sábado, 9 de novembro de 2019

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 243/?


À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. MATEUS – 39/?

– “O Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a própria conduta. Eu vos garanto: alguns daqueles que estão aqui não morrerão sem terem visto o Filho do Homem vir com o seu Reino.” (Mt 16,27-28)
– Novamente, o antigo “Dia de Javé” ou o “Dia do Juízo ou do julgamento final”… E novamente as palavras enigmáticas, como sempre, ninguém conseguindo entender e explicar o que é tal dia e tal vinda, o que é vir na glória do Pai, que anjos ou como o Filho do Homem retribuirá a cada um conforme as suas obras.
Também mais uma vez Jesus Cristo se atribui a Si o epíteto de “Filho do Homem”, que parece ter um significado real de “ser humano” e um religioso de “Messias”, ficando nós pelo “parece”, o que não interessa a uma análise crítica.
E mais uma vez, os anjos, figuras bem simpáticas mas nunca explicadas como necessárias na “economia” divina, num Céu que nos é totalmente vedado, porque envolto em mistério total, apesar de Cristo afirmar que veio abrir-no-lo e no-lo oferecer… Então, pergunta acutilante: “Os anjos existem como seres reais ou apenas como criações do imaginário de videntes e místicos?” Ora, sendo apenas criações imaginárias farão parte de um Céu imaginário onde está sentado Deus no seu trono também imaginário. E para os críticos a imaginação é muito importante mas não prova coisa alguma.
Mas… deixemo-nos levar nas asas da imaginação!… E vemos ali, no alto trono, o Supremo Juiz. De ceptro na mão. Logo junto, rodeando-O, um pelotão de anjos, prontos a obedecer a qualquer ordem vinda da sua voz altissonante. Além, uma interminável multidão de corpos, mais ou menos gloriosos… - todos sorridentes?… todos ansiosos?… todos impávidos e serenos?… - todos… esperando! Tocam as trombetas - que solenidade é preciso! E todos se perfilam, alinham, aprumam! Então, desenrolando as suas folhas de pergaminho brilhante - como convém a folhas de papel usadas no Céu - o Supremo Juiz…, - o Pai, o Filho ou o Divino Espírito Santo? Ou… a trindade em uníssono?… - entrega as folhas ao pelotão de anjos, ordenando-lhes: “Condenados ao inferno, à minha esquerda! Eleitos do Céu, à minha direita!” E, abrindo alas, separando corpos, tocando aqui em eleitos, empurrando acolá condenados, tudo é cumprido conforme o que está escrito pelo Céu, sendo num ápice a ordem executada! Na eternidade, não há tempo a perder!… Os condenados têm que rapidamente começar a sofrer o castigo eterno e com a mesma rapidez terão os bem-aventurados de iniciar o seu gozo também eterno… Então, logo ali, mesmo antes de ultrapassarem a soleira da porta estreita do paraíso… há largos sorrisos em bocas espirituais, gargalhadas de imaginários alvos dentes luminosos, saltos, pulos, danças ao som de músicas angélicas e celestiais… por parte dos eleitos! Mas… tal contentamento é abafado pelos choros, gritos estridentes, ranger de dentes raivosos, revoltas desesperadas… por parte dos condenados. E, enquanto uns louvam a Deus que os cumulou de bênçãos, outros Lhe chamam todos os piores nomes que alguém possa imaginar, pois… perdido por um, perdido por cem! - já nada têm a perder!… - haja pelo menos, na primeira hora da eternidade, algum tempo para desabafar e gritar contra tal condenação… injusta - está claro!- do ponto de vista de quem sofre o castigo. Pelo menos, por ser condenação eterna devido a pecado cometido no tempo que, por ser tempo, nunca poderia caber na dimensão da eternidade! “Que injustiça a justiça divina!” - gritam desesperados, mas sem retorno! Quem os ouvirá senão Deus?
E com que ouvidos? E com que resultados? – Nada! Absolutamente nada! A ordem divina é irreversível para todo o sempre, in aeternum, por toda a eternidade sem fim… amén!
Não! Não digamos “amén!” pois trata-se de uma tremenda injustiça condenar alguém para a eternidade por algo praticado no tempo… Assim, JC ter-se-á enganado e mais uma vez o seu “Eu garanto-vos” não garante coisa alguma. E, a haver qualquer coisa depois da morte, esperemos que realmente apenas haja um… Céu pois o Inferno eterno é um final impossível para quem viveu no Tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário