios e simples, quer para os animais quer para as plantas quer para os fungos? E porquê estes e não outros quaisquer?

12º - E qual dos itens apareceu primeiro, o masculino ou o feminino, o pólen ou os polinizadores?

Tantos mistérios, Santo Deus! E só o Homem se apercebe deles e tenta desvendá-los, por ser o único a ter uma inteligência capaz de abstrações, raciocínios, análises da realidade que o rodeia e na qual se integra!

SOMOS UNS SORTUDOS! Todos os outros seres vivos vivem sem saber que vivem ou sem disso terem consciência! NÓS… SABEMOS!

Resta saber – cremos que o Homem nunca o saberá, mesmo que dure até ao finar-se da Terra, dadas as suas limitações por ser físico pesado e não apenas partículas que pudessem deslocar-se à velocidade da luz – resta saber se o Homem é único no Universo ou se há muitos outros planetas com as mesmas condições de criarem e abrigarem vida, e vida racional e emocional, como a Terra. Nem tão pouco sabemos se existe apenas este Universo ou há muitos pluriversos num Espaço que tudo leva crêr que seja infinito. E, aqui chegados, sentimos todo o peso das nossas limitações…

NO ENTANTO, TEMOS DE NOS SENTIR FELIZES COM O MUITO, O MUITÍSSIMO QUE A CIÊNCIA NOS OFERECE!


11 comentários:

  1. Comentário 1:

    Muitos destes mistérios não se colocariam se admitíssemos, à partida, a intervenção de um Deus-Criador sobretudo na criação do ADN para todos os seres vivos e da CONSCIÊNCIA e LIVRE ARBÍTRIO para os humanos.

    Cremos que a Ciência nunca poderá admitir tal hipótese. Melhor, poderá admiti-la desde que se defina o Deus-Criador, não como um qualquer humanóide superior como o fazem as religiões que criaram os seus deuses à imagem e semelhança do Homem, mas O TODO ONDE TUDO SE INTEGRA, ESPAÇO E TEMPO, MATÉRIA E ENERGIA, SENDO, POR ISSO, ETERNO E INFINITO

    Comentário 2

    Se o Homem se aplicasse a pensar em todas estas fantásticas realidades, realidades eternas, alguma vez pensaria em guerras e em armas e formas para destruir o seu semelhante? – Nunca!

    Bastaria pensar que ele é apenas um elemento, um pontinho do Tempo que, no Tempo, apareceu por acaso, e que é pontinho na Terra, Terra que também é pontinho azul perdido no Espaço Infinito e que, um dia, se acabará porque, tal como o Homem, também começou no Tempo…

    Que pena que o Homem não seja mais inteligente e… mais humano!

    ResponderEliminar
  2. Há, no entanto, uma hipótese de "casamento" entre Ciência e Religião quando os líderes religiosos deixarem de pensar a religião como um razoável modo de vida e aceitarem definitivamente que os deuses da sua religião foram inventados à imagem e semelhança do Homem, logo, sem qualquer credibilidade de verdadeiros, embora não deixem de ser simpáticos por encarnam uma espécie de Homem perfeito...
    Assim, definindo Deus - única forma credível de O definir! - como O TODO ONDE TUDO SE INTEGRA, MATÉRIA E ENERGIA, ESPAÇO E TEMPO, SENDO POR ISSO ETERNO E INFINITO, a matéria energizada, poderia/poderá resultar em vida, sempre que tenha condições para tal, sendo qualquer partícula da matéria que lhe dá origem, partícula do mesmo Deus, não havendo propriamente criação mas transformação.
    Cremos que este vai ser o grande tema de discussão/análise entre os estudiosos, no mundo, em tempos que estarão próximos, dada a cada vez menor credibilidade que as religiões vão oferecendo aos seus próprios crentes, sobretudo aos que pensam criticamente. A "revolução" começará por dentro... E teremos uma RELIGIÃO UNIVERSAL COMPLETAMENTE NOVA E TOTALMENTE CREDÍVEL!

    ResponderEliminar
  3. A Transcendência ( Ela mesma!) vai fazer luz sobre todas essas questões no seu (dela) próximo Livro. Entretanto para abrir o apetite aqui ficam duas ligações para o Quora que destapam um pouco o véu que cobre ainda esses mistérios. ( Os textos estão em inglês, que pode ser traduzido por qualquer tradutor on-line - através de Copy/ paste) Entretanto convém referir que a Transcendência está necessariamente fora desta nossa dimensão de espaço tempo onde emergimos como agentes conscientes MAS VIRTUAIS. Kurt Goddel demonstrou isso. Tudo na ciência e filosofia do século XXI, indica que esta realidade onde temos individualmente breve existência, é apenas uma experiência do Criador, experiência que passa pela simulação da inteligência artificial: nós (Sapiens, pináculo da Evolução) individualmente e em grupo - a humanidade- com a qual, o Criador pretenderá avaliar qual o grau de PERFEIÇÃO que esta sua criação de inteligência artificial conseguirá atingir. Em pleno século XXI estamos ainda a anos luz desta perfeição. Basta olhar para o mundo com olhos de ver. ----------------------------------------------------------------- 1- A MENTE HUMANA VIOLA AS LEIS DA FÍSICA? https://www.quora.com/Does-human-consciousness-violate-the-known-laws-of-physics/answer/Jos%C3%A9-Gabriel-14 -------------------------------------------------------------------- 2- QUAL É A FÉ DOS ATEUS? https://divineatheist.quora.com/Arent-atheists-believers-They-have-absolute-certainty-that-no-gods-exist-Id-call-that-faith-wouldnt-you-Faith-in-5

    ResponderEliminar
  4. "o Criador pretenderá avaliar qual o grau de PERFEIÇÃO que esta sua criação de inteligência artificial conseguirá atingir."
    Caro amigo, Esse teu Criador continua a ser concebido à imagem do Homem. O Verdadeiro Criador não faz avaliações; Ele já sabe tudo, no antes, no durante e no depois!...

    ResponderEliminar
  5. A transcendência apesar de ser Transcendência, não pode saber de antemão o que uma mente virtual poderá realizar, já que esta mente virtual está sujeita ao livre arbítrio...

    Apesar de a nossa realidade estar constrangida pelas Leis que a regem ( P. Ex. A gravidade e o facto de 2+2 serem sempre 4) o Livre Arbítrio implica que ninguém mesmo o Criador poderá saber com antecedência o resultado final.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Ligação: https://www.quora.com/If-God-is-perfect-why-does-he-change-his-mind/answer/Jos%C3%A9-Gabriel-14

    If God is perfect, why does he change his mind?
    Profile photo for José Gabriel
    José Gabriel

    We could think of several reasons.

    If He created our dimension in order that a virtual mind (us) could emerge trough evolution, He couldnt predict exactly how this mind would perform and how badly it could be affected by group and individual reasoning error.

    One has to remember that Evolution, even if we believe in chaos theories, worked/works within a defined bubble ( physical and natural laws we know for sure, and others that we dont know), so it was somehow guided, but with a degree of uncertainty. A virtual and immaterial mind, to work as a mind, had to have FREE WILL. Thus the uncertainty: nobody, even the Creator could guess/know precisely in advance how this colective free will, the ground for the individual, would lean and evolve. He could guess and hope, given the established “bubble” that somehow the “GOOD” would prevail but thats about all (?).

    What we have today is still a very imperfect human mind ( a computer built by DNA, with identity that uses hardware ( body brain) from the stone age, and some (immaterial) software from the XXI century ( acumulated knowledge -false and true) .

    This mainstream mind was led astray by all sorts of delusional ideas, and individually and colectively is still strongly under the influence of the hardwired basic routines printed in the Genes, called instincts linked mainly to survival, that evolved to cultural greed (power, riches, sex, individual infinite happiness as a goal ).

    This gave rise to the globalized crazy world that we see today, stuck in consumerism, selfishness, matter and scientism the new dual head god. Under the polished and sophisticated skin that we see covering the Organized societies there is a jungle of some billion individuals. What is keeping all this in place and relative peace is bread and circus, only possible because there was, and still there is some fossil energy and raw materials.

    If we believe that Jesus Christ was the messenger of Him, or enlighted by Him, we still have a long way to go.

    This human mind we have today has still to be reborn, because is still operating under false assumptions and knowledge, spurred by pseudoscience and bad philosophy.

    Meanwhile the Creator hasnt made up yet his Mind I guess… HE never thought that this creation, the virtual mind that DNA gave rise, would one day think and behave as being god in a world defined to be“without meaning”, and would even dare to “kill Him”.

    The mainstream popular elite worships nowadays the new dual head god: Matter and Science. The supreme absurdity, given that this virtual mind has got logical and reasoning capabilities, in addition to a fair amount of real and true knowledge!

    They havent yet realised that Matter is only a substrate and Science is only a enquiry tool used by the mind.

    ResponderEliminar
  8. Tradução da resposta ( Google traductor)

    Poderíamos pensar em vários motivos.

    Se Ele criou nossa dimensão para que uma mente virtual (nós) pudesse emergir através da evolução, Ele não poderia prever exatamente como essa mente funcionaria e quão mal ela poderia ser afetada pelo erro de raciocínio de grupo e individual.

    É preciso lembrar que a Evolução, mesmo acreditando em teorias do caos, funcionou/funciona dentro de uma bolha definida (leis físicas e naturais que conhecemos com certeza, e outras que não conhecemos), então foi de alguma forma guiada, mas com um grau de incerteza. Uma mente virtual e imaterial, para funcionar como mente, tinha que ter LIVRE ARBÍTRIO. Daí a incerteza: ninguém, nem mesmo o Criador, poderia adivinhar/saber com precisão de antemão como esse livre-arbítrio coletivo, a base do indivíduo, se inclinaria e evoluiria. Ele poderia adivinhar e esperar, dada a “bolha” estabelecida, que de alguma forma o “BOM” prevaleceria, mas isso é tudo (?).

    O que temos hoje ainda é uma mente humana muito imperfeita (um computador construído por DNA, com identidade que usa hardware (corpo cérebro) da idade da pedra, e alguns softwares (imaterial) do século XXI (conhecimento acumulado - falso e verdadeiro) .

    Essa mente dominante foi desviada por todo tipo de idéias delirantes, e individual e coletivamente ainda está fortemente sob a influência das rotinas básicas impressas nos genes, chamadas instintos ligados principalmente à sobrevivência, que evoluíram para a ganância cultural (poder, riqueza, sexo, felicidade infinita individual como meta).

    Isso deu origem ao mundo louco globalizado que vemos hoje, preso no consumismo, egoísmo, matéria e cientificismo o novo deus de cabeça dupla. Sob a pele polida e sofisticada que vemos cobrindo as Sociedades Organizadas há uma selva de alguns bilhões de indivíduos. O que está mantendo tudo isso no lugar e relativa paz é o pão e o circo, só possível porque houve e ainda há alguma energia fóssil e matérias-primas.

    Se cremos que Jesus Cristo foi o mensageiro Dele, ou iluminado por Ele, ainda temos um longo caminho a percorrer.

    Essa mente humana que temos hoje ainda precisa renascer, pois ainda está operando sob falsos pressupostos e conhecimentos, estimulados pela pseudociência e má filosofia.

    Enquanto isso, o Criador ainda não decidiu sua Mente, eu acho… ELE nunca pensou que esta criação, a mente virtual que o DNA deu origem, um dia pensaria e se comportaria como sendo deus em um mundo definido como “sem significado”, e até ouse “matá-lo”.

    A elite popular dominante hoje em dia adora o novo deus de duas cabeças: Matéria e Ciência. O absurdo supremo, já que essa mente virtual possui capacidades lógicas e de raciocínio, além de uma boa quantidade de conhecimento real e verdadeiro!

    Eles ainda não perceberam que a Matéria é apenas um substrato e a Ciência é apenas uma ferramenta de investigação usada pela mente.

    ResponderEliminar
  9. Por incrível que pareça, neste momento estamos em total regressão... se Platão cá voltasse, diria que a humanidade está perdida e não aprendeu nada desde o seu tempo.

    Na Física fundamental, estamos de regresso também à Grécia antiga. Apesar de todo o conhecimento científico que permitiu a tecnologia que nos deslumbra e facilita a vida, nas questões fundamentais nada sabemos. A matéria bateu-se na parede. Chegámos aos quarks e forças e ao colapso da função de onda ( Wave function). Nada sabemos da última realidade...

    ResponderEliminar
  10. Para aceitar as teorias atrás descritas/transcritas, seria necessário aceitar valorizar o Homem para além do que eu penso ser o razoável:
    1 - O Homem não passa de um produto da evolução, cujo ADN se especializou em inteligência abstrata, livre arbítrio e consciência moral e da sua finitude.
    2 - Continua, muito limitado no Tempo que lhe é dado de vida para evoluir e ser o tal presumível teste para o Criador: apenas uma centena de anos.
    3 - A sua importância - tal como a Terra, tal como as estrelas, é irrisória face ao Universo, onde tudo se movimenta continuamente, eternamente, transformando-se, nada se perdendo, indo do mesmo ao semelhante ao mesmo através do diverso.
    Tentar criar qualquer outra dimensão, envolvendo o Criador (figura que não deixa de ser da Fé!) é pura especulação sem qualquer base de credibilidade intelectual. Fica-se pelo domínio das emoções...

    ResponderEliminar