sábado, 21 de novembro de 2020

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 288/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. LUCAS – 6/?

– Eis um milagre apenas narrado por Lucas: “O morto era o filho único de uma viúva. Grande multidão ia com ela no funeral. Ao vê-la, Jesus teve compaixão dela e disse-lhe: «Não chores!» Depois, aproximou-Se, tocou no caixão e os que o transportavam, pararam. Então, Jesus disse: «Jovem, eu te ordeno, levanta-te!» O morto sentou-se e começou a falar. (…) A notícia do facto espalhou-se pela Judeia e por toda a redondeza.” (Lc 7,12-17)

– É um estrondoso milagre que nos leva a perguntar por que razão os outros evangelistas não o referem. Não será maior milagre ressuscitar um morto do que curar um doente? – Talvez não! Quando se trata do divino, o poder está acima da matéria seja para lhe devolver a vida seja para inverter o seu curso numa qualquer doença…

Aqui, a grande questão permanece: “Porque é que vendo tamanho milagre, perante tantas testemunhas, não se tornaram todas essas testemunhas em apóstolos de Cristo, pregando a toda a humanidade a Boa Nova? Pois, imaginemos que tal facto se passava hoje, não numa aldeia desconhecida do mundo mas numa grande cidade, num funeral de herói ou de santo, onde houvesse total cobertura televisiva… Quem não acreditaria em quem tal milagre fizesse? Quem, vendo com os próprios olhos o morto que estava ali, de novo vivo e, falando com ele, não se renderia à evidência do sobrenatural, do Além, da mensagem que tal mensageiro pregasse? Então, porque espera Deus para vir cá de novo e proceder de tal modo, já que a vinda de Jesus, há 2000 anos, ainda não deu os frutos esperados?” - desculpem-nos esta pergunta já várias vezes repetida. É que não só não deu frutos como parece ter sido “muito trabalho” para tão pouco proveito, apresentando-se, aos olhos de um crítico, como projecto inconcebível num humano quanto mais em Deus…

E lá se vão perdendo, nos milhões que morrem dia a dia, tantos possíveis eleitos que, sem acreditarem, não vão parar ao Céu mas sabe-se lá aonde!… É: se o Deus de Jesus Cristo realmente existe, terá forçosamente de no-Lo enviar de novo e agora e já, na era das novas tecnologias, para que nenhuma das suas “ovelhas”, que somos todos nós, se perca. De outro modo, toda a sua suposta manifestação aos Homens através do seu suposto Filho, há dois mil anos, deixa de ter qualquer credibilidade.

Assim como deixam de ter qualquer credibilidade todos os supostos milagres narrados nos evangelhos. O de hoje, também. Aqui, foi Lucas a dar asas à sua imaginação de escriba, lançando mais uma acha na fogueira da Fé e conquistar mais crentes para a religião que se estava implementando.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário