sábado, 28 de março de 2020

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 260/?


À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. MATEUS – 56/?

– “Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Aqui está o essencial de toda a Lei.” (Mt 22,37-39)
 – Maior clareza não pode haver. Amar ao próximo como a nós mesmos também não é difícil de entender. Estamos ao nível do Homem… Problema é não sabermos o que é realmente amar a Deus. Muito menos o que é amá-Lo com a alma, o coração, o entendimento… e acima de todas as coisas.
– Talvez seja cumprir os Mandamentos… Mas cumprir os Mandamentos não é… amar o próximo? – Tal parece! – Então, não conseguimos chegar a Deus!… Não passamos do humano!…
– O poder de argumentação de Jesus é imbatível. Não sabemos se com a sabedoria humana se com a… divina! O que é certo é que, não sabendo os judeus argumentar, “Desse dia em diante, ninguém mais se arriscou a fazer perguntas a Jesus.” (Mt 22,46)
Louvamos ou… lamentamos? Também nós teríamos recuado e não colocaríamos todas as questões que nos atormentam, a começar por esta, ficando na total incerteza sobre a VERDADE que ansiosamente procuramos? – Não nos parece. Nem nós teríamos coragem de desistir, porque se trata da essência da vida das nossas vidas, nem Jesus teria a coragem, como homem e muito menos como Deus, de nos deixar assim nesta angústia de uma eternidade frustrada, envolta em total nevoeiro!
– “Deveis fazer e observar tudo o que os doutores da Lei e os fariseus dizem. Mas não imiteis as suas acções, pois eles dizem uma coisa e fazem outra.” (Mt 23,3)
– E continua denunciando vícios e corrupções de tais dignitários religiosos. Como Lhe poderiam perdoar tais verdades que os descredibilizavam aos olhos do povo sobre o qual “amarravam pesados fardos” (Mt 23,4)? Mas Jesus esqueceu-se que atrás nos recomendou que nem sequer seguíssemos o que tais senhores nos dissessem… (Mt 16,12)
– “Um só é o vosso Pai, Aquele que está no Céu. (…) Um só o vosso guia: o Messias.” (Mt 23,9-10)
– Aceitemos! Não sabemos é como é o Pai, nem como é o Céu, nem como seguir o Messias. Nem quem é realmente o Messias. Jesus não se tem revelado à altura de o ser pela falta de clareza em explicar-nos o seu Pai, o seu Céu, a sua eternidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário