quarta-feira, 11 de maio de 2016

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo Testamento (AT) - 97/?

À procura da VERDADE 
nos LIVROS SAPIENCIAIS e POÉTICOS 

 ECLESIASTES (ou Coélet) – 4/5

- “(…) Um Homem sozinho (…) não deixa de se afadigar, nem de se 
fartar com riquezas. Para quem se afadiga ele e se priva da felicidade?” 
(Ecl 4,8)
Que felicidade? Estará ela no “dolce fare niente” ou na realização do 
Homem pelo trabalho? (cf. Ecl 3,22)
- “ (…) Quando fizeres uma promessa a Deus, não tardes em cumpri-la, 
porque Ele não é benévolo para com os insensatos. Cumpre o que 
prometeste. É melhor não fazer uma promessa do que fazê-la e não 
cumpri-la. (…) Deus ficaria irritado (…) e arruinaria o trabalho das tuas 
mãos (…). Teme a Deus!” (Ecl 5,3-6)
O que é realmente prometer a Deus? 
Sempre as religiões apoiaram – incentivaram! - as promessas dos crentes. 
Quer em dádivas materiais ao Templo, quer em doações corporais e 
sofrimentos físicos. Mas, terão algum sentido as promessas se não forem 
apenas o propósito de melhorar a nossa forma de vida? Então, não prometas 
a Deus! Promete a ti mesmo ou a ti mesma e mesmo que não cumpras 
toda a tua promessa, ao menos ficou o desejo e o esforço de sempre 
caminhar para a… perfeição! E ainda: Deus não ser benévolo, ficar irritado 
e vingar-se arruinando o trabalho das minhas mãos, é de um fraco Deus, 
na linha de autores anteriores que nunca souberam desumanizar o 
Deus apregoado como único e verdadeiro… Aqui, Coélet manifestou 
pouca inspiração, quer humana quer divina.
- “Quem gosta de dinheiro nunca se sacia de dinheiro (…) Que vantagem 
tem o proprietário além de saber que é rico? Com muito ou com pouco, 
o sono do trabalhador é agradável enquanto a fartura do rico não o deixa 
dormir.” (Ecl 5,9-11)
Não há dúvida: para uma pessoa inteligente, valerá bem mais um sono 
agradável do que um dormir apoquentado! Afinal, o rico pouco mais tem 
do que o prazer de saber-se rico e ser superior aos seus semelhantes. Ai 
o prazer! Parece ser o objectivo último e primeiro do Homem. Tanto 
na Terra como no céu! Mesmo o sofrimento apregoado por Cristo e pelos 
santos não tinha - não tem! - como único objectivo alcançar o prazer eterno 
do estar face a face com Deus? Todas estas verdades não nos deixam senão 
ficar perplexos. Perplexos perante a vida, mas mais ainda perante o 
Além-vida onde não conseguimos descortinar senão mistérios! Mas a vida 
é para ser vivida em festa. Então, valha-nos o sorriso, enquanto há vida, pois 
a eternidade desconhecida pode bem esperar…
- “(...) O rico (…) nu saiu do ventre de sua mãe e assim voltará; e das suas 
fadigas não ganhará nada para levar consigo (…) Que proveito tirou em 
se ter afadigado por nada? (…) Consumiu os seus dias entre aflições, 
abatimentos e irritações.” (Ecl 5,14-16)
Verdades repetidas…
- “Concluí que a felicidade para o Homem é comer e beber, usufruindo de 
toda a fadiga que ele realiza debaixo do Sol, durante os dias de vida que 
Deus lhe concede. Essa é a sua porção.” (Ecl 5,17)
Continua repetindo-se, embora seja a verdade. E diz o “nosso” comentador: 
“Repete-se aqui o pensamento-chave do autor. (…) Vivendo na alegria 
do momento presente, a pessoa descobre que a eternidade - experiência de 
Deus e da vida - não consiste em viver muito, mas sim em viver 
intensamente cada momento, sendo a felicidade sempre limitada e parcial.” 
(ibidem) Estranho! Então, a eternidade é “viver intensamente cada 
momento”? A que conclusões isso nos levaria, Santo Deus! Depois, a 
apologia do satisfazer os sentidos - “comer e beber” - esquece tão 
facilmente que somos também alma! E deixa por resolver o nosso desejo da 
eternidade que está para além do Tempo. E ignora que também há a 
felicidade em dar sem se receber, a felicidade de ver os outros felizes! 
Realmente muito materialista era este “nosso” Coélet! Mas, sem dúvida, 
simpático, realista, humano, não vendo nada para além do tempo… Tal como 
nós que da eternidade nenhuma certeza temos!
- “Que vantagem tem o sábio a mais que o insensato? Que vantagem tem o 
pobre em saber portar-se bem na sociedade?” (Ecl 6,8)
Como já antes se disse, ambos têm o mesmo destino: a morte, o pó e nada 
mais! A eternidade é… fantasia! O convite à revolta do pobre contra o rico 
é evidente. Implícita fica a exigência de que o Homem seja capaz de 
construir a Fraternidade Universal, onde cada um receba e viva conforme 
o seu desempenho.
- “Quem sabe o que convém ao Homem durante a vida (…) na qual ele 
passa como sombra? Quem poderá dizer ao Homem o que vai acontecer 
depois dele, debaixo do Sol?” (Ecl 6,12)

E, sobretudo, quem dirá ao Homem o que lhe vai acontecer depois da morte? 
Para um crítico racionalista, a resposta será: NINGUÉM!

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