sexta-feira, 22 de março de 2024

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 399(?

 

À procura da Verdade nas Cartas de Paulo

 Primeira Carta aos Coríntios - 7

 – “As profecias desaparecerão,

As línguas cessarão, a ciência também desaparecerá.

Pois o nosso conhecimento é limitado

Limitada é também a nossa profecia.

Mas quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado.” (13, 8-10)

– Paulo torna-se confuso, pois a que profecias se referia, se não há profetas nem profecias mas apenas suposições a partir de factos ou de experiências? Depois, a ciência não desaparece por o conhecimento ser limitado; pelo contrário: investiga e esforça-se por encontrar a Verdade. Mais: a perfeição nunca se alcançará, pois o Homem é, por sua própria natureza, um ser imperfeito porque limitadíssimo, no corpo e na alma, face ao Tempo, ao Universo, ao Espaço Infinito... Este excerto que ainda pertence ao poema sobre o Amor, Paulo perdeu a inspiração e a... lógica.

– “Quando eu era criança, pensava como criança, falava como criança, raciocinava como criança. Agora que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança.” (13, 11-12)

– Óbvio! Também uma frase sem qualquer interesse.

– “Agora vemos como em espelho e de maneira confusa; mas depois, veremos face a face.

Agora, o meu conhecimento é limitado, mas, depois, conhecerei como sou conhecido.

Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança, e o amor.

A maior delas, porém é o AMOR!” (13, 12-13)

– Mais uma fantasia de Paulo. Primeiro, o meu conhecimento será sempre limitado. Depois, veremos face a face o quê? E o que é isso de “ver como sou conhecido”? Que o AMOR seja maior que a fé e a esperança não temos dúvidas.

De qualquer modo, parabéns a Paulo por este belo poema!

– “Eu desejo que todos vós faleis línguas, mas prefiro que profetizeis.” (14,5)

“Que as mulheres fiquem caladas nas assembleias… Devem ficar submissas… Se desejam instruir-se, perguntem aos maridos em casa…” (14,34-36)

– Não se percebe bem o que é para Paulo profetizar e mesmo falar línguas. Dá impressão de querer valorizar algumas capacidades dos que se iam juntando ao rol dos cristãos. Mas passemos à frente e ao facto de querer que as mulheres estejam caladas nas assembleias e que perguntem aos homens o que não perceberam. Há pouco, era o véu obrigatório, agora é o não poderem falar e questionar. Enfim, era a mentalidade da época e da cultura judaica e este “rebaixar” a mulher e sujeitá-la ao homem irá manter-se até aos nossos dias, na maior parte das culturas, com o exagero aberrante do uso da burca na cultura muçulmana.

1 comentário:

  1. Aproxima-se a Páscoa, festa maior da Cristandade. "Se Ele não ressuscitou é vã a nossa fé." dirá Paulo, em breve, nesta sua carta aos Coríntios. Como já dissertámos muitas vezes, por esta época, sobre a impossibilidade da ressurreição humana, iremos repetir um desses textos, na próxima semana. Mas... vivam as festas pascais! Festas são festas e são uma das coisas boas que nos acontecem na Vida...

    ResponderEliminar