quinta-feira, 8 de abril de 2021

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 304/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. LUCAS – 20/?

 – Lucas é também o único dos evangelistas a contar a comparação que Jesus faz da oração de um fariseu e de um pecador, neste caso, um cobrador de impostos. (Lc 18,9-14) Claro que a arrogância do fariseu vai contrastar com a humildade do cobrador. E ao “Ó Deus, agradeço-Te porque não sou como os outros, que são ladrões, injustos e adúlteros…” contrapõe-se o “Ó meu Deus, tem compaixão de mim que sou pecador!”, concluindo Jesus: “O cobrador de impostos foi para casa mais justo aos olhos de Deus do que o fariseu. Pois quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.”

– Faz-nos lembrar a frase não menos lapidar de Jesus: “Os últimos serão os primeiros e os primeiros, os últimos no Reino de Deus.” (Mt 19,30, 20,16)

Mas… esta aversão, sentidamente expressa de Jesus pelos fariseus, não O torna demasiado humano, embora se entenda - também a nível humano - que aqueles fariseus fossem realmente detestáveis e dignos de toda a crítica mordaz e implacável?… Não é próprio do Homem tal crítica, tenha ou não carradas de razão? E - repetindo-nos - porque não teve Jesus paciência com eles e os converteu, iluminando-os para que também eles vissem a Verdade da sua mensagem? Afinal, não eram também estes fariseus ovelhas perdidas? Porque se “escondeu” e não fez os milagres ali perante os seus olhos incrédulos e, assim, acreditassem?

– Pior! Onde está o Jesus que nos manda para o inferno se chamarmos “estúpido” ao nosso irmão? (Mt 5,22) Não é o mesmo ou pior chamar “raça de víboras” e “sepulcros caiados de branco” a estes hipócritas?

– Outra história que só Lucas refere é a de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos que, pelos vistos, enriqueciam à custa da corrupção na profissão, uns “bons” pecadores, está visto!… O baixote Zaqueu desceu da árvore para onde subira a fim de ver Jesus no meio da multidão e disse: “Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres; e se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.” E Jesus concluiu: “Na verdade, o Filho do Homem veio procurar e salvar os que estavam perdidos.” (Lc 19,1-10)

– Temos de repetir a pergunta: Se o Filho do Homem (personagem que não se sabe bem o que é, mas supõe-se ser o Messias, o Salvador) veio procurar e salvar os que estavam perdidos, porque não começou por procurar e salvar os fariseus, sacerdotes, levitas… e apenas se preocupou com os pobres, doentes, estrangeiros… os desprotegidos e marginalizados nesta vida? Porque só a estes quis dar a esperança, dar a fé numa vida eterna junto de Deus? Não teria sido muito mais útil para o cumprimento da sua missão – a salvação de toda a Humanidade – começar por “converter” os dirigentes do povo, fossem políticos, fossem religiosos?

– Ao saber das intenções de Zaqueu, exclamou: “Hoje, entrou a salvação nesta casa.” (Lc 19,9)

– Bonita a frase, bonita a história e atitude de Zaqueu. Mas que nada têm de Céu ou de divino. Apenas, manifestações de pura humanidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário