quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 358/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos 

Evangelho segundo S. JOÃO – 52/?

 – “«Se Eu não tivesse vindo e não lhes tivesse falado, não seriam culpados de pecado. Mas agora não têm nenhuma desculpa do seu pecado. Quem Me odeia odeia também o meu Pai. Se Eu não tivesse feito no meio deles obras como nenhum outro fez, não seriam culpados de pecado. Mas eles viram o que Eu fiz e, apesar disso, odiaram-Me a Mim e a meu Pai. Deste modo, realiza-se o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem motivo’.»” (Jo 15,22-25)

– Parece que, sem dúvida, Jesus falaria dos do seu tempo que O não receberam e O mataram: os judeus. Eles realmente viram tudo o que Jesus fez e odiaram-no, não falando já no ódio ao Pai que certamente não entenderam como nós também não entendemos porque é preciso um Deus-Pai, bastando-nos apenas… DEUS! O que é certo é que os judeus se, antes de Cristo, já erraram de cativeiro em cativeiro, depois de Cristo, a sorte não lhes tem sorrido, sendo - como já dissemos - escorraçados ao longo da História de tudo quanto é lugar, culminando com os horrores do holocausto, vivendo hoje num pequeno território que parece e não parece pertencer-lhes… e em permanente conflito, ficando-lhes bem amargos o leite e o mel que desde tempos imemoriais desejaram que corresse na sua terra, a Terra Prometida!…

Se bem que o que está escrito “Odiaram-Me sem motivo” não seria motivo para tal rejeição a nível do Planeta… Se a Lei ou Escritura completasse com “Por isso nunca mais terão a paz.”, então sim, então justificar-se-ia tudo quanto lhes tem acontecido…

Mas, infelizmente, temos de voltar à mesma incontornável pergunta: “Se os judeus O tivessem recebido, acaso se cumpririam as “Sagradas” Escrituras?”

E, se os filhos não têm que pagar pelos pecados dos pais, numa perspectiva religiosa, porque sofrem os judeus de hoje pelos pecados cometidos pelos seus antepassados de há dois mil anos? Ou continuam a rejeitá-Lo como naquele tempo e, no seu coração, matá-Lo-iam se cá viesse de novo?…

Voltamos também à ideia de pecado. O pecado dos judeus que O não receberam e O mataram, o pecado de Judas que O entregou nas suas mãos… Pecados afinal – absurdo dos absurdos! – “necessários” porque, sem eles, não se cumpririam as Escrituras nem os desígnios do Pai a respeito de Jesus: “Foi precisamente para esta hora que Eu vim.” (Jo 12,27)!…

Enfim, ninguém entende aquele «Se Eu não tivesse feito no meio deles obras como nenhum outro fez, não seriam culpados de pecado.» Tal afirmação revela um fracasso total de Jesus: é que não conseguiu com tais obras extraordinárias “converter” os judeus. E será mais um argumento a favor de quem não crê que Jesus tenha feito qualquer milagre digno desse nome, tendo todos sido inventados pelos evangelistas para divinizarem Jesus para a posteridade. Um tremendo logro!

Sem comentários:

Enviar um comentário