terça-feira, 18 de agosto de 2020

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 276/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. MATEUS – 72/?

 

– Dos quatro evangelistas, apenas Mateus narra o episódio dos sacerdotes irem pedir a Pilatos guardas para o túmulo, pois “Aquele impostor quando ainda vivia disse: «Passados três dias, hei-de ressuscitar.» (…) Os discípulos são capazes de ir roubar o corpo e dizer depois ao povo que Ele ressuscitou! Esta última mentira seria ainda pior que a primeira.” (Mt 27,63-64).

Assim como é o único a narrar a sequência desta história: “Então os chefes dos sacerdotes (…) resolveram dar uma grande soma de dinheiro aos soldados e recomendar-lhes: «Dizei que os discípulos dele vieram de noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis.» (…) Os soldados fizeram como lhes tinha sido pedido. E assim esta mentira espalhou-se entre os judeus até aos dias de hoje.” (Mt 28,12-15)

– São de facto episódios talvez sem importância para a História da salvação. Por isso, também não lhes damos muita importância. Mas, afinal, os judeus, como povo, acreditaram mais nos soldados do que no evangelista, não aceitando a ressurreição

– No entanto, com a ressurreição propalada por Mateus, volta a espectacularidade, em termos físicos e narrativos. Faz-nos lembrar o aparecimento de Deus a Moisés, no Monte Sinai: “Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do Céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. O seu aspecto era como o de um relâmpago e as suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo diante do anjo e ficaram como mortos. Então, o anjo disse às mulheres: «Não tenhais medo. Eu sei que procurais Jesus que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou como havia dito. Vinde ver o lugar onde ele estava.” (Mt 28,1-6)

– Que rosto teria aquele anjo? Como seria o som da sua voz? A luz e claridade deveriam ser intensas mas… que forma de homem teria? Homem esbelto, alto, cabelos loiros…?

Mateus é o único a referir o tremor de terra e um anjo. Marcos refere um jovem dentro do túmulo. Lucas fala de dois homens que ali estavam de pé e João refere dois anjos também dentro do túmulo, um à cabeceira, outro aos pés, no sítio onde haviam colocado Jesus …

O que é certo é que nenhum dos evangelistas foi testemunha ocular de tais personagens. Contam apenas o que as mulheres lhes disseram (disseram?!). E nós ficamos sem saber se realmente eram anjos se eram homens, se tinham vozes humanas ou divinas, se ali estava o Céu ou era tudo da dimensão da Terra, nada realmente tendo acontecido de extraordinário…

– “Ide depressa contar aos discípulos que Ele ressuscitou dos mortos e que vai à vossa frente para a Galiléia. (…) As mulheres (…) correram com muita alegria para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas e disse: «Alegrai-vos!» As mulheres aproximaram-se e ajoelharam-se diante de Jesus abraçando-Lhe os pés. Então Jesus disse-lhes: «Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá Me verão.” (Mt 28,7-10)

– Começam aqui as nossas inúmeras interrogações - interrogações que ao longo dos tempos, desde este “fenómeno” que é Jesus Cristo, tantos se fizeram: “Quem é este Jesus supostamente ressuscitado dos mortos? Com que corpo apareceu Ele? O corpo chagado, coroado de espinhos, flagelado, com a chaga aberta no peito, os rasgões dos cravos nas mãos e nos pés?” Veremos mais em próximas análises críticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário