sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 202/?r-


Preâmbulo 1
Para todos os amantes da Verdade…

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida!” (Jo 14,6)

“O que é a verdade?” (Jo 18,38)

 A análise que ora iniciamos do NT interessa a todos os que se interrogam sobre Deus, a morte, o Além, a outra vida, a… eternidade! Todos os que se não contentam em acreditar porque os outros lhe dizem que é assim, mas vão à procura, para se firmarem na fé. Todos os que, embora crentes, já alguma vez duvidaram e ainda não têm certezas e quiseram tê-las. Todos os não crentes que, pelo facto de o ser ou de se afirmar como tal, não deixam de acreditar nalguma coisa que dê sentido às suas vidas.
E talvez todos bem quisessem que o NT falasse verdade, e que houvesse realmente um Deus e sobretudo um céu onde pudessem passar o “resto dos seus dias”… que é “simplesmente” a eternidade! Pois em que íntimo não se prefigura um perpetuar-se eternamente, não diria com este corpinho que inexoravelmente irá definhando com o Tempo, mas ao menos com esta alma que nos anima e faz com que nós sejamos nós e só nós e não outro qualquer que usurpe a nossa individualidade?
É que, como seres pensantes, sabemos que temos certa uma vida terrena, pois nos sentimos, nos apalpamos, nos comovemos, raciocinamos. Mas nada sabemos do que se seguirá, do que há para além das coisas e das vidas, dos corpos e das almas… e sentimo-nos no direito de saber, pois se joga neste saber, toda uma vida, toda uma eternidade, que já não é tempo porque as coisas do tempo têm forçosamente de ter um fim, como tiveram um princípio…
E, se há uma resposta, quiséramos sabê-la antes que nos vamos, pois por enquanto ainda conseguiremos remediar alguma coisa, se é que alguma coisa há a remediar e tudo não passa de um Ser que agora é e logo já não é, sem deixar rasto, nem se prolongar em coisa alguma, com qualquer identidade que o possa individualizar e que se possa sentir como ele mesmo e não como elemento de uma outra qualquer realidade, seja pedra, animal ou… estrela!
Ah, como ansiamos por tal RESPOSTA! Jesus Cristo, sendo o Messias, o Prometido desde toda a eternidade, sê-la-á? É que a Bíblia do Antigo Testamento raramente chegou à eternidade, à ressurreição, a um Céu com Deus, apesar de referências à ressurreição em Daniel (12,1-3) e 2Macabeus. (7,9.11.14.23.29; 12,43-45), prevalecendo na Sabedoria (1,15; 2,23; 6,18-19), as ideias de imortalidade e de incorruptibilidade, ao que parece, por influência da cultura helénica.
O que é certo é que Jesus Cristo, os apóstolos, Paulo, Agostinho, Xavier, todos os santos e santas - como qualquer pecador ou pecadora, que é quase toda a humanidade! - partiram. E onde estão agora? Onde? Que lugar lhes foi - nos vai! - preparar Jesus Cristo?! Há realmente um Céu? Há realmente um Inferno? Ou… é TUDO, uma grande EFABULAÇÃO, um grande NADA?!
Esta a grande interrogação para a qual exigimos de Jesus Cristo uma resposta! Ou não fora Ele o Filho de Deus!


Sem comentários:

Enviar um comentário