sábado, 26 de dezembro de 2020

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 292/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. LUCAS – 10/?

 – Em casa de Marta e de Maria, passa-se uma cena, interessante sem dúvida, mas de compreensão não muito clara. Maria sentou-se aos pés de Jesus para O ouvir e Marta andava muito atarefada, certamente a arranjar com que servir os convidados, pois as coisas, para ela, como para nós, não nos caem do céu para cima da mesa, se nós as lá não pusermos… E diz a Jesus: “Senhor, não Te importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Diz-lhe que me venha ajudar!” Haverá pedido mais justo? Não gostaria Marta de estar aos pés de Jesus, ouvindo-O, esperando que “as coisas lhe caíssem do Céu”? “O Senhor porém respondeu: «Marta, Marta! Preocupas-te e andas agitada com muitas coisas; porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada.»” (Lc 10,40-42)

– Maria não só deve ter ficado com a alma a transbordar de alegria, por ter ali um defensor - o próprio Jesus! - mas também com o corpo bem reconfortadinho, sem sentir a obrigação de se levantar, pressurosa, a ajudar a irmã… Irmã, duplamente penalizada: preocupa-se em bem servir e ainda é admoestada, vendo sua irmã, preguiçando, sendo elogiada…

A suposta lição até se entende… Faz lembrar os lírios do campo que não tecem nem fiam… ou as aves do céu que não semeiam nem colhem e Deus lhes dá o alimento de que precisam…, ou ainda o “não vos preocupeis com o que haveis de comer ou de vestir pois o vosso Pai do Céu sabe bem do que precisais”… Mas são lírios, aves e despreocupações que realmente não nos alimentam o corpo que de tanto alimento necessita… O alimento da alma, esse, esse fica na penumbra do mistério! E… nas bonitas palavras de Jesus Cristo. Mas o que é certo é que Marta não deve ter ficado nada contente e não sabemos se terá perdoado a Cristo aquela lição, “linda” mas não tendo em conta a realidade da vida. Aliás, seria atitude realmente revolucionária se, por acaso, ele respondesse: “Vem também para aqui sentar-te e conversar um bocadinho. Depois, eu e Maria iremos ajudar-te a preparar os alimentos e a pôr a mesa.”

– Extrapolando, também nos faz lembrar Job e o Eclesiástico e a história ou parábola do homem rico que teve uma grande colheita, encheu os celeiros e disse para consigo: “«És feliz! Tens em depósito tantos bens, que te vão dar para muitos anos. Descansa: come, bebe e diverte-te!» Mas Deus disse-lhe: «Louco, esta noite vais morrer e tudo o que tens guardado para quem será?» Assim acontece com aquele que junta tesouros só para si mas não é rico aos olhos de Deus.” (Lc 12,19-21)

– Já sabemos que, segundo Jesus Cristo, as riquezas da Terra não levam ao Céu… Só não sabemos é como a pobreza - que é a riqueza aos olhos de Deus - lá nos levará! Alguém saberá dizer-no-lo, sem nos pedir que tenhamos …Fé?

É que, santo Deus, o Céu não existe e os olhos de Deus não sabemos que mais apreciarão no humano: se a sua Fé no que alguém lhe incutiu como verdade, embora sendo fruto da fantasia, se a sua teimosia em não aceitar nada que não seja comprovável aos olhos da razão, razão que o distingue dos outros animais.

Cremos que o Deus – Suprema Inteligência – apreciará mais o segundo que o primeiro…

Sem comentários:

Enviar um comentário