domingo, 23 de junho de 2024

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 406/?

 À procura da Verdade nas Cartas de Paulo 

Carta aos Efésios 1 - 1

Citemos algumas “tiradas” significativas desta carta:

– “Deus nos predestinou para sermos seus filhos adoptivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência da sua vontade.”

 “Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos e nele as nossas faltas foram perdoadas.”

 “Deus fez-nos conhecer o mistério da sua vontade, a livre decisão que havia tomado outrora.”

 “Em Cristo, recebemos a nossa parte na herança conforme o projecto daquele que tudo conduz, segundo a sua vontade (Deus).”

 “A sua força poderosa, Ele manifestou-a em Cristo quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no Céu. (1, 1-20)

– Basta! As afirmações de Paulo, além de serem absolutamente pessoais e sem qualquer suporte de Verdade, revelam a concepção que ele tinha de Deus: um humanoide superior, benevolente ou não, com vontade disto e mais aquilo, um Deus que, obviamente, não é Deus, Ser infinito e eterno, o Tudo onde Tudo se integra.

Convencido como está de que Jesus é realmente filho desse Deus (humanoide!), vai arquitectar toda a sua argumentação, nesta carta e nas seguintes, em torno desse facto, misturando o humano e o divino sem qualquer lógica.

Enfim, pressupõe como verdade a ressurreição e a existência do Céu como lugar onde há um trono de Deus com direita e esquerda. Aliás, faltou-lhe alguém para sentar à esquerda de Deus… E, como sabemos, tudo isso é FALSO!

– “Foi por revelação que Deus me fez conhecer o mistério que acabo de expor.” (1,3)

– Ora aqui está mais uma razão para não acreditar em Paulo: é que não há revelações de Deus a nenhum humano. Só os paranóicos têm – melhor, pensam ter – tais revelações!

O caricato disto é que nos estamos ocupando de um paranóico, simplesmente porque é um dos doutores da Igreja e dos cristãos…

Mais caricato ainda é que todo o Cristianismo está construído sobre uma enorme FLASIDADE. Vejamos:

1 – Jesus foi simplesmente um judeu sábio do seu tempo que, a dado momento, começou a pregar as suas teorias de fraternidade universal, porque todos filhos do mesmo Deus-Pai (ideia de Deus também de um humanoide superior).

2 – Meia dúzia de outros judeus ouviram-no e seguiram-no e começaram a dizer que ele era o Cristo anunciado pela Bíblia (AT).

3 – As ideias eram simpáticas e, por isso, bem acatadas pelo povo.

4 – Os seus seguidores começaram mesmo a dizer que ele era o Filho de Deus.

5 – Jesus, embora não acreditando – ele nunca disse que o era! – foi-se convencendo dessa realidade, até porque tinha dons especiais de curar doentes.

6 – PRONTO: estava lançado o CRISTIANISMO que seria promulgado, primeiro por Paulo, depois pelos evangelistas, evangelistas que inventaram toda a espécie de histórias, nomeadamente milagres, para darem credibilidade aos supostos factos: JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS, MORTO NUMA CRUZ, PELA REMISSÃO DOS PECADOS DOS HOMENS E RESSUSCITADO AO 3º DIA PELO MESMO DEUS-PAI QUE O CONDENARA ÀQUELE SOFRIMENTO ATROZ!

Pergunto: COMO É POSSÍVEL? COMO É POSSÍVEL QUE TÃO TREMENDA FALSIDADE se impusesse e tenha agora, 2.100 anos depois, mais de 2 biliões de seguidores?

É caso para dizer:

AQUELES JUDEUS SÃO MESMO UM POVO-CHAVE NA CONDUÇÃO DA HUMANIDADE!

Sem comentários:

Enviar um comentário